Festa do Turista em Piranhas/AL começa nesta quinta.


Muito forró, danças, apresentações teatrais.

A  Festa do Turista vai animar a cidade de Piranhas, Alagoas  que fica a 270 km da Capital, Maceió . Realizada nos dias 31 maio, 01 e 02 de junho.  Com uma programação voltada para o turista, a festa traz varias apresentações culturais e o verdadeiro pé de serra.
Muito forró, danças, apresentações teatrais em um espaço aconchegante, o evento promete ser mais uma opção do sertão alagoano. 

Vereador Aroldo diz que a oposição só terá um candidato nestas eleições em Paulo Afonso.


“Os candidatos estão colocados, mas agora em junho nós iremos ver quem está melhor nas pesquisas e este será o candidato(a) da oposição”
A propalada divisão da oposição em Paulo Afonso parece não passar de desejo de parte dos políticos municipais e de alguns meios de (dês)informação da cidade. Os vereadores da oposição já identificaram a tática que vem sendo usada a mais de três meses por esse pessoal. Primeiro foi Sites e Blogs e uma rádio local que defendem a permanência do atual prefeito. Eles começaram a defender a possibilidade de lançamento de várias candidaturas a prefeito na oposição. Para embasar seus argumentos, eles falam em “democracia”. E é verdade, na oposição qualquer um pode colocar o nome a disposição. Já do lado da situação, só um grupo define os destinos, e isto não é considerado “ditadura” pelos Chapas Brancas.
Ocorre que ao identificar a ação de bondade nas escritas e participações no AR, a oposição já se vacinou contra a manobra divisionista há algum tempo.
Um dos atos mais patéticos foi o do vereador Antônio Alexandre na última segunda-feira (28) que fez um malabarismo muito grande, elogiando a candidatura de Gilson Fernandes. Só que o intuito dele, mesmo que todos os seus elogios fossem verdadeiros, traziam embutidos a vontade da divisão e o desespero em saber que se os opositores a Anilton se unirem ganham a eleição e fazem novamente a maioria dos vereadores.
Para debelar e sem mandar recados, o Vereador Aroldo do Hospital ontem disse ao Notícias do Sertão que, “Os candidatos estão colocados, mas agora em junho nós iremos ver quem está melhor nas pesquisas e este será o candidato(a) da oposição”. Ele respondia a pergunta sobre a colocação de duas candidaturas oposicionistas, a de Dona Sônia e a de Gilson.
Ele repetiu várias vezes, pode afirmar no Site, “quem aposta na divisão já começou perdendo esta. Nós temos responsabilidade (oposição) com a cidade e com a oposição”. E foi saindo para seu almoço.

Paulo Henrique Amorim e a Militância Virtual.

Programação do São João de Paulo Afonso é tão verdadeira quanto uma nota de R$ 3,00.


Postada na Rede Social, Facebook, a informação criou discussão.
Hoje (28) durante a manhã, foi postada na rede Social Facebook um “cartaz” onde mostrava a programação do São João em Paulo Afonso na Bahia. Nela constava; Vitor & Léo, Banda Magníficos e Mastruz com Leite, dentre outras.
No primeiro momento pessoas começaram a compartilhar, outras a reclamar do gasto com tantas atrações anunciadas. Já em um segundo momento, quando se descobriu que a notícia era falsa, a algazarra foi generalizada. E em poucos minutos, já tinha pessoas pedindo pelo “amor de Deus” que parassem de “compartilhar” tal notícia, já que e falsa.
Bastava dar uma olhada com mais cuidado, e se perceberia que não tem o símbolo oficial do município.

Vavá Ferras abandona a base de apoio ao Prefeito Anilton Bastos.

Indignado, está talvez seja a palavra que melhor sintetiza a entrevista do pmedebista Vavá Ferraz. É que algumas delas são impublicáveis, tal o grau de descontentamento dele com a administração atual de Paulo Afonso. Em tom forte ele começou a entrevista, realizada no gabinete do presidente da Câmara de Vereadores Regivaldo Coriolano, dizendo que era “homem” e por ver tantos motivos, “que um é pouco”, para ele falar de todas as irregularidades lá existentes.
Perguntado qual era o motivo do seu apoio ao prefeito e agora o abandono ao grupo, Vává disse que, “apoiei Anilton, mas sem apoiar os erros dele”. E por não ter buscado qualquer beneficio pessoal ou familiar, ele diz que por ser independente pode ir para onde bem queira.
Vavá ainda citou o caso da falta de UTI. Disse, “não tem UTI, mas tem dinheiro (480 mil) para contratar Ivete”. E completou, “para eles, quando morre um pobre é um descanço”.

QUE MORAL TEM O ESTADO?

Recentemente fui a uma unidade pública de saúde e me deparei com uma situação que deve ser bem comum em todo o Brasil: uma recepção desconfortável, superlotada por pessoas humildes, desassistidas, doentes e cansadas, alguns funcionários apáticos e, para terminar de compor o quadro, um cartaz onde se lia “CÓDIGO PENAL – ART. 331 – DESACATAR FUNCIONÁRIO PÚBLICO NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO OU EM RAZÃO DELA – PENA: DETENÇÃO, DE SEIS MESES A DOIS ANOS, OU MULTA”.
Não foi a primeira vez que vi um aviso com este conteúdo. Quem é usuário dos serviços públicos com freqüência o encontra em estações de metrô, hospitais, escolas, fóruns, delegacias e outras repartições que, via de regra, oferecem um atendimento de péssima qualidade.
Difícil é avistar um cartaz lembrando ao cidadão que a Constituição Federal, hierarquicamente superior ao Código Penal, reconhece a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, e a assistência aos desamparados como direitos sociais (art. 6º), e que o salário mínimo, segundo a mesma Constituição, deve ser capaz de atender as necessidades vitais básicas do trabalhador e da sua família, inclusive com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social (art. 7º, IV).
Outro cartaz inédito é o que anuncia que atrasar ou deixar de praticar um ato devido, ou praticá-lo contra a lei para satisfazer interesse ou sentimento pessoal também é crime, previsto pelo mesmo Código Penal (art. 319) que prevê o famoso crime de desacato.
Seria muito salutar que o Estado divulgasse em suas repartições que empregar irregularmente verbas públicas (art. 315, CP), exigir ou receber vantagem
indevida em razão da função pública (art. 316 e 317, CP) e patrocinar interesse privado perante a administração pública valendo-se da qualidade de funcionário público (art. 321, CP) são, da mesma forma que o desacato, atos criminosos.
A lista de cartazes mais necessários que o que dá publicidade ao crime de desacato é infindável, mas a administração pública insiste posicioná-lo em primeiro lugar.
É evidente que a ordem dos valores está invertida.
O crime de desobediência existe justamente para garantir que os serviços públicos sejam oferecidos ininterruptamente, protegidos dos transtornos ou embaraços eventualmente causados por algum baderneiro.
Ocorre que, no Brasil, este tipo penal tutela a indolência, a ineficiência, o favorecimento pessoal, o desmando e o autoritarismo, blindando-os contra qualquer crítica mais incisiva.
Que moral tem um Estado que não cumpre a sua Constituição, que não oferece saúde para seus doentes, educação para suas crianças, proteção para suas mulheres, em suma, dignidade para seu povo, para exigir acatamento de alguém?
Antonio Miguel Tenório Varjão dos Santos é professor auxiliar temporário da Universidade Federal de Alagoas e advogado de Camilo, Tenório & Heim Advocacia e Consultoria, em Paulo Afonso/BA.

PP de Paulo Afonso declarou apoio a Gilson Fernandes neste final de semana.


Oposição está dividida para as eleições na cidade

No sábado (26) o Partido progressista de Paulo Afonso formalizou o apoio a pré-candidatura do vereador do PSB – Partido Socialista Brasileiro Gilson Fernandes. Na oportunidade estavam os deputados Mário Negromonte, federal, e Mário Junior, estadual. Lá também esteve os vereadores Aroldo do Hospital, Osildo Alves, Celso brito e Dinho.

A informação é de que os Partidos PP, PSL, PTB, PSD e PRTB estão no consórcio de apoio a candidatura do PSB.

Tenho um compromisso de honra com Paulo Afonso, que é retribuir tudo que me concedeu nesses mais de 30 anos de vida, nessa terra que me adotou como filho. Agora, consolidando o apoio dos deputados Mario Negromonte e Mário Júnior que vêm fechados com todo o seu grupo, além da senadora Lídice da Mata e tantas outras lideranças baianas, me sinto pronto a defender essa pré-candidatura a prefeito e fortalecer o desejo desta comunidade: colocar essa cidade num processo definitivo de crescimento de forma sustentável e contínua, utilizando dos meios democráticos para realizar aquilo que os cidadãos esperam do seu prefeito, e não simplesmente, fazer o que dá mais voto”, expressou o pré-candidato a prefeito Gilson Fernandes.

Na fala dos deputados foram exaltadas as qualidades pessoais e profissionais de Gilson Fernandes, deixando claro que a escolha deste nome não foi ao acaso. Nas palavras do deputado federal Mário Negromonte, “a escolha de Gilson Fernandes se deu por que ele reúne as melhores condições para representar os partidos aliados... O que queremos construir aqui não é um projeto de interesses pessoais, mas sim um projeto político para este município...”, que era preciso alguém de consenso, que reunisse as características de um gestor honesto, competente e de passado limpo.

Para o vereador Celso Brito, presidente do PSB, “a atitude do deputado Negromonte foi muito nobre, e cabe aos partidos aliados reconhecerem que não foi fácil ao seu líder tomar tal decisão, que torna dever de todos abraçar e consolidar o apoio ao nome de Gilson Fernandes perante o eleitorado... Não é hora de expor as diferenças pessoais, mas de unir-se nos pontos comuns e no alvo, que é tornar essa cidade melhor pra se viver...

Os líderes manifestaram que esperam que os demais partidos de oposição também decidam pela pré-candidatura de Gilson Fernandes, reconhecendo que é preciso de um nome que comunga do pacto social e progressista, e que tenha participado diretamente das lutas da comunidade. Agora os partidos devem se preparar para suas convenções e nelas ratificar o apoio ao pré-candidato do PSB a prefeitura de Paulo Afonso em 2012.

Lançada a Pré-Candidatura de Dona Sônia com a presença de vários partidos e o Povo.


Esteve presente o presidente estadual do PCdoB Daniel Almeida.
 
Com a presença de várias lideranças e a participação da população, foi lançada ontem a Pré-Candidatura de Dona Sônia. O evento aconteceu no COPA – Clube Operário de Paulo Afonso. Passaram por lá, segundo os organizadores do evento, algo em torno de umas 800 pessoas. Muitas delas vindas de bairros distantes, para prestigiar o evento do PCdoB, que comemora 90 anos de sua existência e luta pelo Socialismo.

Presentes o Presidente Estadual da legenda, Daniele Almeida, o Presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Coriolano, a presidenta do PT local, Maria, o presidente do PSDB, Ademar Martorelli e o ex-prefeito Raimundo Caires. Dentre dezenas de liderança políticas que dão apoio a união das oposições na cidade para as eleições municipais deste ano.
Durante sua fala, Dona Sônia disse estar muito emocionada por ver o Clube lotado de pessoas que acreditam no projeto de mudança em Paulo Afonso. Ela foi interrompida várias vezes enquanto falava, pelo público presente, que a aplaudia e gritava seu nome. Em um momento do encontro, uma das mulheres presente disse ao Notícias do Sertão, “agora é a hora da mulher administrar Paulo Afonso. É Dilma lá e Sônia cá!”.
Para Regivaldo Coriolano, este é o momento da sociedade se encontrar com quem teve um grande trabalho na área social do município. Para ele, Dona Sônia retomará todos os investimentos que foram abandonados pela atual administração no social. Dentre algumas dessas ações; a reabertura da Casa do Homem do Campo, fechada por "malvadeza" do atual prefeito. E a reabertura da Maternidade no Bairro Tancredo Naves, que “depois de fechada por Anilton” só trouxe dor e sofrimento as mulheres daqueles bairros.
Quem mais se mostrava satisfeito era o ex-prefeito Raimundo Caires que é o responsávei direto pela indicação de Sônia como candidata. Ele que tem um recall muito grande das últimas eleições na cidade é seu maior cabo eleitoral.

Pastor Heleno e Rosa Maria comemoram acordo para eleições em Canindé.


Pastor Heleno e Rosa Maria receberam ontem (27), amigos e amigas para anunciar o acordo que levará os dois a serem candidatos a Prefeito e Vice-Prefeita no Município de Canindé do São Francisco em Sergipe.
O encontro aconteceu No Sindicato dos Trabalhadores e contou com a presença de diversos pré-candidatos a vereadores, que vão estar na campanha dos dois. Estiveram também diversas lideranças comunitárias da cidade e da zona rural. Entre elas, Missinho, líder dos professores e ligado ao Partido dos Trabalhares.
Rosa Maria falou que “nos juntamos para ganhar, nos juntamos para mudar a administração política em Canindé”. Foi quando ela anunciou aos presentes que é pré-candidata a vice-prefeito.
Já Heleno Silva disse que, “afirmo aqui, Rosa é quem ira me ajudar na prefeitura”. Ele de dirigia a todos para que não tivessem qualquer duvida da parceira entre os dois para Mudar Canindé. Ainda segundo ele disse ao Notícias do sertão, “nós só fizemos o que o povo cobrava. Nós juntamos para ganhar e administrar esta cidade”. A conversa entre os presentes era a de que “Juntou, Ganhou”.

Leandro Fortes deixa Revista Época nua.


Na tarde da terça-feira 22 um assessor do vice-presidente da República, Michel Temer, Márcio Freitas, fez uma ligação urgente para a redação em Brasília de Época, revista semanal da Editora Globo. Do outro lado da linha, o diretor da sucursal, Eumano Silva, ouviu a informação de que circulava um zunzunzum entre alguns repórteres da capital: a Polícia Federal havia localizado nos autos da Operação Monte Carlo interceptações telefônicas nas quais Silva e Idalberto Matias Araújo, o Dadá, combinavam a publicação de uma reportagem contra uma concorrente da Delta Construções, a empreiteira-mãe da quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
Freitas informou ainda a Silva sobre a suspeita de que as informações colhidas pela PF haviam vazado para Carta Capital. “Há o boato de que você está sendo demitido por isso”, disse o assessor de Temer ao chefe da sucursal de Época. “Eu não sei de nada, continuo diretor”, respondeu Silva, segundo relato do próprio Freitas.
A essa altura você já deve ter se perguntado sobre o motivo do interesse de um assessor do vice-presidente em conferir com o diretor de Época a veracidade ou não de um boato sobre suposta reportagem de revista concorrente. Simples: desde o início de maio, Temer tornou-se uma espécie de mensageiro da família Marinho. O vice de Dilma Rousseff tem ouvido e repassado os recados do grupo que comanda a Globo ao governo e aos integrantes da CPI do Cachoeira. E que pode ser resumido em um ponto: a mídia não pode virar alvo na CPI. Como naquelas brigas de gangue, vale o ditado “mexeu com um, mexeu com todos”. Isso inclui deixar de fora a mais explícita das relações do bando de Cachoeira com os meios de comunicação: aquela estabelecida com a revista Veja.

Leandro Fortes, é Jornalista da Revista Carta Capital.

Franklin e a Ley de Medios: nada além da Constituição.


Na abertura do III Encontro de Blogueiros em Salvador, o Ministro da Comunicação do Governo Lula e autor de uma excelente Ley de Medios que o Acorda Bernardo engavetou, criou a palavra de ordem que, daqui para a frente, deverá orientar a batalha de todos os que querem um marco regulatório que democratiza a comunicação brasileira: “nada além da Constituição”.
Tudo o que nos queremos está lá, disse ele.

Não queremos nada que fira a Constituição.

Não queremos monopólio.

A Constituição proíbe o monopólio.

Não queremos que político – que tenha “foro privilegiado” -  tenha monopólio.

A Constituição proíbe isso.

Queremos conteúdo local, regional ?

A Constituição também quer.

Não gostamos de vender horário, já que tevê é uma concessão ?

A Constituição proíbe.

Lutamos pelo direito de resposta ?

A Constituição exige o direito de resposta.

Essa foi a linha de raciocínio do Franklin.

Lutar pelo que presecreve a Constituição significa também lutar pela Liberdade de expressão, que a Constituiçãao assegura – como bem lembrou o Ministro Ricardo Lewandowski na frase que enviou ao III Encontro:

“A Constituição Federal, nos artigos 5o., incisos IV e IX, e 220, garante o direito individual e coletivo à manifestação do pensamento, à expressão e à informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, independentemente de licença e a salvo de toda restrição ou censura”.


Quando o PiG (essa expressão não é do Franklin) diz que lutar pela liberdade de expressão é uma ameaça a liberdade de imprensa, cabe perguntar: eles lutaram pela liberdade de imprensa quando mais ela foi ameaçada ?

Eles se insubordinaram contra a Censura ?

Que autoridade moral têm eles ?

Eles não estão mais sozinhos para inventar a bolinha de papel, tentar esconder o áudio do Policarpo (Franklin não o citou nominalmente, provavelmente por uma questão de higiene).

Os blogueiros sujos têm que tomar deles a bandeira da Constituição.

Ainda mais que a reforma do Marco Regulatório é inevitável.

E, para evitar um “rachuncho”, é preciso “otimismo, determinação e inteligência”, disse ele.

Inteligência significa ampliar o espaco de atuação desses grilos falantes, que somos nós, os blogueiros sujos.

Evitar o “rachuncho” significa impedir que o Marco Regulatório seja construído numa reunião dos donos da Globo (ele não citou nominalmente), os representantes das telefônicas e três ou quatro parlamentares.

Isso seria um rachuncho.

O debate tem que ir para a rua, para o Congresso.

Repactuar.

Porque não estão em jogo apenas interesses econômicos, empresariais, mas políticos também.

Em tempo: sobre a batalha do Professor Fábio Konder Comparato para fazer o Congresso regulamentar os artigos da Constituição que tratam  da Comunicação, leia aqui a última vitória que ele obteve.


Paulo Henrique Amorim.

Concursados invadem Encontro de Blogueiros em Salvador.

Eles pediram aos presentes que falem da causa ao Brasil.


Ontem (25) um grupo de pessoas vindas de Paulo Afonso esteve na capital baiana, onde está acontecendo o III Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas do Brasil. Eles vieram pedir ajuda aos  presentes para que falem ao Brasil da causa deles.
Mais de 1.800 pessoas passaram no concurso realizado na prefeitura de Paulo Afonso na Bahia no ano de 2008. Mas o atual prefeito Anilton Bastos se recusa a contratá-los e ao mesmo tempo vem contatando quase que semanalmente pessoas com terceirizados, aumentando significativamente os custos do município com pessoal.
Júnior, um dos representantes dos concursados teve a oportunidade de falar para todos e expor a luta que vem travando contra a intransigência do prefeito. Durante sua fala ele foi muito aplaudido por todos e obteve a garantia de alguns dos principais jornalistas brasileiros presentes.

Jornalista da Veja agora é um Blogueiro Sujo.

A revista está presente no III BlogueProgBrasil em Salvador.


O jornalista Paulo Henrique Amorim pede que o movimento de Blogueiros no Brasil seja aberto a novas frentes de comunicação. Hoje o movimento está firme entre aqueles Jornalistas, “Twitteiros” e “Facebookeiros” ligados a lutas populares.
A surpresa para todos os presentes foi que, antes mesmo de que PHA pedisse, a revista Veja se adiantou e mandou para o III BlogProgBrasil o jornalista James. Ele fez sua inscrição normalmente e hoje já é saudado por aqueles que o identificam como “o mais novo blogueiro sujo da internet”. Termo utilizado pelo PIG – Partido da Imprensa Golpista, para se referir aos que utilizam as redes sociais desmascarando as mentiras apregoadas diariamente pelos grandes conglomerados do jornalismo tupiniquim.
O James talvez não seja tão bem tratado como está sendo pelo pessoal do encontro. Ele já foi convidado a dar entrevistas a TVT, falar para a platéia, mas infelizmente para ele, não pode emitir sua opinião livremente.

Concursados levam documentos a ser entregue ao Ministro Ayres Brito.


Com a ausência do Ministro Ayres Brito, que por se sentir impedido de estar presente no III BlogProg que acontece na cidade de Salvador,  os representantes dos concursados da cidade de Paulo Afonso na Bahia, entregaram copia do documento que seria entregue a ele aos jornalistas Leandro Fortes e Paulo Henrique que se comprometeram a fazer chegar as mãos do ministro, para que ele tenha ciência da causa dos mesmo.
Segue a copia do documento: 
Paulo Afonso, 24 de maio de 2012.

EXMO. SR. DR. MINISTRO AYRES BRITO
PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Os que assinamos este documento somos os APROVADOS NO CONCURSO PARA PREENCHIMENTO DOS CARGOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULO AFONSO NO ESTADO DA BAHIA e o fazemos em nosso nome e de todos os demais nossos companheiros (1.800) aprovados.
Vimos fazer um só pedido: que possa V.Exa. despachar, o mais rapidamente possível,  o PROCESSO SL 572 – SUSPENSÃO DE LIMINAR que chegou ao Gabinete da Presidência no dia 18 de maio próximo passado.
Há quatro anos o Prefeito Municipal – Anilton Bastos – vem protelando a nossa nomeação usando todos os artifícios judiciais para impedir nossa nomeação. EM AÇÃO CIVIL PÚBLICA, DE AUTORIA DA PROMOTORA DE JUSTIÇA DE PAULO AFONSO, FOI PROFERIDA LIMINAR ORDENANDO A NOSSA NOMEAÇÃO. NO ENTANTO, O PREFEITO VEM DESCUMPRIDO A ORDEM LIMINAR HÁ MAIS DE DOIS ANOS. Por isso, o MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA JÁ REQUEREU A INTERVENÇÃO NO MUNICÍPIO, o que está em andamento.
Excelência. O concurso foi legal, sério, e dos cerca de 14.000 participantes, após o resultado final homologado, NENHUM DOS CONCORRENTES IMPUGNOU OU ALEGOU QUALQUER VÍCIO NO TOCANTE A REALIZAÇÃO DO CONCURSO. A LIMINAR EM EXAME FOI DEFERIDA A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE PAULO AFONSO, autor da AÇÃO CIVIL PÚBLICA, O QUE POR SI SÓ PROVA A LISURA DO CONCURSO PÚBLICO.
Pior, SR. MINISTRO, EM VEZ DE CONTRATAR OS CONCURSADOS O PREFEITO NOMEOU MAIS DE 2.000 TEMPORÁRIOS SEM TESTE SELETIVO.
O pedido de suspensão da liminar perante o Supremo Tribunal Federal foi feito depois que o Município de Paulo Afonso, através de seu Prefeito, fez o mesmo pedido perante o TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA E PERANTE O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, POR DUAS VEZES. É CERTO QUE TODOS OS PEDIDOS FORAM REJEITADOS. Ao Prefeito na sua insana teimosia de desobedecer as ordens judiciais só resta o pedido a ser julgado por esse Colendo Supremo Tribunal Federal.
A PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA, em seu parecer, opinou pela EXTINÇÃO DO PEDIDO SEM RESOLUÇÃO DE MÉRITO. É O QUE ESPERAMOS.
SR. PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, confiantes no que conhecemos de V.Exa., nordestino, sergipano nosso vizinho das margens do Velho Chico, comprometido com a Democracia e com a Justiça, com arraigado humanismo  e sábio aplicador do Direito Constitucional, é que esperamos o pronto julgamento de V. Exa., certos de que, por tudo isso, a JUSTIÇA será feita.
Respeitosamente,

População de Abaré recebe Caravana de conscientização contra o Trabalho Infantil.

Mais de mil pessoas acompanharam a caminhada da IV Caravana de Combate ao Trabalho Infantil, em Abaré, município a 569 quilômetros de Salvador, no nordeste da Bahia, na última terça-feira (22). Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a caravana saiu de Rodelas, no norte do estado, segunda-feira passada e vai percorrer mais quatro cidades do Território de Identidade Itaparica.
Em Abaré, a passagem pela feira livre foi o momento de maior participação e conscientização. “Este é um momento importante de contato com feirantes, que geralmente utilizam crianças para trabalhar, e com os consumidores que as contratam para carregar suas compras, numa atitude clara de uso da mão de obra de crianças e adolescentes”, comentou Angela Gonçalves, superintendente de Assistência Social (SAS) da Sedes.
Ao longo do trajeto, professores da rede pública, agentes de saúde e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estabeleceram diálogo com a comunidade local. Depois da caminhada, vários grupos culturais do município se exibiram, entre eles o Toré Mirim da tribo Tumbalalá, o Grupo de Reizado da Lagoa José Alves, alunos da escola de arte marcial Kung Fu, o Coral Infantil de Abaré, entre outros.
Maior incidência.
Um seminário reuniu autoridades locais, gestores municipais, diretores e coordenadores do Sindicato e Colegiado Territorial, técnicos da SAS, representantes do Ministério Público do Trabalho, das secretarias estaduais de Trabalho Renda e Emprego e de Assuntos Internacionais e do Pacto Um Mundo para Criança e Adolescente do Semiárido, da Organização Internacional do Trabalho e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
De acordo com o pré-diagnóstico apresentado pela assistente social e gestora do Bolsa Família em Abaré, Maria Cleonice de Menezes, 529 crianças e adolescentes, sendo 330 meninos e 199 meninas, estão em situação de trabalho infantil. “A incidência é maior na lavoura, no trabalho doméstico, como vendedor ambulante e carregadores de compras nas feiras, sendo que muitas crianças deixam de frequentar a escola nas terças-feiras, dia da feira local. A Caravana veio despertar nas pessoas a possibilidade de mudar esta realidade”, salientou.
O município assinou o termo de compromisso, recebendo o Catavento, símbolo internacional da luta contra o trabalho infantil. Em junho, uma equipe da Sedes voltará ao território para a capacitação inicial de implantação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). (Alagoinhas Notícias)

CONCURSADOS: CONVOCAÇÃO PARA ESTÁ QUINTA (24).


Atenção companheiros concursados, nós conseguimos uma audiência nesta sexta-feira (25) na cidade de Salvador com o presidente do Supremo Tribunal Federal, o Ministro Aires Brito.
Por isso, estamos convocando com muita urgência todos comparecerem nesta quinta feira (24) na Camará de Vereadores de Paulo Afonso, às 09h e 30min da manhã, para tratarmos deste assunto. É muito importante comparecer não percam.
Desculpem a urgência da convocação, mas é importante o assunto. Contamos com você.
NOMEAÇAO JÁ
ATENCIOSAMENTE,
AGRADECE A COMISSÃO DOS CUNCURSADOS DE APULO AFONSO.

Deputada Luiza Maia Propõe Apartheid Cultural na Bahia.

Quando a Deputada Luiza Maia criou o texto da Lei que ficou conhecida como “AntiBaixaria”, a maioria da população entendeu que ela estava dando uma contribuição a cultura baiana, além é claro de preservar as crianças do palavrório com que alguns dos “poetas” baianos estavam presenteando a sociedade como um todo. Já que as músicas ao serem tocadas em alto e ruim som, somos todos obrigados, mesmo que a contragosto, escutar.

As chamadas músicas maliciosas sofreram um revés. E seus interpretes agora vão ter que reaprender a cantar para as mulheres e não cantar as mulheres pejorativamente. E aquelas que exigem respeito agradecem.

Naquele momento, ate mesmo, os artistas apoiaram a idéia e fizeram um ato de apoio a Lei que proíbe o poder público de contratar aqueles, cujas músicas "desvalorizem, incentivem a violência ou exponham as mulheres à situação de constrangimento". Mesmo que algumas delas rebolem e se exponham durante as apresentações.

Aplaudida e ovacionada, a deputada que ganhou popularidade por ter sido a criadora da Lei, agora resolveu dar entrada em outra. Desta vez ela buscar criar um Apartheid cultural, criando cota para os artistas do estado, que poderão vir, caso a nova Lei seja aprovada, ter a cota de 70% dos contratos em festas públicas em detrimento do resto do Brasil.

Mas quem teria dado essa idéia errada a deputada Luiza Maia? Quem o fez se não foi ela própria a ter, o fez errado e se foi ela mesma, lhe digo: a senhora está completamente errada desta vez. Criar cotas de apresentações músicas beira ao ridículo.

Pelo que se sabe ate agora, a idéia da Deputada teria como Origem um ato praticado pelo Secretario de Cultura da Paraíba. Chico César proibiu a contratação, pelo Estado, das bandas de “forró de plástico”, e duplas sertanejas – como ele mesmo definiu -, para animarem o São João naquele estado. Digno de aplauso, o ato busca levar a população música de qualidade. E assim poderia ser feito aqui. Bastaria que os secretários de Cultura e Turismo do estado e municípios o fizessem. Mas criar uma lei, apartando artistas, mesmo que eu discordo do que possam apresentar, é um grande erro da deputada. E tudo o que ela conseguiu juntar de apoio ao projeto anterior, poderá perder se insistir neste novo.

Agora se essa moda pega, imaginemos os artistas baianos que fazem enorme sucesso nas micaretas pelo Brasil, muitas destas festas com 100% de músicos baianos.

Como já disse o poeta, “é proibido proibir”.

Dimas Roque.

EXCLUSIVO: Em almoço, foi selado acordo entre Sônia Caires (PCdoB) e Valmir da Rocha Diesel (PTN).

O anuncio será feito no pré-lançamento no final deste mês.
Buscando dar continuidade a exposição de sua candidatura a Prefeita de Paulo Afonso, Sônia Caires se reunião hoje (21), com Valmir da Rocha Diesel, empresário e morador do Bairro Tancredo Neves. Eles discutiram a possibilidade de união dos dois para o pleito eleitoral deste ano.
Estavam presentes além dos dois, o ex-prefeito Raimundo Caires, o presidente do PSDB Adelmar Marttoreli e o vereador Daniel Luiz. O encontro foi no restaurante Velho Chico e o prato principal foi às eleições deste ano.
Com a divisão da oposição, com o PP e o PSB insistindo em ter um candidato e não buscando interlocução com a candidata Sônia, o que parecia improvável vai acontecer. Cada um deverá seguir caminho diferente.
Valmir é um conceituado empresário, com trabalho na área social no BTN e, segundo o que se espera por parte do PCdoB, deverá agregar votos, podendo levar a candidata Dona Sônia a maior visibilidade naquela localidade. 

Bahia: Governo apresenta Porto Sul para novos investidores.

Após investigações da Polícia Civil sobre o tráfico de drogas na cidade de Petrolândia, foi preso em flagrante Robson Carvalho Lima, conhecido como Robinho, de 24 anos. Ele que está morando há pouco tempo na cidade foi detido, na última sexta-feira (18), num imóvel alugado localizado na Rua José G. de Neves usado como boca de fumo.

Com a identificação do local foi requisitado à Justiça um mandado de busca e apreensão domiciliar contra Robson. No imóvel foram localizados 1,4 Kg de maconha e 330 pedras de crack prontas para o consumo, além de um veículo Focus de marca Ford que era utilizado nas vendas dos entorpecentes.

Na delegacia, o acusado declarou que trabalhava como autônomo na cidade de São Paulo onde responde um processo pelo crime de homicídio qualificado.

Ele foi autuado por tráfico de entorpecentes e encaminhado à Cadeia Pública local. (Ascom/PCPE)

Presidente da OAB em Paulo Afonso propôs a Lei da Ficha Limpa no Município.

Isabel Cristina fez hoje a sugestão na Câmara de Vereadores.

A presidente da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Paulo Afonso, ela apresentou a proposta de emenda a Lei Orgânica do Município. Que se aprovada, ira acrescentar ao artigo 82 a proibição de nomeação para o cargo Comissão de direção ou função de Direção, Chefia ou Administração Direta e Indireta de pessoa inelegível em razões de atos ilícitos.
O projeto da Ficha Limpa local é um anseio popular, já que a nível Federal a Lei Complementar nº. 135/2010 já está em funcionamento. O projeto foi de iniciativa popular e reuniu cerca de 1,3 milhões de assinaturas. Com a proposição da Advogada Isabel, basta que um dos vereadores assuma o papel da vontade do povo, que ele será entrará na pauta da casa legislativa.
Ao final de sua fala, Isabel foi bastante aplaudida pelas pessoas presentes no Plenário da Câmara Municipal.

Governador Marcelo Dedá transfere Governo para Poço Redondo/SE.

Na manhã da próxima quarta-feira, 23, o governador Marcelo Déda deslocará a estrutura de governo para o município de Poço Redondo, no Alto Sertão sergipano, para promover uma série de ações relativas à dinamização das medidas contra os efeitos da seca em Sergipe. Na ampla reunião serão convocados todos os órgãos federais envolvidos com a questão, além dos prefeitos das respectivas cidades que enfrentam situação de emergência. O governador também fez questão de convidar o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para participar desse encontro, mas ainda não houve confirmação.
“Vamos buscar dinamizar todas as ações do Governo do Estado de combate aos efeitos da seca e de assistência às populações atingidas, envolvendo todos os prefeitos do Sertão e dos municípios atingidos pela estiagem. A meta é fazermos uma avaliação criteriosa de toda a região e, junto com os órgãos federais presentes, dinamizarmos as medidas para atendimento da população”, destacou o governador Marcelo Déda.
Ao longo dos últimos meses, o governador Marcelo Déda vem buscando atuar intensamente junto ao Governo Federal no sentido de ampliar a ajuda à região atingida pela seca. Graças à intervenção do governador, a presidenta da República, Dilma Rousseff, fez em Sergipe a reunião que anunciou um Plano de ação no valor de R$ 2 bilhões para atender às populações atingidas.
O governador constituiu um Comitê Integrado de Combate à Seca, envolvendo diversas secretarias e órgãos estaduais e já participou de várias reuniõesem Brasília (DF), com os ministros encarregados do problema para definir medidas que serão empregadas em Sergipe para agilizar a deflagração das ações anunciadas pelo Governo Federal. “O Governo do Estado apresentou uma lista de 12 grandes intervenções tanto emergenciais quanto estruturantes, na semana passada, aos ministros da Casa Civil, Planejamento e Integração Nacional, onde todos os projetos foram levados a Brasília”, complementou Marcelo Déda. (Ascom/SE)

Mário Junior anunciou oficialmente que seu nome não está colocado para ser candidato a preito.

Ele tem projeto de ser candidato ao governo da Bahia no futuro e trabalha para isto.
Sem se comprometer de imediato com a candidatura de Gilson Fernandes, o deputado estadual Mário Junior do PP, disse que está vendo com bons olhos a candidatura do vereador a prefeito. Para ele, a pretensão serve para o debate político no município.
É uma forma de engrandecer o debate na oposição ao atual prefeito Anilton Bastos que recebeu do deputado a pecha de “oportunista”, em referência a instalação de uma agência bancaria da Caixa Econômica no Bairro Tancredo Neves. Segundo Júnior, este pleito teria sido feito pelo seu Pai, Mário Negromonte junto ao presidente da instituição e o prefeito teria se apossado, sem ao menos informar quem verdadeiramente teria conseguido.
Ele aproveitou ainda para dizer a todos que não era candidato a prefeito de Paulo Afonso agora em 2012. Afirmou estar satisfeito com a lembrança do seu nome, mas que tem um projeto que é, hoje, para a Bahia e por isto não poderia mudar o seu curso político atualmente.
Durante boa parte do seu discurso, Mário Junior falou da “incompetência” do atual prefeito Anilton, que segundo ele, teria junto com o deputado do PT Paulo Rangel, feito de tudo “para denegrir a imagem de Vilma”, que é prefeita de Glória e sua mãe.

No lançamento da Candidatura a Prefeito de Gilson Fernandes o que mais se ouviu foram as palavras “unidade das oposições”.


Definição de candidato único deve durar ate as convenções.

Com a presença dos deputados federal Mário Negromonte e do estadual Mário Júnior, dos vereadores Celso Brito, Aroldo do Hospital e Dinho e Dernival presidente do PP de Paulo Afonso, foi realizado o ato de lançamento da candidatura de Gilson Fernandes pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro hoje na Câmara de Vereadores.
Todos os que usaram da palavra declararam que “o inimigo político não está estava ali”. E sinalizavam para uma possível união de toda a oposição o mais breve possível. O que deixou a platéia presente satisfeita, já que este é o sentimento dos eleitores oposicionistas na cidade, segundo um dos presentes.
Dernival declarou “nunca trairei a unidade das oposições. Nós vamos marchar unidos”. Essa declaração tem um significado muito forte para o momento em que vivem os partidos que fazem oposição ao atual prefeito, já que aponta na direção de que todos marcharão com um só objetivo, vencer as eleições. “Todo mundo sabe, que Mário Negromonte sozinho com Gilson não ganham as eleições. Temos que estar juntos”. Finalizou ele.

Aprovados no Concurso comemoram nova decisão do STJ.

Na noite do dia 19 de maio a Corte Especial do STJ – Superior Tribunal de Justiça julgou improcedente o pedido de suspensão da Liminar que dá direito a nomeação imediata dos 1864 aprovados no Concurso Público de 2008 em Paulo Afonso na Bahia.
A corte julgou o agravo de instrumento referente ao pedido feito pelo prefeito Anilton Bastos, que vem de forma intransigente descumprindo ordem judicial.
Veja no Site do STJ:
“RESULTADO DE JULGAMENTO FINAL: A CORTE ESPECIAL, POR UNANIMIDADE, NEGOU PROVIMENTO AO AGRAVO REGIMENTAL, NOS TERMOS DO VOTO DO SENHOR MINISTRO RELATOR. - PETIÇÃO Nº 59392/2012 - AGRG NA SLS 1530”.

EXCLUSIVO: PGR dá parecer contraio ao Prefeito Anilton, que perde mais uma.


Intervenção no município fica mais evidente.

Parecer da Procuradoria-Geral da República sujere que o pedido de suspensão de Liminar feito por Anilton Bastos deve ser extinto sem resolução de mérito, o que significa dizer, que o pedido do prefeito se quer deve ser apreciado. Está é mais uma derrota na extensa coleção do atual administrador no que tange o concurso de 2008.

Na opinião de alguns advogados ouvidos pelo Site, se já era dificil reverter a decisão de manuteção da Liminar, amparada em todas as instâncias inferiores, agora tornou-se praticamente impossivel.

Veja o texto publicado pelo STF:

“Trata-se de pedido de suspensão de liminar, formulado pelo Município de Paulo Afonso/BA, contra decisão proferida em 26.7.2011 pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, nos autos do Agravo de Instrumento nº 0006878-77.2010.805.0000-0.     Na origem, o Ministério Público baiano ajuizara ação civil pública, em que foi concedida liminar, confirmada em agravo de instrumento, “(...) para determinar ao ente federado que proceda à imediata rescisão dos contratos temporários relativos aos cargos em que há candidatos aprovados no concurso realizado, para que sejam convocados e nomeados os aprovados no indigitado concurso”.     Em atenção ao disposto no inciso LV do art. 5° da Constituição da República e no § 1º do artigo 297 do RISTF, manifeste-se o interessado, Ministério Público do Estado da Bahia, no prazo de 5 (cinco) dias.     Após, com ou sem manifestação, remetam-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para parecer (CF, artigo 103, § 1º).     Publique-se. Int..     Brasília, 17 de janeiro de 2012. Ministro Cezar Peluso Presidente Documento assinado digitalmente”.
Veja o texto publicado pelo STF:
“Trata-se de pedido de suspensão de liminar, formulado pelo Município de Paulo Afonso/BA, contra decisão proferida em 26.7.2011 pela Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Bahia, nos autos do Agravo de Instrumento nº 0006878-77.2010.805.0000-0.     Na origem, o Ministério Público baiano ajuizara ação civil pública, em que foi concedida liminar, confirmada em agravo de instrumento, “(...) para determinar ao ente federado que proceda à imediata rescisão dos contratos temporários relativos aos cargos em que há candidatos aprovados no concurso realizado, para que sejam convocados e nomeados os aprovados no indigitado concurso”.     Em atenção ao disposto no inciso LV do art. 5° da Constituição da República e no § 1º do artigo 297 do RISTF, manifeste-se o interessado, Ministério Público do Estado da Bahia, no prazo de 5 (cinco) dias.     Após, com ou sem manifestação, remetam-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para parecer (CF, artigo 103, § 1º).     Publique-se. Int..     Brasília, 17 de janeiro de 2012. Ministro Cezar Peluso Presidente Documento assinado digitalmente”.

Reunião ontem foi tensa e oposição está dividida em Paulo Afonso.


PSDB disse que apóia Sônia Caires como Candidata a prefeita.
Convocados para mais uma reunião, ontem os partidos PSDB, PSB e PP estiveram reunidos para tentar chegar a um acordo. Eles buscavam um consenso em torno do nome de Gilson Fernandes como pré-candidato a prefeito de Paulo Afonso. Logo de inicio o presidente do PSDB Adelmar Martorelli informou que a decisão do partido já tinha sido tomada uma semana antes.
Segundo Adelmar havia um acordo para que fosse feito uma pesquisa e quem melhor estivesse colocado, na oposição, seria a pessoa escolhida por todos. A data para esta definição teria ficado o dia 06 de maio, mais alguns partidos não cumpriram o acordo e agora se acham no direito de apoiar uma candidatura, achando que todos os devem seguir.
Durante a reunião o clima ficou tenso, quando cobrado para tomar uma decisão, Adelmar informou que seu partido já tomado a sua na semana passada e estava apoiando a candidatura de Dona Sônia.
Para o vereador Daniel Luiz, “só quem vive o dia-a-dia da cidade, tem o direito de decidir o melhor caminho. Quem não vem para ajudar, o melhor que faz é se calar. Ajudaria mais”.

Vereador Daniel Luiz declara apoio a Pré-Candidata Sônia Caires.

 “Não é hora de aventura, a hora é de unir para ganhar” disse ele.

Um dos maiores críticos do atual governo municipal, o Vereador Daniel Luiz declarou hoje seu apoio a pré-candidatura de Sônia Caires a prefeita de Paulo Afonso. “Eu sigo o que foi decidido anteriormente por grande parte da oposição. Quem estiver mais bem colocado nas pesquisas será o candidato da oposição”.  Seguindo esse raciocínio, ele se soma a candidatura do PCdoD.

O vereador é conhecido por não esconder o que pensa. Na Câmara tornou-se o vereador mais atacado pelos da situação. Mesmo assim, não deixou denunciar semanalmente possíveis crimes que estariam sendo praticados na atual administração, segundo ele.

Daniel disse a reportagem que “Não é hora de aventura, a hora é de unir para ganhar”, em uma referência clara as movimentações de algumas pessoas na oposição.
Estava com o vereador o presidente do PSDB local Ademar Martorelli. Que informou ter sido convidado a uma reunião ainda hoje a noite, mas que lá vai também informar aos presentes que o partido está com Sônia Caires.