22.12.12

Rosália França luta desesperadamente pela vida.


Rosália França, 34 anos, já se submeteu a duas cirurgias de transplantes total do fígado, a primeira ocorreu, em setembro passado, ficando mais de 60 dias internada na UTI do Hospital Português, em Salvador - Ba. Infelizmente esse procedimento não deu certo, pois houve grande rejeição ao novo órgão. De modo que os medicamentos imunossupressores não solucionaram o grave problema.
Rosália retornou para a lista de espera, sendo submetida, pela segunda vez, a outro transplante total de fígado. Mas que, infelizmente, também não correspondeu.
Sendo relistada para o terceiro transplante, agora cadastrada no Cadastro Nacional de Transplante de Fígado, devido sua necessidade e prioridade, ela conseguiu o terceiro fígado de doador  em óbito, hoje dia 21, ainda internada,  ela foi encaminhada ao Centro Cirúrgico do Hospital Português  sob a responsabilidade do cirurgião Dr. Jorge Bastos, para esse terceiro procedimento.
Rosália tem demonstrado muita força e coragem em defesa de sua vida. Apesar do sofrimento, das inúmeras agulhadas, de diversas marcas de bisturi pelo seu corpo, com cicatrizes enormes, de ter perdido mais de 16 kg, de ter sobrevivido a duas tromboses em suas artérias e de muitas vezes não poder se alimentar, e em certas situações nem poder beber água, às vezes encontra uma possibilidade de sorrir, quando pensa no Natal, mas que não será possível passar em casa.. A família  na presença constante do seu irmão Antonio França, da prima enfermeira Elisangela França, da cunhada Galega tem tentado dar o apoio emocional que ela tanto tem necessitado nesses momentos bem difíceis de sua vida.
Fonte: Fmne.com.br

Primeiro índio a lançar um DVD na MPB, Gean Ramos faz show gratuito em Paulo Afonso .


O cantor, compositor e músico Gean Ramos tem a satisfação de convidá-lo a fazer parte de um momento importante em sua carreira e compartilhar da alegria em ser o primeiro índio a lançar um DVD na MPB. Sua presença no show de Gean em Paulo Afonso é mais do que fundamental, é a sua contribuição à propagação de um talento regional, à afirmação do grande potencial artístico e cultural que possuímos.

Gean Ramos traz em seu repertório a influência do samba, bossa nova, chorinho, música regional, e como filho do povo Pankararu, onde se criou, carrega também em suas composições as características da cultura indígena, a exemplo do toré. Apesar de residir em Jatobá (PE), possui um forte carinho pela cidade de Paulo Afonso, pois foi no Hospital Nair Alves de Souza que veio ao mundo.  E Paulo Afonso também foi a cidade escolhida para ser palco de outra grande concepção, a gravação do seu primeiro DVD, intitulado “Trajetória”, registrado no final de 2011 durante a programação do “Natal no Parque”, na Praça das Mangueiras.

Autodidata, Gean Ramos está sempre em busca de aperfeiçoar seus estudos no canto e no violão. Há 13 anos profissionalmente na música, o novo trabalho é resultado da junção de releituras das músicas do seu primeiro álbum, “Por um Segundo”, com composições inéditas. Após longas temporadas de shows e viagens, o DVD não poderia vir em melhor momento. 

Entre alguns destaques na sua trajetória musical estão os dois anos em que integrou a equipe de música de um transatlântico internacional e o show no maior evento da África no Brasil, o “Explorer South Africa”. Além disso, Gean já passou com sua música por cidades que são verdadeiros pólos culturais do país, como Brasília, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro e João Pessoa. Fora isso, o músico se apresentou em programas nacionais de televisão e participou de diversos festivais pelo interior dos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, tal qual o renomado Festival de Inverno de Garanhuns. 

No próximo dia 29 de dezembro (sábado), acontece mais um marco na carreira do cantor, o lançamento oficial do DVD “Trajetória” em Paulo Afonso. Gean será atração do “Natal no Parque”, evento organizado pela prefeitura da cidade em comemoração às datas festivas de final de ano. Vamos todos celebrar mais uma conquista deste nosso talentoso artista? Confira uma prévia do que Gean Ramos está preparando: http://youtu.be/4yO12rL5Dr4


Show de lançamento do DVD Gean Ramos - Trajetória

Quando? 29 de dezembro (sábado)
Onde? Às 21h na Praça das Mangueiras, Centro de Paulo Afonso (BA)
Marcos Pinheiro - Assessor de Imprensa. 

NATAL E ANO NOVO RECICLANDO E JOGANDO LIXO NO LIXO.



Nesse período do ano em que todos nós estamos comemorando as festas natalinas e a maioria junto com sua família e com os amigos comemorando mais uma data do nascimento do filho de Deus Jesus Cristo e posteriormente comemorando também o ano novo, as vezes não percebemos o quanto produzimos lixo e o quanto sabemos descartar de forma correta.
Em dezembro como é de praxe aumentamos nosso ganho financeiro com a chegada do 13º salário e esse poder financeiro compramos tudo que temos vontade e necessidade também.
Mas não devemos esquecer que também produzimos lixo em grande quantidade e, às vezes descartamos, esse passivo nas ruas e nos jardins.
Devemos consumir sim, pois faz bem em todos os sentidos, mas tenhamos também consciência ambiental na hora de jogar lixo fora, dos pacotes de presentes e outras formas do nosso consumo, pois as vezes degradamos de maneira irreversível num simples descarte e essas consequências poderão vir contra nós.
Mas, Natal é Natal, é festa, é alegria, é família, os amigos, a maneira de rever nossos conceitos, as conquistas e as perspectivas futuras com a chegada do ano novo.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO 2013.
Silvano Wanderley – Geógrafo e Mestrando em Gestão e Auditoria Ambiental

18.12.12

Animais estão sendo alimentados com Mandacaru no Nordeste.


E Carros Pipas estão sem abastecer por falta de pagamentos dos governos.
A seca no Nordeste está localizada no que se chama “polígono da seca”. Ela não está acontecendo em toda a região. O que não significa que está sendo menos maligna contra a população e animais. A área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais.
No povoado “Malhada Grande” na cidade de Paulo Afonso na Bahia a situação é de calamidade. O senhor Sérgio Alcântara está dando pedaços de Mandacaru, que está sendo usada para alimentar aos animais que lhe restam. “Eu já perdi três cabeças de gado e se conseguir alguém que compre as que me restam vou vender. É melhor perder dinheiro do que ver p sofrimento dos animais” disse ele.
Outro fator que está comprometendo a situação da população da região é a falta de programas sustentáveis no abastecimento de água. Continua a política do Carro Pipa, que este ano vem tendo dificuldades no seu programo. O exército está há quatro meses sem realizar o pagamento aos donos dos carros, comprometendo assim o abastecimento das localidades da zona rural.

17.12.12

Alagoas: Inaugurado campus da IFAL.


O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) inaugura nesta quinta-feira (20), às 10h30, um conceito moderno de educação profissional em Alagoas. Trata-se da entrega do Câmpus Piranhas, no município localizado no alto sertão alagoano, a 290 quilômetros de Maceió que será o primeiro de uma série de onze campi do programa de expansão da instituição federal de ensino que está sendo construída em todas as regiões do estado. Com uma área de aproximadamente, 60 mil metro quadrado, no bairro de Xingó, foi erguida a unidade de ensino do IFAL, de acordo com os novos parâmetros arquitetônicos e com o objetivo de mudar, para melhor, a realidade socioeconômica do alto sertão alagoano, no que se refere à implantação de uma educação profissional voltada para geração de emprego e renda concentrada naquele municípios e nas cidades circunvizinhas.
O Câmpus Piranhas foi construído onde, antes, funcionou o Clube Atalaia, vinculado à Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco). São 14 blocos construídos, além de mais um de apoio pedagógico, um auditório com capacidade para 240 pessoas, biblioteca, cinco salas de empreendedorismo, dois laboratórios, sendo um do curso técnico agroindústria e outro do curso de agroecologia, estacionamento  com 70 vagas para veículos, quadra esportiva iluminada, piscina semi-olímpica com vestiários e banheiros, sala de coordenação, elevador para deficientes e sistema de monitoramento. Toda a estrutura do prédio atende aos requisitos do programa Brasil Profissionalizante.
As obras do Câmpus Piranhas começaram no segundo semestre de 2010, depois da assinatura da ordem de serviço entre o Instituto Federal de Alagoas, Prefeitura de Piranhas e Chesf. O Câmpus funcionou, de forma provisória, até o início deste ano, no prédio da Uneal (Universidade Estadual de Alagoas), ocasião em que os alunos foram transferidos para as novas salas de aula recém-construídas.
Para o reitor do IFAL, Sérgio Teixeira, “o câmpus inaugurado, não se trata apenas de uma escola, mas de um centro de referência de educação profissional que será responsável por ações afirmativas, como a inclusão social e por novas perspectivas, do ponto de vista econômico. Por isso, nós entendemos o desejo da população em ver um empreendimento tão importante ser concretizado no seu município”, disse o reitor.
Além do município de Piranhas serão beneficiados com câmpus do IFAL, nos próximos dois anos, as cidades de Arapiraca, Batalha, Penedo, Maragogi, Murici, São Miguel dos Campos, União dos Palmares, Murici, Coruripe e Santana do Ipanema.
Ascom – Ifal.

Moradores de Paulo Afonso são capacitados a serem Articuladores do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção da Dengue.


Atualmente Paulo Afonso vem sofrendo com elevados números de casos de dengue, apresentando um aumento de 140,7% com relação ao mesmo período de 2011. Por isso, o Projeto de Mobilização Social através de sua equipe técnica, esteve no município realizando atividades intensas junto a moradores dos dez bairros que apresentam os maiores índices de casos de dengue.
Com o diferencial de contar com a participação popular ativa, e a busca de uma corresponsabilidade entre os diversos atores da sociedade, nos dias 12/12 e 13/12, diversas ações de mobilização social aconteceram no município. No dia, 12/12, os Coordenadores Municipais, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), participaram de uma reunião com oPrefeito Anilton Bastos em seu gabinete, momento destinado a uma troca de conhecimento e prestação de conta das ações desenvolvidas pelo município. No mesmo período, as equipes de Coordenadores e da FLEM dividiram-se para realizar uma reunião com o Secretário de Saúde, Kleilson Barbosa.
Dia 13/12, a Faculdade Sete de Setembro (FASETE), parceira da mobilização, recebeu 40 pessoas que participaram da Oficina de Capacitação dos Articuladores. Durante a manhã, os articuladores foram apresentados à proposta do projeto, seguido de uma dinâmica de integração. No período da tarde, os Articuladores realizaram o Plano de Ação dos Bairros, seguido do treinamento do SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social), grande diferencial da Mobilização. Por fim, houve a entrega dos certificados de participação da oficina, certificado este assinado pelo Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla.
Felipe Bezerra - ASCOM FLEM.

Videoconferência orienta gestores de 34 municípios na submissão de projetos para o Fundo de Cultura 2013.


Dando continuidade às oficinas de orientação para inscrição nos 19 Editais Setoriais e Demanda Espontânea do Fundo de Cultura da Bahia 2013, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) realiza, na próxima quarta-feira (19), a videoconferência A CULTURA DA BAHIA QUEM FAZ É VOCÊ - EDITAIS 2013: Orientações para inscrição via Sistema e via Correios, que será transmitida via internet para 34 municípios da Bahia através do programa Rede Educação: www.iat.educacao.ba.gov.br.

Na programação, a qual será iniciada às 9h, consta apresentação dos Editais 2013 e do Sistema de Informação de Indicadores Culturais, além de simulação de cadastro de proposta e cada etapa do processo via Sistema Clique Fomento. Na parte da tarde, a partir das 14h, o tempo será reservado à interação com o público para esclarecimento de dúvidas pontuais.

As cidades contempladas com a transmissão são: Salvador (IAT – LED Auditório I e II), Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Pitangas, Piritiba, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bomfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença.
Ascom/Secult.

O SUPREMO E A PERDA DE MANDATO. (Fernando Montalvão)


Embora já um tanto “démodé” (palavra francesa que siginifica fora de mora) a ação penal nº. 470 como a chamava o ex-ministro e graças a Deus ex-ministro Carlos Aires de Brito, também conhecida como a ação do mensalão, no gosto mais refinado dos ultraconservadores, ela vai chegando aos estertores e ainda levará tempo para acontecer o último suspiro. No dia de hoje teve mais um capítulo, a declaração de perda do mandato dos deputados ali condenados, caso de João Paulo da Cunha, Valdemar Costa Neto e Pedro Henry, depois do voto do Ministro Celso de Mello. Disse-se até que a ação chegou ao seu final.
Mesmo com a as condenações já proferidas a ação comportará ainda recursos internos e pela complexidade da matéria, o número de réus a as penas dadas levará tempo ainda para se dizer que a ação transitou em julgado. Já se falou antes de transitada em julgado a ação, em recolhimento celular dos condenados, além da decisão do ministro relator de recolher passaportes dos réus.
Nos últimos dias se acentuou o debate entre Ministros do STF e o Presidente da Câmara dos Deputados que defende que o ato de cassação do deputado condenado era da competência privativa da Casa Legislativa, enquanto para alguns ministros do STF, a maioria, o STF tem competência de declarar a perda do mandato do parlamentar. O fato é que se estabeleceu um conflito institucional sobre o tema e que terá ainda desdobramentos.
Uma das consequências da condenação penal com restrição da liberdade, efeito, é a perda da função pública, cuja previsão decorre do art. 92, I, do Código penal, porém a declaração da perda do mandato decorrente da condenação criminal, dependerá do transito em julgado da ação, e isso é da competência privativa da Câmara dos Deputados, no caso particular, previsão do art. 55, § 3º, da Constituição Federal, não comportando tal ato declaratório competência ao STF que assim procedendo, ofende o princípio da divisão entre os poderes da República encontrado no art. 2º da CF.
Sobre a intenção do STF cassar mandato de parlamentar, o jurista paulista Dalmo Dallari se pronunciou:
“Para o jurista e professor da Universidade de São Paulo Dalmo Dallari, uma determinação do Supremo nesse sentido seria inconstitucional. “Se o Supremo fizesse isso, criaria um embaraço jurídico extremo”, avaliou. Dallari explicou à Agência Brasil que, nesse caso, o Supremo pode apenas comunicar ao Parlamento que entende que a condenação é caso de cassação de mandato. “A Constituição assegura que a última palavra é do Parlamento, qualquer decisão contrária a isso caberia recurso à Corte Interamericana de Direitos Humanos”, disse.”.
Nos últimos anos o STF tem extrapolado seus poderes e vem interferindo sistematicamente nos poderes do Congresso Nacional e por vezes do Poder Executivo. Às vezes a intenção é de administrar o Brasil como se Poder Executivo também fosse ou fosse o STF um supra poder.
Se eu for perguntado sobre a AP 470 ou Ação do Mensalão e a pergunta dependerá se o perguntador é contra Lula ou não, eu responderei que acho tudo isso um saco na melhor lição do bom roqueiro Raul Seixas, como é chato é ir zoológico dar pipoca aos macacos.
Para alguns embebidos na imprensa ultraconservadora e menos avisados se dirá que o STF deu um grande exemplo a Nação no combate a corrupção e enaltecerá o Ministro Joaquim Barbosa como o grande benfeitor da ética e da moral e da moralidade administrativa que até já teve nome sondado em pesquisa de opinião sobre a futura eleição presidencial.
Demostenes Torres era Senador da República e grande defensor da ética e da moral administrativa e de repente ficou como o rei, nu, um homem comum como qualquer outro.
O Ministro Joaquim Barbosa é um filho das políticas de Lula, não simplesmente pelo fato de que sua nomeação coube ao ex-presidente Lula, porém, quando Lula procurou assegurar a todos os brasileiros a acessibilidade teve a sensibilidade de levar ao STF um homem de cor, coisa jamais pensada para os liberais do DEM-PSDB. O STF era reservado apenas aos filhos mais abastados da falida elite político-econômica brasileira e isso foi rompido por Lula e só Carolina não viu.
No plano didático poderá se dizer que o STF com o julgamento da AP 470 igualou todos perante a letra da lei já que são réus ali até ex-ministros e deputados federais. No plano jurídico ao se acolher “Autoria e domínio do fato” (Täterschaft und Tatherrschaft) sepultou toda nossa construção doutrinária a e jurisprudencial e doravante não se sabe ao certo como serão os novos julgamentos. Noutra incerteza, ao não desdobrar o julgamento para quem não tivesse foro privilegiado o STF contrariou todo o seu entendimento anterior. O problema era com a condenação de ex-próceres da República, por certo, atingir a reputação de Lula ficaria manchada. Ledo engano.
O julgamento da AP 470 é o resultado final de uma tentativa golpista contra o ex-presidente Lula em seu primeiro governo que não deu certo, cujo crime a ele imputado é o de lesa pátria quando garantiu que os pobres do Brasil ascendessem a partir da melhor distribuição da riqueza nacional, da geração de emprego e renda, do acesso ao mercado de trabalho e de consumo e ao ensino público, cujas igualdades se tornaram na maior ameaça aos defensores do sentimento liberal.
Programou-se como nunca o julgamento da AP 470 a coincidir com as eleições municipais de 2012 e interferir no resultado eleitoral de São Paulo com repercussão nas eleições subsequentes de Governador e Presidente da República. A intenção era ligar o nome do ex-presidente Lula a atos de corrupção em seu governo ou não e agora quando estourou o caso da Operação Porto Seguro um colunista de um jornal de televisão ligou o ex-presidente com lençóis, supostamente por um affaire no escritório da Presidência da República em SP.
Mesmo com a AP 470, a ação do mensalão, e as tentativas de ligar o nome do ex-presidente Lula a escândalos administrativos nada disso tem influenciado a opinião pública e os milhões de brasileiros beneficiados pela nova política econômica a partir do governo Lula manifestam todo dia que se candidatos à presidência o ex-presidente Lula ou a Presidente Dilma, qualquer deles ganhará as eleições com folga ainda no primeiro turno.
Foi com a AP 470 que se tomou conhecimento que o Min. Fux percorreu corredores pedindo a mundos e fundos apoio a sua candidatura para ministro do STF. Um desdobramento da AP 470 poderia muito bem culminar em pedido de impeachment.
NOTA DE PESAR. O sentiomento é de consternação. Faleceu na cidade de Recife e foi sepultada em Glória a adorável Dona Ceci, mãe de janinho e de Jane, irmã de Alda e sogra de Petronio Vereador. Ceci e o Cel. Antonio Lourenço de Carvalho em Jeremoabo foram às pessoas mais educadas que eu conheci.
FRASE: "Cada suspensão arbitrária da ordem constitucional prepara surpresas ainda mais temerosas contra a existência definitiva das instituições." Rui Barbosa.
Paulo Afonso, 17 de dezembro de 2012.
Fernando Montalvão.
Escritório Montalvão Advogados Associados.

Show de Damares em Canindé foi o que teve mais público ate hoje na cidade.


Com pregação e louvor a Deus, ela contagiou as pessoas.
No sábado (15) a cantora evangélica Damares esteve em Canindé de São Francisco e fez um Show de louvor para o maior público que já teve na cidade. O Forrodromo ficou lotado de fieis evangélicos e católicos, para cantar as músicas da cantora.
A cantora se tornou conhecida no mundo gospel brasileiro no ano de 2008, quando lançou o álbum Apocalipse, que vendeu mais de 600 mil cópias, incluindo a canção "Sabor de Mel", que se tornou febre nas rádios do segmento. Em Sergipe ela foi apresentada pelo Pastor Heleno, que há anos vem fazendo shows em praças com a cantora e realizando o sonho dos fieis que tem Damares uma pessoa especial a louvar o nome de Deus.
Na sexta-feira ela fez show na cidade de Aracaju e também lotou a praça onde aconteceu o evento.
O prefeito eleito Heleno Silva promete que no ano que vem, tanto os evangélicos quanto os católicos poderão ter na cidade os grandes cantores de músicas gospel.