30.6.12

Morador diz que foi chamado de safado por secretário em Canindé/SE.


Ele usou a Rede Social facebook para denunciar a agressão que teria, segundo o mesmo, sofrido por parte do secretário de obras do município, o senhor Alberto Jorge Franco Vieira.
O caso teria ocorrido porque há um “lixão” ao lado da casa do morador conhecido como “Paulist Pereira”. Como a prefeitura não tomava a iniciativa de retirar os entulhos que já juntava baratas e ratos fazia muito tempo, não restou alternativa, a não ser, fazer a denuncia junto a Defensoria Pública do Município.
Com esta atitude a prefeitura foi obrigada a retirar o lixo.
Segundo Pereira, Beto Vieira o teria agredido com palavras e o chamado de “safado” e o acusou de ser um “fugitivo de São Paulo”. O morador foi então a delegacia de policia local e registrou a queixa contra o secretário por calunia e difamação.
“Ele vai ter que provar o que falaou”, disse Pereira. Que disse que isto só acontece por o prefeito atual fez “péssima escolhas em colocar secretários dessa qualidade”.

29.6.12

Salvador: “Apoio a Pelegrino não significa subordinação política”, afirma Lídice.


“O fato de ter havido um debate interno no PSB sobre sair ou não com uma candidatura própria nestas eleições fez com que nosso partido ficasse ainda mais maduro e unido para os nossos próximos desafios. Neste momento, venceu a tese de que a candidatura mais preparada para o embate eleitoral na base aliada é a de Pelegrino (PT), mas esse entendimento não significa subordinação política”. Foi o que afirmou a presidente estadual do PSB-Bahia, senadora Lídice da Mata, durante o Congresso Municipal (convenção) do partido realizado na manhã de hoje no Clube Fantoche.
Lídice parabenizou a gestão do presidente do PSB de Salvador, Waldemar Oliveira, por conduzir com tranquilidade e equilíbrio esse processo de discussões internas e conseguir formar uma chapa proporcional com 86 candidatos e candidatas à vereança -  número recorde na história eleitoral da legenda - por meio de aliança com o Partido Pátria Livre (PPL).
Ex-pré-candidato do PSB a prefeito de Salvador, o deputado estadual Capitão Tadeu também defendeu a unidade do PSB e lembrou que o partido tem os dois governadores mais bem avaliados do País - Eduardo Campos em Pernambuco e Cid Gomes no Ceará -, e também os dois melhores prefeitos, Luciano Ducci em Curitiba e Márcio Lacerda em Belo Horizonte.
“Não é à toa que temos chances reais de eleger prefeitos em sete capitais: Recife, Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Belo Horizonte, Macapá e Curitiba. Em muitas delas somos adversários do PT”, afirmou.
O candidato Nelson Pelegrino compareceu ao evento para agradecer o apoio dos socialistas e voltou a valorizar as realizações da gestão de Lídice como prefeita, a exemplo do programa Cidade Mãe, da implantação da coleta seletiva do lixo e das obras de interligação de vias importantes na capital baiana.
“Aproveito para convidar a militância do PSB para a convenção do PT amanhã, no Bahia Café Hall, às 9 horas, com todos os partidos aliados e para marcharmos juntos no Dois de Julho”, assinalou.

Pastor Heleno e Rosa Maria. Convenção foi um sucesso em Canindé/SE.


Ontem (28) foi homologado os nomes de Pastor Heleno como prefeito e Rosa Maria com vice prefeita na cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe. Mesmo sendo um dia útil, a quinta-feira, foi de festa entre os partidos que farão parte da frente “Mudança Para Canindé”.
Os discursos começaram por volta das 15h30min, quando os candidatos a vereadores usando da palavra. A palavra que mais se ouviu durante os pronunciamentos deles foi o da “Mudança”. Em uma referência clara de que é chegada a hora de dar um basta na forma como a cidade vem sendo conduzida por uma só família.
Com um discurso duro, onde falava que estava com Heleno e Rosa, o Pastor Nonô disse que este é um projeto pelo bem da cidade e que confia na conduta dos dois candidatos e que espera deles que a cidade seja tratada com carinho.
Esteve presente o Deputado Federal Valadares Filho (PSB) que foi levar seu apoio à candidatura de Heleno a prefeito. Valadares é também candidato em Aracaju/SE. Também esteve presente a família Galindo que está apoiando Pastor Heleno e Rosa Maria.
Durante sua fala Rosa disse estar preparada para enfrentar mais esta luta junto do povo da cidade. Candidata na eleição anterior, ela por pouco não retira da prefeitura os atuais ocupantes.
Pastor Heleno é um político experiente, Sua história de vida é contagiante para quem a conhece. Algumas pessoas costumam disser que não é à toa que ele hoje é deputado federal. Homem de fácil comunicação com o povo do sertão, e em especial a cidade onde mora atualmente, Canindé, ele sabe como poucos passar sua mensagem. Prova disto aconteceu ontem no Clube Altemar Dutra, onde foi realizada a convenção. Heleno tem o dom da palavra.
O clube ficou lotado de pessoas que vêem em Heleno a possibilidade de ver Canindé se tornar uma referência para o estado. Algo que não acontece atualmente, mesmo a cidade arrecadando mais de 10 Milhões de Reais todos os meses.
A surpresa da festa foi quando o Deputado Federal do Partido dos Trabalhadores João Daniel, que era esperado na convenção para declarar o seu apoio, só o pôde fazer através de uma ligação de celular. Por força do seu trabalho em Brasília, ele não conseguiu chegar a tempo a cidade. Mas fez questão de declarar seu total engajamento na eleição. Ao final de sua fala, as pessoas presentes foram ao delírio. O parlamentar é ligado ao Movimento dos Sem Terras.

28.6.12

Convenção lança Padre Eraldo (PCdoB) a prefeito em Delmiro Gouveia/AL.


Centenas de pessoas estiveram presentes na convenção. Além da população em geral que participou do ato, diversas autoridades e lideranças representativas da própria cidade, do sertão alagoano e de outras cidades do estado de Alagoas vieram dar o seu apoio a esse grupo de oposição que tem o Padre Eraldo Cordeiro (PCdoB) como candidato a prefeito, como vice Edmilson Cavalcante (PDT), e que enfrentarão o atual grupo que comanda a cidade, liderado pelo atual prefeito Lula Cabeleira.
Dentre os presentes o ex-governador Ronaldo Lessa (presidente estadual do PDT), Eduardo Bomfim (presidente estadual do PCdoB), Cátia Lisboa (PSDB, ex-deputada estadual), Cícero Titor (prefeito de Satuba, PCdoB), José Cazuza (PDT, ex-prefeito de Delmiro Gouveia), Rubens Vilar (presidente do PV), Marquinhos Sem Terra (MST) Patrícia Sampaio (PT, deputada estadual), Rita Brandão (PPS, de Inhapi) e Élio Oliveira (presidente do PSDB), e as principais lideranças dos partidos da oposição local.
Abrindo o ato político o ex-prefeito Cazuza saudou a todos os presentes e a presença do ex-governador Ronaldo Lessa, dando as boas vindas em nome da coligação, para reconstruir o respeito dos homens e mulheres de bem de Delmiro Gouveia com a disposição de se ir à luta para fazer a verdadeira administração que o povo tão almeja e merece.
Em seguida Ronaldo Lessa enalteceu Delmiro Gouveia como a luz do sertão do estado de Alagoas e falou da transformação que deve acontecer no município com a eleição deste grupo de oposição. “Gente, vamos em frente com cabeça, alma e coração e não vamos medir esforços para ganharmos esta eleição”, finalizou o ex-governador Ronaldo Lessa.
Já para o atual vereador e candidato à reeleição pelo PCdoB, Edvaldo Nascimento, esta data deve ser assinalada como a data em que o povo começa a mostrar como se deve votar em pessoas de bem, comprometidas com os anseios da sociedade e sem comprometimentos com este grupo que domina a cidade. Sendo atualmente a voz da oposição atuante em Delmiro Gouveia fez questão de frisar que o povo acima de tudo merece respeito e ser tratado com dignidade em todas as áreas o que segundo o vereador não acontece hoje. “Devemos dar um voto de confiança a Padre Eraldo e a Edmilson Cavalcante pelo que esse dois homens representam na nossa cidade e com certeza todos verão as transformações que se pode fazer quando se trabalha para o bem sem privilégios e sem subterfúgios”, concluiu.
O Prefeito de Satuba Titor (PCdoB) colocou-se à disposição do grupo, pois quer ver em Delmiro Gouveia a mesma transformação que ocorreu em Satuba onde hoje todos podem se expressar livremente sem temer qualquer ato de represália por quem quer se seja.
O candidato a vice-prefeito, Edmilson Cavalcante, agradeceu o apoio de todos, afirmando que coloca seu nome com garra e disposição para que Delmiro tenha uma administração séria. Os representantes dos demais partidos presentes, componentes da coligação Unidos por Delmiro confirmaram o apoio à candidatura de Padre Eraldo e Edmilson.
Finalizando o ato, Padre Eraldo Cordeiro, candidato a prefeito, enalteceu o trabalho do vereador Edvaldo Nascimento por mais uma vez agregar pessoas, entidades, amigos e correligionários em torno de uma candidatura capaz de tirar Delmiro Gouveia do marasmo político e do jogo de cartas marcadas em que se encontra atualmente.
“Demonstro aqui hoje neste ato toda a minha coragem e principalmente a minha vontade para que com a vitória desta nossa candidatura o povo de Delmiro possa voltar a respirar livremente e andar de cabeça erguida em nossa cidade. Precisamos dar um basta e esse basta começa hoje com o lançamento desta coligação dos homens e mulheres de bem da cidade de Delmiro Gouveia”, finalizou o candidato a prefeito da coligação, Padre Eraldo Cordeiro. (O Vermelho)

27.6.12

Santa Brígida: Gordo de Raimundo (PT) é oficializado candidato a prefeito em convenção que reuniu grande público e lideranças da região.


Com um discurso bastante emocionado Gordo de Raimundo agradeceu o apoio que vem recebendo das lideranças e deputados da região e afirmou que caso seja eleito sua administração será feita com a participação do povo.
Aconteceu na tarde desta terça-feira (26) a convenção na qual foi homologado o nome de Gordo de Raimundo (PT) através de coligação entre os partidos PT, PP, PSDB, PDT, PHS o evento aconteceu na câmara de vereadores da cidade e contou com participação de um grande público e a presença dos deputados estadual Mario Junior (PP), federal Mario Negromonte (PP), estadual Josias Gomes (PT).
Em seu discurso Gordo de Raimundo afirmou que caso seja eleito sua gestão será de participação popular e não admitirá que seus futuros secretários atendam mal a população. Gordo agradeceu o apoio dos deputados do PT seu partido além do PDT, PP e que irá cobrar com muita veemência recursos para Santa Brígida. Já os deputados Mario Junior, Mario Negromonte e Josias Gomes presentes ao evento disseram irão ajudar Gordo de Raimundo para que ele faça uma administração na qual tire o município do atraso com grandes obras e levando desenvolvimento aos quatro cantos da cidade.
Já o seu oposicionista pré-candidato a prefeito Breno Malta que apoiado por algumas lideranças de oposição e pelo presidente da câmara de vereadores da cidade o Roberto do Vicente realizará sua convenção nesta quarta-feira(27) acompanhado de seus pré –candidatos a vereadores além de seu vice prefeito Célio Vilar.Breno que e natural de alagoas da cidade de Inhapi surge como uma segunda via aos eleitores de Santa Brígida.
Marcelo França.

26.6.12

Videoconferências orientam sobre o Calendário das Artes.

Imagem inline 3

Bahia: Wagner faz novo apelo por fim da greve dos professores.


Mais um apelo para o fim da greve dos professores da rede estadual do ensino é feito pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (26). “É hora de retorno, é hora de devolver à sala de aula aos nossos alunos, os maiores interessados, para que não sejam prejudicados por essa disputa salarial”.
Segundo Wagner, o governo já foi ao limite da sua capacidade orçamentária, ao fazer proposta muito boa de reajuste que, somando às duas promoções garantidas para novembro deste ano e abril de 2013, atingirá entre 22% e 26%. “Não é possível que chegando a esses números, que é o que eles pretendiam, os professores continuam se mantendo nessa intransigência com a greve”.
O governador enfatiza que se é um direito reivindicar, é uma obrigação garantir o direito dos alunos de terem aulas. Ele diz que está havendo intransigência de parte das lideranças do sindicato dos professores, postura que não se coaduna com o espírito democrático do seu governo, que sempre se pautou e continuará se pautando pelo diálogo aberto.
“Eu tenho limites e tenho que dizer quais são esses limites. Não adianta ficar enganando”, afirma Wagner, informando que desde o seu primeiro governo já concedeu mais de 70% de reajuste geral aos professores e que continuará melhorando as condições de trabalho e de remuneração da categoria. Segundo ele, o governo não pode “romper com a responsabilidade fiscal que tem com o orçamento do estado”.
No programa Conversa com o Governador, ele destaca ainda a transferência, nesta segunda-feira (25), da sede Governo do Estado para a cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo, e do lançamento, na quinta-feira da semana passada, do edital de consulta pública para a construção da linha 2 do metrô de Salvador a Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital.
De acordo com Wagner, a construção da linha 2 do metrô envolve um investimento de R$ 3,5 bilhões, com recursos dos governos federal, estadual e da iniciativa privada. (Secom/BA)

São João + 20 (Deputado Amauri Teixeira)


“Se tem fogueira acesa, pode ter certeza, é noite de São João”. Já teria dito o centenário Luiz Gonzaga diante desta longa estiagem que assola o nordeste brasileiro. Porque, não são os fogos de artifícios, as estrelas de tevê, nem tão pouco, os enormes palcos que tornam os festejos juninos tão famosos no Brasil inteiro. Talvez, longe da pirotecnia e das atrações midiáticas, cada cidade possa rever a maior festa popular da Bahia.

Sem necessidade de inventar a roda, o São João de 2012, pode virar um marco na história cultural dos 250 municípios baianos que já decretaram situação de emergência por conta dos efeitos da seca. É a oportunidade de notabilizar o triângulo, a zabumba e a sanfona. Incentivar a formação e promoção de grupos de forró pé-de-serra. Ou seja: produzir cultura local para pessoas que estão vindo de toda parte do país. Porque, o verdadeiro motivo de todos viajarem tantos quilômetros até o interior da Bahia está contido exatamente no que há de mais puro e original no São João: a vida do sertanejo.

Quem "desce" para Jacobina, Juazeiro, Jaguarari, Senhor do Bonfim, Nova Fátima, Cruz das Almas, Miguel Calmon, Piritiba, Uibaí, Irecê, entre outros tantos municípios, não viaja para dançar música eletrônica na boate exclusiva do camarote andante, nem para comer e beber os coquetéis e pratos mais exóticos da última estação da moda. Nada contra nenhuma dessas "mudernidades", mas, cada qual no seu cada qual. A expectativa de quem visita esses municípios é encontrar um "xodó", "o verde dos teus olhos", após "ralar coxa", arrastar o pé com o “Xote das Meninas”, adoçando a boca com licor de jenipapo e enchendo o buxo com macaxeira, aluá e pamonha.

Com a redução do orçamento das festas - provocado pelo mais extenso período de seca dos últimos 50 anos - o São João de 2012 impõe ao mercado da música sertaneja uma reflexão sobre o inflacionamento dos cachês, gerado pela supervalorização de atrações de fora do próprio circuito junino. A disputa para encaixar no calendário local as "grandes estrelas nacionais", estimulou ao longo dos anos uma espécie de guerra fiscal entre os municípios, sufocando os arranjos culturais e econômicos regionais em prol de uma demanda externa sem qualquer compromisso com o contexto sócio-político de cada lugar.

É claro que pela própria dimensão geográfica da festa, presente nos 417 municípios da Bahia, o São João apresenta uma vocação natural de solidariedade com os demais gêneros artísticos. Mas, o caráter predatório utilizado por agências de eventos para vender o cachê dos seus artistas às prefeituras baianas, exige do gestor público uma reação firme contra os abusos cometidos por essas empresas com - é claro - o consentimento dos artistas.

Infelizmente, raríssimas ou nenhuma iniciativa espontânea ou promocional, sinalizou qualquer gesto da classe artística do ramo da música em solidariedade ao difícil momento que vive o povo sertanejo. Pouquíssimos ou nenhum artista doou o seu cachê ou cantarolou uma única canção sem ter tido o seu dinheiro devidamente depositado pela prefeitura na sua conta.

Por essas e outras, nada mais justo que aumentar a grade de programação das nossas festas com atrações locais, a exemplo de forrozeiros tradicionais, como Ademário Coelho, Targino Gondim e novas formações que assisti em Irecê, recentemente, como a Banda Nordeste, Jurandi Alves, Léo Silva, Forró Furado, Kravo e Kanela, Cristiano Neves, Dourado Coração Sertanejo e a atração principal, Waldonys do Acordeon. Com grupos e bandas compostos por homens e mulheres da terra, que aguardam o mandacaru aflorar na seca e apontar a chuva que chega no sertão. Em meio as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, nada mais atual.

Amauri Teixeira é deputado federal pelo PT e economista.