13.4.12

EXCLUSIVO: Anilton foi intimado hoje para convocar os Concursados de Paulo Afonso.

Os Oficiais de Justiça o encontraram em casa.
Hoje pela manhã o prefeito da cidade de Paulo Afonso foi intimado a convocar as 1.800 pessoas aprovadas no concurso público da cidade de Paulo Afonso na Bahia. Depois da frustração  que foi a primeira tentativa, agora é para valer. E ele tem exatos 15 dias para demitir todos os que estão ocupando indevidamente as vagas.
Dois Oficiais de Justiça estiveram na residência do prefeito e ficaram esperando a sua chegada. E foi neste momento que Anilton Bastos foi intimado.
A data limite para que seja cumprida a determinação judicial, será o dia 28 de abril, mas como cairá no último sábado do mês, o dia 30 é definitivamente o dia. Salvo ocorra algo que possa impedir. O que não parece ser o caso.

Começa coleta de assinaturas para a CPI mista no Congresso Nacional.

No momento em que o Conselho de Ética do Senado escolhia um relator para o processo em que Demóstenes Torres é acusado de ferir o decoro parlamentar por aliança com Carlos Cachoeira, chegava ao colegiado o texto final do requerimento para a criação de uma comissão parlamentar mista de inquérito para investigar práticas criminosas que envolvem esse empresário e agentes públicos e privados.

Trazido pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), o requerimento se destina à criação de CPMI para, no prazo de 180 dias, investigar os ilícitos desvendados pela Polícia Federal nas operações Vegas e Monte Carlo. O requerimento afirma ainda que as providências serão conduzidas sem prejuízo de que sejam acrescentados novos fatos que se ligarem intimamente ao objeto principal da investigação.

Para Pinheiro, é necessário que o País conheça os pormenores do inquérito, porque ele não trata apenas das ligações entre o senador goiano e o bicheiro.. “O inquérito traz uma série ainda não mensurada de informações sobre a infiltração da quadrilha de Cachoeira em distintas esferas de poder, e precisamos conhecer o que a Polícia Federal investigou”, disse Pinheiro. Segundo ele, o trabalho do Senado não deve se limitar ao caso Demóstenes, mas apurar como operava rede de espionagem, achaques, e chantagens montada por Carlos Cachoeira.

Assim que chegou, o documento passou a ser subscrito pelos integrantes do Conselho de Ética. Para ser criada, é necessário que a CPMI tenha o apoio de 171 deputados e 27 senadores.

O requerimento de criação da comissão fixa em R$ 200 mil o limite das despesas a serem realizadas no trabalho de investigação. No documento, considera-se haver “indícios de que é dilatado o espectro de ilicitudes que envolvem a pessoa de Carlos Augusto Ramos”.

E afirma-se que “seu tentacular envolvimento com o poder público pode levar a perigoso comprometimento do fundamento republicano e da credibilidade das instituições, sob a égide do Estado Democrático de Direito”. (Agência Senado)

Gincana Cultural movimenta alunos e professores do Campus Piranhas.

O Campus do IFAL no município de Piranhas-AL promoveu, no dia 17 de março, a 1ª Gincana Cultural Professor Sérgio Teixeira, atividade que envolveu todos os alunos em competições com apresentações de tarefas que buscaram dar destaque à região de Piranhas com abordagem para o aspecto cultural, a história da cidade e de suas belezas naturais, principalmente o “Velho Chico”, que banha o município.
Durante as apresentações, destacaram-se o casario histórico, a contada e recontada história dos cangaceiros e a preservação do meio-ambiente, por meio de um desfile de roupas recicladas, da música, da dança e da vida de um povo que se destaca pela bravura e coragem.
Além disso, para coroar o evento, houve um gesto de solidariedade, com arrecadação de quase uma tonelada de alimentos que foi durante a Semana Santa, destacando o papel social do IFAL / Campus Piranhas, e da participação de seus alunos nesse ato de amor ao próximo. Todos os alimentos serão entregues à Igreja, para que sejam doados às famílias carentes da cidade e região.
“Fazer educação é ir além das teorias da sala de aula e buscar fazer com que os alunos vivam o aprender, fazendo com que esse ato seja dinâmico e, por conseguinte, presente na vida de cada um. É nesse momento que o outro passa a ser parte integrante dessa aprendizagem, já que ela se realiza na interação com o outro e com o mundo em que vive”, destacou o diretor-geral Ricardo Aguiar.
A Organização da gincana agradece a todos os que participaram do evento: ao Clube Pajuçara, que nos emprestou seu espaço; à prefeitura Municipal de Piranhas, à equipe pedagógica, a toda a equipe docente do Campus, à Direção Geral, ao reitor Sérgio Teixeira, e aos mais importantes, nossos alunos, sem os quais não se poderia construir tão importante evento.

11.4.12

Concursados anunciam reunião para próxima terça-feira 16.

Na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso.
Preocupados com a situação em que se encontra atualmente, a comissão dos aprovados no concurso público de Paulo Afonso está convocando a todos para uma reunião, que vai acontecer na próxima terça-feira na Câmara de Vereadores da cidade a partir das 19h.

Diante da situação posta pela justiça local, os concursados pretendem nesta reunião aprovar encaminhamentos para o movimento. Dentre alguns deleas de manifestação em frente da prefeitura e do Fórum local, greve de fome em frente da prefeitura ou do Fórum local, ate que sejam nomeados todos os 1.800 aprovados.

A radicalização por parte de alguns se deve ao fato do Oficial de Justiça, responsável de entregar a intimação ao prefeito Anilton Bastos, não ter conseguido fazer o seu trabalho corretamente. Muitos dos aprovados dizem que não conseguiram ainda digerir este fato.

Já a comissão informa que toda e qualquer manifestação deve passar pela assembléia de terça-feira. E pede calma a todos neste momento.

TV Justiça faz matéria sobre os Concursados de Paulo Afonso.

Rui Costa defende FIOL e Porto Sul em artigo.

Desenvolvimento e sustentabilidade na Bahia.

Uma das necessidades mais significativas do Brasil hoje é a construção de modernos vetores logísticos para o escoamento da produção - seja de commodities, seja de produtos com valor adicionado pelo processo de industrialização.
A logística é uma peça-chave para o desenvolvimento regional e para a integração de territórios, principalmente em Estados como a Bahia, cuja atividade econômica se concentra em poucos setores, em especial a indústria da transformação, que responde por cerca de 28% do PIB.
Em artigo publicado nesta Folha no último dia 28 ("Ameaça sobre o legado de Jorge Amado"), o ex-deputado federal Fábio Feldmann, hoje consultor, questiona os projetos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul.
Feldmann parte de uma premissa falsa: é impossível conciliar o "hub" logístico resultante da construção da ferrovia e do porto com o turismo sustentável.
Na visão do governo da Bahia, os investimentos em infraestrutura do Estado geram oportunidades de emprego e renda, melhorando os indicadores sociais e ambientais.
Em relação ao Porto Sul, alvo central do questionamento, Feldmann ignora o rigoroso detalhamento do diagnóstico ambiental, que resultou na construção de um modelo que mitiga os impactos da obra e estabelece uma série de compensações que tornarão o projeto uma referência para o país.
Tais estudos levaram inclusive o governo do Estado a alterar o sítio original do empreendimento, que o próprio Feldmann reconhece como "inegável avanço".
Uma das prioridades do projeto é a preservação do bioma da Mata Atlântica, razão pela qual já compramos uma área de 1.700 hectares que formará uma espécie de cinturão "verde" em torno do porto.
Criaremos um mosaico de ativos ambientais, compreendendo unidades de conservação nas localidades da Lagoa Encantada e na nascente do rio Almada, formando um corredor ecológico e preservando o turismo e a biodiversidade.
A relevância estratégica do empreendimento é ainda maior quando pensamos no impacto que ele terá sobre os indicadores sociais e econômicos locais.
A região do litoral sul da Bahia ainda sente os efeitos negativos do declínio da lavoura cacaueira. A participação de Ilhéus e Itabuna na economia baiana caiu de 5,3%, em 1999, para 3,1%.
Como em toda crise econômica, o maior ônus recai sobre os mais pobres, o que provocou um grande êxodo rural, que se assentou em um cinturão de ocupação irregular nos arredores das duas cidades.
O risco e o dano ambiental são questões inerentes a esses assentamentos, principalmente em Ilhéus, onde 34,5% dos domicílios não têm acesso à rede de esgoto.
Estamos diante de uma situação em que instalar novos empreendimentos geradores de emprego e renda, com impactos ambientais calculados e controlados, é a melhor forma de cuidar do meio ambiente local. O mesmo vale para o turismo, pois não há como se pensar em turismo sustentável em uma paisagem em que grande parcela da população vive em condições de pobreza.
Como o Brasil deve defender em junho na Rio+20, a visão de desenvolvimento nas nações emergentes precisa colocar lado a lado a preservação dos recursos naturais e o combate à miséria, de modo que a população tenha alternativas de trabalho e moradia em condições dignas e sustentáveis.
RUI COSTA, 49, é economista, deputado federal licenciado (PT-BA) e secretário chefe da Casa Civil da Bahia. (Folha de São Paulo)

10.4.12

Acidente na Subestação Moxotó/BA deixa parte de Paulo Afonso sem energia.

O barulho da explosão foi tão forte que pessoas ouviram no centro da cidade. Outras chegaram a afirmar que viram um clarão nos céus. E neste momento, funcionários da Empresa Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco estão fazendo uma vistoria pela linha de transmissão na tentativa de encontrar o que causou o problema.
Da Avenida Apolônio Sales em direção ao Bairro Centenário, toda está área ficou sem energia. E segundo pessoas ligadas a empresa, o trabalho deve acontecer durante toda a noite. Indicando que só pela manhã deverá voltar a energia as residências.

Justiça pauloafonsina ainda não fez a nova Intimação ao Prefeito Anilton Bastos.

Enquanto isso, o tempo voa.
Quando em 02 de abril os aprovados no Concurso Público da cidade ficaram sabendo que um Oficial de Justiça teria cometido o erro de entregar a Intimação, que o prefeito Anilton era o destinatário, foi dito pelo advogado dos mesmos que na segunda-feira 09, seria feito outro, e que dessa vez não haveria engano.
Mas eis que já estamos em plena terça-feira e ate o momento não foi feito o documento. Pior, segunda informações, esta intimação “poderá ser feita ate o final da semana”. Mas não ira acontecer. E se isto ocorrer, precisará da assinatura do juiz que está com o caso.
Resignados ao que vem acontecendo, só resta aos 1.800 aprovados no concurso e que tem o direito de assumirem suas funções, esperar. Outros já acham que seria o momento de radicalizar. Mas nada mostra que isto venha a ocorrer por estes dias, já que há um silêncio muito grande dos diretamente beneficiados. E um ainda maior dentro da prefeitura.

9.4.12

Hoje é Dia de Diniz.


Poucas pessoas conseguem se aproximar dele, não porque seja uma pessoa repulsiva, muito pelo contrario. Por ser verdadeiro em suas palavras, o meu amigo Antônio José Diniz consegue com que as poucas pessoas que convivem com ele, o entenda profundamente. Eu me digo ser uma dessas.

Conheci Diniz na minha infância, mas só vim a ter contato pessoal com ele muitos anos depois. E talvez ele nem se lembre, mas vou contar 3 fatos que mostram a personalidade desse cara.

1 – Após a greve da Chesf em que o Sindicato foi invadido, nós os estudantes precisávamos de um espaço para falar da indignação que existia na sociedade naqueles dias de ditadura. Fui a Diniz e pedi a oportunidade de que sindicalistas e estudantes tivessem acessos aos microfones e ele prontamente se colocou a disposição. Não teve medo.

2 – Com a vinda de Lula pela primeira vez a Paulo Afonso, mais uma vez Diniz abriu a rádio e ele mesmo fez a entrevista. Quando poucos faziam isto no Brasil.

3 – Quando fui convidado por ele para trabalhar em um programa da rádio, ele foi duramente criticado pelos políticos da atual situação, chegando a receber pedidos do meu afastamento. E em uma dessas vezes, eu ouvi Diniz dizer, “você manda na Câmara, nas minhas rádios mando eu”. E foi assim que permaneci durante meses lá aprendendo muito com o meu amigo Diniz.

E hoje é aniversário dele. E eu quero prestar essa homenagem ao meu GRANDE amigo Diniz. Que Deus cuide muito de você. Parabéns.

8.4.12

Uma carta a Deus para agradecer pela saúde de Luis Inácio

Senhor Meu Deus, eu venho agora diante de Ti, agradecer ao milagre feito no Companheiro Luis Inácio. Obrigado por atender ao meu pedido e ao de tantas e tatás pessoas que, se solidarizaram para juntos pedirem que a graça fosse alcançada.
Meu querido e amado Deus, obrigado também por aqueles que estiveram cuidado do nosso Lula durante o período em que ele esteve enfermo. Que essas pessoas possam continuar a serem usadas como instrumento seu, para que muitas outras tenham o mesmo destino que teve o Cara. O senhor bem sabe que os nossos pedidos não cessão. Por isso, por favor, Meu Deus, continue a cuidar dele, para que o povo pobre continue e ter, através de Lula as Suas obras realizadas Senhor. Que a comida seja farta, que o povo pobre tenha o direito de sorrir e que os ricos possam distribuir os seus lucros. Só assim teremos uma sociedade ainda mais justa e igualitária.
Meu querido Deus, eu voltei a freqüentar templos religiosos, sigo como Lhe prometi tentando ser uma pessoa melhor para com aqueles que convivem comigo. Confesso aqui que a tarefa não é das mais simples, mas professo que estou no caminho.
Agora eu ainda te peço que continue a cuidar do Lula na caminhada a que ele está disposto a realizar pelo país. Permaneça ao lado dele Senhor, cuidando, e o encaminhando melhor ainda. Pois o povo mais humilde deste país ainda precisa do Lula Meu Deus. Senhor o ilumine para que nesta “nova vida” o Luiz Inácio possa realizar o que lhe faltou quando esteve com os destinos de todos nós em suas mãos.
Obrigado Meu Deus por tudo, obrigado por nos atender, obrigado pelo dia de hoje em minha vida e obrigado por Lula existir. Que neste domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, possamos nós pedir perdão de todos os nossos pecados e que na política renasça o sentido de justiça entre os homens.
Amém!