14.1.12

Frei Enoque renuncia ao cargo de Prefeito.

Após uma longa reunião na manhã deste Sábado, 14/01, no auditório do Colégio Agrícola em Poço Redondo, O Prefeito Frei Enoque renuncia ao cargo.

Em seu discurso, Frei Enoque exaltou o seu vice Roberto e disse que ele é a pessoa certa para dar continuidade ao seu trabalho, pedindo ao povo para aceita-lo como Prefeito e também como seu próximo candidato.

O motivo da renuncia segundo Enoque foi a Igreja. Na escolha entre um e outro ele resolveu ficar com a Igreja afirmando que é a sua família junto com o povo e é desse lado que ele pretende ficar.

Enoque falou ainda das dificuldades e de seu sucesso na administração de Poço Redondo durante Três mandatos, ressaltando dizendo que nem todos os políticos são ladrões e citou exemplos de Manoel de Rosinha e Aragão que segundo o Frei hoje eles tem menos do que quando não era Prefeito.

O Frei anunciou oficialmente para mais de 200 pessoas presentes no auditório que, só fica no comando da Prefeitura de Poço até o dia 31 de Janeiro do corrente ano e que no dia 01 de Fevereiro o seu vice Roberto Araújo assume. (Welder Ban/Soudemontealegre)

13.1.12

Não passa de especulação a candidatura a prefeito de Antônio Martins.

Oposição identifica manobra de quem quer atrapalhar um acordo.
Há alguns dias surgiu à notícia em alguns meios de comunicação local, principalmente na internet, a notícia da “candidatura” de Antônio Martins a prefeito de Paulo Afonso/BA pelo Partido Progressista. Como que em um passe de mágica, para algumas lideranças, o nome foi “plantado” com uma única finalidade, criar duvidas entre eles e dividi-los.
Identificado o problema, as mesmas lideranças chamam a atenção para as notícias que estão sendo colocadas para atacar lideres da oposição. Para eles, tudo isso faz parte de uma só campanha. É a de criar o maior número de embaraços aos mesmos. E de onde parte, “o quartel” já teria sido identificado.
Segundo o Vereador Daniel Luiz “não há nada que possa impedir a união da oposição este ano. Nós já estamos vacinados contra esse tipo de propaganda”.

Mário Junior diz que não será candidato a Prefeito em Paulo Afonso/BA.

E que o principal é ter um candidato forte da oposição.

Hoje (13) o deputado estadual pelo PP – Partido Progressista esteve em Glória, onde sua mãe é a prefeita e lá ele disse que a candidatura a prefeito na cidade de Paulo Afonso está descartada neste momento.

Segundo quem esteve ao seu lado, quando Junior foi perguntado se iria ser candidato a prefeito, ele foi firme ao negar tal postulação. “Não sou candidato. O PP tem nome, que não é o meu. Mas o que vamos discutir com a oposição é o nome mais forte para vencer as próximas eleições em Paulo Afonso”, disse o deputado.

Dessa forma, estaria se encerrando as especulações que há meses vinham acontecendo. E confirma a afirmação feita pelo seu pai durante a semana passada, no restaurante Barbacoa em Salvador. Que naquele momento deixava claro que pensa para o filho, vôos mais autos em nível de Bahia.

Concursados fazem panfletagem nas ruas de Paulo Afonso/BA.

Eles pedem a “Convocação Já!” de todos os 1.800 aprovados no concurso municipal.
Marcada para hoje, a caminhada pelas ruas da cidade em direção a Prefeitura de Paulo Afonso para pedir a “Convocação Já!” de todas as 1800 pessoas que foram aprovadas no concurso público realizado pelo município, saiu às 10h da manhã da Igreja Nossa Senhora do Socorro se resumiu a distribuição de panfletos.
No panfleto os aprovados dizem que “chegou a hora da sociedade se aliar aos concursados”. Fazem a convocação aos pauloafonsinos para que os apóie, já que estudaram, fizeram e foram aprovados no concurso. Fiscalizado por várias entidades, dentre elas a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil e pelo MP – Ministério Público local. Que disseram a época não te havido nenhuma irregularidade no mesmo. E foi uma ação do mesmo MP que julgada pelo Superior Tribunal de Justiça deu ganho de causa a todos. Mandando o prefeito admitir os aprovados e demitir todos os que ocupam suas vagas atualmente.
A comissão que vem conduzindo o trabalho de mobilização e os vereadores que fazem oposição ao prefeito Anilton Bastos, afirmam que o mesmo vem desafiando a Justiça Brasileira. Essa afirmação se baseia, segundo eles, porque, derrotado por duas vezes no Tribunal de Justiça da Bahia, não cumpriu ate o momento a decisão da corte. Sempre usando artifícios para protelar “o inevitável”.
A comissão dos aprovados promete continuar unida e mobilizando a todos. Eles discutem atualmente qual a maneira mais drástica a ser tomada para que a justiça, o prefeito, a sociedade e o Brasil possam saber o que vem acontecendo aqui em Paulo Afonso.

12.1.12

PMDB e DEM amigos para sempre.


Lista com o nome de todos os aprovados no concurso de Paulo Afonso/BA.

Com a possibilidade da convocação agora em fevereiro de todas as pessoas aprovadas no concurso público da Prefeitura de Paulo Afonso na Bahia. Aqui está a lista oficial com o nome de todos e a classificação para os cargos.
Espero estar dando uma contribuição, tanto aos aprovados quanto a própria prefeitura que pode não ter em mãos a real situação.
E se em fevereiro, como todos os aprovados esperam, forem convocados, eu quero o meu picolé de limão que apostamos.
Clique aqui e vá à lista oficial.

11.1.12

Encontro das familias com Deus na Igreja Adventista.


Aprovados no Concurso de Paulo Afonso/Ba emitem nota.

A Comissão dos concursados da Prefeitura de Paulo Afonso agradece a todos os que participaram da reunião realizada ontem , no SINERGIA. Ficamos felizes ao notar que ainda há tanto interesse dos pauloafonsinos em relação a nossa nomeação.
É para tanto que temos nossa próxima mobilização marcada para a próxima Sexta-feira , pela manhã, em frente a Igreja Perpétuo Socorro, a fim de mostrar novamente ao gestor da cidade que seus atos ao longo desses anos de governo atrapalhado tem prejudicado tantas familias pauloafonsinas e não estamos esquecidos.
Portanto , companheiros, rumo à vitória.
Daniele Rodrigues.

Bira Corôa parabeniza delegada por aplicação de lei.

O deputado Bira Corôa (PT), presidente da Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo estadual, parabenizou a atitude da delegada Elza Bonfim em ter agido de acordo com a lei ao flagrar ato de racismo em um supermercado de Salvador. Na última sexta-feira (6), a delegada deu voz de prisão a uma cabeleireira que ofendeu a operadora de caixa do estabelecimento, chamando-a de “preta e burra”.

Em ofício encaminhado com cópia para o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Paixão, o parlamentar disse que atitudes como a de Elza precisam ser destacadas e divulgadas para promover uma reflexão na sociedade. Bira Corôa reforça que a ofensa sofrida pela trabalhadora não se apaga facilmente, mas a atitude da delegada “contribui para diminuir o sentimento de impunidade e promover o combate a práticas de intolerância e preconceito racial”.

A lei 2.848, em seu artigo 140, determina para crime de injúria – com a utilização de elementos referentes à cor, raça ou etnia – uma pena que varia de um a três anos de detenção e multa.

A BAHIA TEM ALGO MAIS!


Saiu o resultado da 1ª etapa do processo seletivo para guia ambiental mirim em Piranhas/AL.

A Prefeitura Municipal de Piranhas/AL, inscrita no CNPJ sob o Nº 12.225.546/0001-20, torna público o resultado da 1ª Etapa do processo seletivo, para preenchimento de 06 (seis) vagas de Aprendiz (Guia Ambiental Mirim) do Parque Ecológico Pedra do Sino.
Os Classificados deverão comparecer a Secretaria Municipal de Pesca e Meio Ambiente entre os dias 10 e 13 de janeiro de 2012, das 08h às 12h e das 13h às 17h munidos de documentos solicitados no edital.
1. Aline de Oliveira (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
2. Dalbert de Freitas Pereira (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
3. Daniela Silva Feitosa (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
4. Débora Ferreira de Lima (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
5. Hélio Júlio Lima (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
6. Janerson Luiz Ponciano da Silva (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
7. João Vinicius Ventura Acioli (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
8. Lucas Vinícius dos Santos (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
9. Mamupirag de Oliveira Trajano Filho (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
10. Maria Damina Rodrigues Araújo (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
11. Pedro Henrique Silveira Teixeira (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes)
12. Roberta dos Santos Rodrigues (Esc. Mun. Profa. Ivan Fernandes). (Ascom/Piranhas)

Eleitos os novos nomes Conselho Tutelar de Abaré, Chorrochó e Macururé/BA.

Foram realizadas no último domingo (08), as Eleições Diretas para a escolha dos 05 membros e suplentes do Conselho Tutelar dos Municípios de Abaré, Chorrochó e Macururé. A eleição aconteceu de 08h às 17h.

A apuração dos votos de Abaré foi realizada na manhã desta segunda-feira (09) no Fórum Drº Olinto Lopes Galvão, na Comarca de Chorrochó, sob acompanhamento da Promotora de Justiça de Chorrochó Drª Ana Patrícia.

Abaré, os conselheiros eleitos foram Junior com 894 votos, Albani com 818 votos(reeleita), Erineide com 686 votos(reeleita), Rozânia com 677 votos, Sirlene 656 votos.

Total de votos apurados 1.664, Brancos 06 e Nulos 16.

Chorrochó: Os conselheiros eleitos foram Josivânia com 434 votos, Regiane 187 votos, Maria Cleonice 180 votos(reeleita), Fabiana 179 votos, Charles 162 votos.

Total de votos apurados: 2.576; Brancos: 36; Nulos: 68.

Macururé: As eleições para conselheiro tutelar do município vão ser investigadas e provavelmente serão anuladas pelo Ministério Público devido a várias denuncias de irregularidades na votação,ainda será divulgada uma nova data para as eleições de conselheiros tutelares de Macururé.

Os eleitos serão nomeados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, em sessão solene,local e data a ser publicado. (Grande Rio)

Acidente e mortes na BR-116.

Duas pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas em um acidente na BR-116, próximo à cidade de Tucano, a 252 quilômetros de Salvador. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor de uma veículo de modelo Fiat/Strada perdeu o controle e bateu no fundo de um Celta/Chevrolet deixando duas pessoas mortas.

O acidente aconteceu por volta das 17h20 desta terça-feira (10) no km 262,4 da rodovia. Segundo a PRF, Cleide Selma de Jesus, 40 anos, e Cláudio da Conceição, 27 anos, estavam sentados nos bancos de trás do Celta sem o cinto e morreram com o impacto da batida.

Os outros ocupantes do veículo Valdenilson Ferreira dos Santos, Edvaldo Santos Silva, 26 anos, e Valdeniro Santos de Jesus, 15 anos ficaram feridos e foram encaminhados para o hospital municipal de Ribeira do Pombal. O condutor do Strada, Jaelson de Almeida Luís, 38 anos, também ficou ferido e foi levado para o hospital municipal de Euclides da Cunha. (Correio da Bahia)

Racismo na Bahia. Mulher é presa em supermercado.

Uma Verdade Inconveniente.

Não existe obra nenhuma sendo construída em Salvador, sede da Copa de 2014, além do Estádio. Fico me perguntando: como as pessoas vão chegar ao estádio? Como vai ficar o acesso ao Dique e pelo Dique do Tororó? A Estação da Lapa vai ficar do mesmo jeito? E vai ter segurança? E as pessoas vão conseguir ir de carro ao Estádio? Enfim... elabore você mesmo algumas perguntas, e se pergunte se já existem respostas visíveis.

O pior de tudo, no final, é essa cultura gerada do "para 2014...". Salvador é uma cidade que urge soluções, e não dá para esperar para a Copa. Por isso, o Salvador PráJá! está lançando a campanha "#Salvador Dois Mil e Já! - Não deixe para 2014, o que tem de ser feito Agora!"

Por exemplo...

Eu tenho certeza que o Metrô já está pronto. Mas a última notícia é que só será inaugurado no segundo semestre. Sintomaticamente, em um ano de Eleições Municipais, que ocorre de Junho a Outubro (ou provavelmente Novembro, no caso de Salvador com segundo turno). Isso não lhes sugere algo?

Leia mais no Blog Salvador Prá Já. http://www.salvadorpraja.com.br/

Juiz Ladrão!


Caberá mais um último recurso ao Prefeito Anilton contra os concursados.

Esse é o entendimento do advogado das pessoas que querem assumir os postos de trabalho.
Ontem (10) ao dar as explicações aos concursados, sobre qual o processo que teria ganho a causa no STF – Superior Tribunal Justiça e quais as providências que ainda podem ser tomadas, o advogado Celso Pereira disse que ainda caberá, coso o prefeito Anilton queira um último recurso. Mesmo sabendo que não obterá êxito.
As mais de 500 pessoas que passaram pelo Sinergia, também foram informadas de que a ação que deu o ganho de causa foi a proposta pelo Ministério Público local. Que neste caso manda o prefeito convocar imediatamente, assim que for notificado, todos os aprovados no concurso e demitir todos os terceirizados que estão ocupando as vagas temporariamente.
Diante de todos que lá estavam Celso disse que, “existe mais um ato, que nós chamamos no direito de agravinho, um agravo regimental”. Que se o prefeito (município) se julgar prejudicado pela decisão do presidente do supremo, terá cinco dias após a publicação no diário oficial, que deve ocorrer no primeiro dia de fevereiro. Ele poderá pedir para que a decisão seja apreciada pela corte especial do tribunal composta por doze juízes. Caso isto ocorra, a apreciação ocorrerá na primeira seção do pleno. E após isso, só restará ao prefeito cumprir a decisão, segundo Celso Pereira.

10.1.12

A BAHIA TEM ALGO MAIS!


Instalado o Conselho de Comunicação da Bahia.

Representantes do Conselho de Comunicação Social da Bahia, o primeiro a ser criado no Brasil, tomaram posse nesta terça-feira (10), em solenidade no auditório do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo, com a presença do governador Jaques Wagner.

"O que a gente fez foi regulamentar o artigo 277 da Constituição Baiana, que prevê essa interação e o direito à informação da sociedade", afirmou o governador.

Segundo ele, o Conselho foi criado a partir da Conferência Estadual de Comunicação. "A sociedade civil elegeu os seus membros que hoje estamos aqui dando posse. Eu entendo que comunicação e informação são elementos fundamentais de uma verdadeira democracia amadurecida como é a do Brasil".

O Conselho tem caráter consultivo e deliberativo, é composto por 27 representantes, sendo sete do poder público e 20 da sociedade civil, e presidido pelo secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida. O órgão tem como objetivo planejar e elaborar políticas públicas voltadas para a comunicação no estado.

Primeiro órgão do gênero, o Conselho constitui-se num espaço onde os movimentos sociais, empresários e o governo do Estado têm para discutir os problemas de comunicação na Bahia. "Vamos pautar o debate do fortalecimento do mercado de comunicação para que seja possível gerar mais empregos e apresentar conteúdos regionais, preservando a nossa identidade cultural", informou Almeida.

Os representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho foram eleitos no dia 25 de novembro, em votação realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). (Secom/BA)

Política não é algo para se brincar.

A coluna Raio Laser do Jornal Tribuna da Bahia mostrou uma fala do Ministro das Cidades Mário Negromonte, onde ele afirma que seu filho Júnior não será candidato a Prefeito em Paulo Afonso na Bahia.
Segundo a informação da coluna, Mário teria dito que Júnior “Não. Ele será candidato a governador futuramente”, risos. “Estou brincando. Ele vai ficar aqui por que teve mais de cem mil votos. Então, precisa ficar aqui mais próximo. Nós temos vários nomes lá e estamos analisando”.
Para os que estão apostandona divisão das oposições em Paulo Afonso, essa é mostra de que possivelmente só existiram mesmo duas candidaturas nas próximas eleições. Anilton X Oposição!

Recorde em 2011 em apostas nas loterias.

As apostas dos brasileiros bateram recorde no ano passado e fizeram as loterias operadas pela Caixa Econômica Federal registrar a maior arrecadação anual da história. De acordo com dados divulgados hoje (9) pelo banco, as apostas somaram R$ 9,73 bilhões no ano passado, crescimento de 10,5% em relação a 2010.

Pelo quarto ano seguido, a Mega Sena foi a loteria que mais arrecadou. Em 2011, o volume de apostas na Mega Sena atingiu R$ 4,6 bilhões, valor 16% maior superior ao registrado em 2010.

Apenas em dezembro, o volume de apostas chegou a R$ 1,37 bilhão, a maior venda mensal da história das loterias operadas pela Caixa. A edição especial de fim de ano da Mega Sena, chamada de Mega da Virada, registrou dois recordes em um único concurso: no volume de vendas, que somou R$ 549,3 milhões, e no total de bilhetes emitidos, que atingiu 88 milhões.

De acordo com a instituição financeira, a criação de modalidades de loterias impulsionou o recorde. O banco destacou a Quina de São João, concurso especial nos mesmos moldes da Mega Sena da Virada (em que o prêmio não acumula), e da Loteria Instantânea de Bens, que passou a distribuir casas, carros e motos, além da premiação em dinheiro.

Para 2012, a Caixa espera que as apostas aumentem com o sistema que permitirá a realização de jogos pela página da Caixa na internet www.caixa.gov.br, previsto para entrar em vigor ainda no primeiro semestre. A instituição também pretende implementar neste ano um sistema que permitirá a realização de apostas em conjunto, conhecidas como bolão, com a distribuição de um recibo com a quota de participação de cada jogador.

Cultura amplia em mais de R$ 270 milhões recursos para o setor em 2012.

Com um dos menores orçamentos da Esplanada dos Ministérios, o Ministério da Cultura informou que terá este ano mais recursos do que em 2011. O ministro interino da Cultura, Vítor Ortiz, disse à Agência Brasil que a expectativa é de um total de pouco mais de R$ 2 bilhões. No ano passado, a pasta obteve R$ 1,7 bilhão executado (utilizado). Para ele, o salto orçamentário foi gerado pelo fato de 99% do programado para 2011 terem sido utilizados.

“É, sem dúvida alguma, um dos melhores resultados do governo [no que diz respeito à execução orçamentária]. Também representa um medidor de eficiência de gestão, o que nos capacita a receber cerca de R$ 270 milhões a mais neste ano”, disse Ortiz.

O total bruto de R$ 2,3 bilhões previstos para 2012, segundo o ministro, não inclui os recursos da Lei Rouanet (de incentivo à cultura) – que permite que pessoas físicas ou jurídicas apliquem parte do Imposto de Renda em ações culturais.

A aplicação do orçamento do Ministério da Cultura para 2012 já está definida, com uma série de prioridades. Pelo menos 400 praças de esporte e cultura serão construídas em todo o país, a leitura ganhará incentivos com programas específicos e serão ampliados os investimentos em artes visuais, dança, teatro, música, além de melhorias na infraestrutura das casas de espetáculos.

Até o fim do mês, o ministério envia para a Casa Civil o projeto referente ao programa Livro Popular cuja proposta é adotar medidas que levem ao barateamento do preço do livro, que deve ficar em torno de R$ 10,00. O projeto deve envolver bibliotecas, editoras e as parcerias dos governos federal e estadual. Ao mesmo tempo, serão lançados programas de incentivo à leitura.

Também está em fase de elaboração o programa Economia Criativa. Nele, os investidores terão informações sobre como investir em cultura, gerar lucros e valorizar o potencial da economia brasileira.

Paralelamente, em parceria com os estados, serão construídos e reformados teatros em todo o país. Os investimentos iniciais são para a construção do Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), no Rio Grande do Sul, e das restaurações dos prédios do Teatro de Natal, no Rio Grande do Norte, e do Teatro Brasileiro da Comédia, em São Paulo.

Os projetos organizados pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a ampliação de pontos culturais inseridos no Plano Nacional de Cultura – que reúne 53 metas a serem executadas até 2020 – e a divulgação de editais para a implementação de trabalhos de artes visuais, teatro, música, fotografia e dança também estão na relação das prioridades do governo até o fim deste ano. (Graça Adjuto/Agência Brasil)

ACIDENTE NA BR 116 ENTRE MACURURÉ E CHORROCHÓ DEIXAM 05 FERIDOS.

Ontem (09) pela manha houve um acidente envolvendo uma carreta de placa traseira HUZ 5307 da cidade de Fortaleza no ceará e um carro de passeio Siena placa GOL 9823 de São Paulo/SP. O ocorrência deixou cinco pessoas feridas à altura do quilômetro 60 da BR 116, no povoado do Silva próximo ao Posto Mar.
No momento da colisão o motorista foi arremessado para fora do veículo ficando em estado gravíssimo, os outros quatros ocupantes tiveram lesões de natureza leve/grave como dano em coluna, cortes profundos em braços e pernas.
Os feridos foram socorridos no local. Três deles foram encaminhados para o hospital Orminda Almeida Gonçalves em Macururé em uma Viatura da Policia Militar, e os outros dois encaminhados para Petrolina em ambulância de emergência da cidade de Chorrochó. (Sertão Afora)

9.1.12

A candidatura a prefeito de Joseph em Juazeiro na Bahia.

“Qualquer filiado pode ser candidato, mas terá que unir as bases”. Jonas Paulo.

Com o anuncio de que seria candidato a prefeito da cidade de Juazeiro onde já o foi. Joseph Bandeira assume um confronto direto com a posição do partido no estado, que prefere estar no palanque do atual prefeito Isaac Carvalho do PCdoB. Tudo em uma estratégia estadual que comunga com o PT nacional. As eleições em 2012 serão as prévias do que poderá vir a acontecer em 2014 para presidente.
Com a nomeação de um nome do PSB de Lidice da Mata para a diretoria da 6ª SR Coodevaf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e a saída de Ana Angélica, indicada por Joseph o clima ficou tenso na política estadual entre Jonas Paulo, presidente do PT Estadual que segundo Bandeira, seria o responsável por isso.
Segundo uma fonte, desde junho de 2011 que o ex-prefeito sabia que haveria essa mudança. E que indicaria um nome para o Dnocs - Departamento Nacional de Obras Contra as Secas. Ainda segunda a pessoa, ele ate o momento não enviou esse nome para ser nomeado.
Com o clima de crise, Joseph diz que será candidato, indo frontalmente contra o que deseja o diretório estadual do PT. Em conversa com a redação do Notícias do Sertão, Jonas Paulo disse não ser contra a candidatura de Bandeira, mas que qualquer uma deve ser construída pelas bases. Chegou a falar que “a candidatura deve ser para o PT e não para Geddel ou quem fez a campanha de Paulo Souto”. Isso porque o ex-prefeito andou falando que “O ex-ministro é uma pessoa muito querida e está disposta a nos apoiar.” Este talvez tenha sido o movimento mais errôneo dessa disputa do lado de Joseph. Deputados e militantes não gostaram nada de ler isso na imprensa.
“Os deputados não são maiores que o Partido” disse Jonas diante do fato de Bandeira hoje está deputado federal pelo PT. Mas o presidente reafirmou algumas vezes durante a conversa, de que não quer briga com Bandeira, mas todos sabem que não somos uma legenda que alguém manda nela. E se alguém quer se viabilizar eleitoralmente, deve antes aglutinar as bases e ter maioria e estar alinhado com o que é definido pelo partido. Que neste caso, se Joseph se viabilizar eleitoralmente, não poderá andar cantando loas a opositores do Governo estadual ou não verá o governador em outro palanque, mesmo ele sendo do mesmo partido.
Nós tentamos falar com Joseph por telefone, mas os números dos dois celulares estavam fora de área e o de sua residência não atendeu as nossas ligações, para que ele pudesse dar a sua versão dos fatos.

Conselho de comunicação social será instalado amanhã na Bahia.

O governador Jaques Wagner dá posse aos 27 conselheiros e instala o Conselho de Comunicação Social do Estado da Bahia, nesta terça-feira (10), às 9h, no auditório do Ministério Público Estadual (MPE), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A Bahia é o primeiro estado do país a ter um Conselho de Comunicação Social.

Previsto na Constituição Estadual de 1989, o conselho foi regulamentado com a Lei 12.212, de 4 de maio de 2011, de autoria do Poder Executivo, atendendo reivindicação da sociedade civil, expressa nas resoluções da Conferência Estadual de Comunicação, realizada pelo atual governo em 2008.

O objetivo do conselho é auxiliar o governo na elaboração de políticas públicas de comunicação e a sua composição atende as recomendações da Conferência de Comunicação, sendo sete representantes do governo e 20 da sociedade civil, divididos, equitativamente, entre setores empresariais e movimento popular.

A eleição dos representantes da sociedade civil foi 25 de novembro de 2011, na Fundação Luis Eduardo Magalhães, com a participação de mais de 60 entidades e em clima de consenso. (Ascom/BA)

Restaurante Karranca em Canindé/SE pega fogo.

Na noite do último domingo, 8, um restaurante flutuante, localizado no município de Canindé do São Francisco foi destruído por um incêndio. A informação foi confirmada por meio da secretária de Cultura e Turismo, Silva Oliveira. O restaurante fica às margens do Rio São Francisco, local freqüentado por turistas.
Segundo a secretária de cultura e turismo somente no domingo, 8, o restaurante recebeu 1200 turistas. Apesar da destruição, Silvia Oliveira diz que o estabelecimento voltará a funcionar nesta terça-feira, 10.
Através de uma rede social a secretária lamentou a ausência de uma unidade do Corpo de Bombeiros na região. “Infelizmente em Canindé de Sao Francisco não tem unidade do Corpo de Bombeiros. Funcionários do Karrancas apagaram o fogo”, disse Silvia. (Kátia Susanna/FazAju)

PSDB entra com representação contra RBN em Paulo Afonso/BA por uso politico.

Excelentíssimo Senhor,

Promotor da 84ª Zona Eleitoral,

Ministério Público Eleitoral,

Paulo Afonso, BA.

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com endereço constante no rodapé, onde recebe citações e intimações, por meio de seu Presidente Municipal, ao final assinado e, no uso de suas atribuições, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, apresentar REPRESENTAÇÃO acerca dos acontecimentos que passa a relatar e expor:

DOS FATOS

O secretário municipal de saúde desta cidade, Senhor Luiz Aureliano de Carvalho Filho, utilizou-se do espaço concedido – diga-se de passagem, corriqueiramente - pela Rádio Bahia Nordeste - AM, sediada neste município, para promover campanha eleitoral antecipada, sugerindo de forma latente, que o atual prefeito “seria a melhor opção para a população”, propagando suas supostas obras e realizações, e inclusive citando o número a ser utilizado na campanha de reeleição do já citado prefeito/candidato.

CABE APURAÇÃO AINDA, DE SUPOSTA COLABORAÇÃO DA CITADA RÁDIO, pois a mesma REPRISOU em outras oportunidades as declarações do secretário, SEM SUPRIMIR AS LATENTES REFERÊNCIAS.

Cumpre-me trazer à baila, que outros órgãos da imprensa local divulgaram o fato, como se pode confirmar através das matérias anexas a esta.

Eram os acontecimentos a relatar.

DO PEDIDO

Ante o exposto, requeiro a Vossa Excelência a apuração dos fatos supracitados, INCLUSIVE COM A REQUISIÇÃO DAS GRAVAÇÕES PERTINENTES, e se confirmadas as irregularidades, QUE SEJAM TOMADAS AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS EM DESFAVOR DOS RESPONSÁVEIS E DO BENEFICIÁRIO, no caso o Senhor Prefeito, Anilton Bastos Pereira.

ANEXOS:

Documento 1 (matéria publicada no site: www.noticiasdosertão.com.br).

Documento 2 (matéria publicada no site: www.ozildoalves.com.br).

Paulo Afonso - BA, 31 de dezembro de 2011.

Adelmar Martorelli Cavalcanti

C/C ao Gabinete do Ministro de Estado das Comunicações.

C/C ao Dep. Antonio Imbassahy – 1º Vice-Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

C/C ao Procurador Geral de Justiça da Bahia.

Portaria no Diário Oficial com novas regras para o ProUni 2012.

A cinco dias do início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) – que se destina a conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior –, o Ministério da Educação publicou hoje (9) portaria, no Diário Oficial da União com as regras do processo seletivo. As inscrições serão feita, de 14 a 19 de janeiro. Clique aqui para ir ao endereço.
De acordo com o documento, para concorrer à bolsa, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011 e obtido nota mínima de 400 pontos. Também é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola pública. Caso o candidato tenha passado tanto por instituições públicas quanto privadas, é necessário provar que teve bolsa integral para cursar o ensino particular.
Para a pré-seleção, a análise será feita da maior para a menor nota. Mas a vaga só estará garantida após participação e aprovação nas fases seguintes do processo. As instituições de ensino superior cadastradas deverão divulgar o número de bolsas para cada curso e turno oferecidos.
A portaria define ainda que professores da rede pública também podem se inscrever no ProUni. Porém, estão autorizados apenas a pleitear bolsas em cursos de licenciatura e pedagogia. O objetivo do governo é incentivar o aperfeiçoamento dos profissionais de educação, sobretudo, os que estão em sala de aula.
As bolsas integrais contemplarão os candidatos que tenham renda inferior a um salário mínimo e meio (R$ 933). Para quem tem renda até três salários mínimos (R$ 1.866), podem ser concedidas bolsas de 25% a 50%. Os indígenas, negros, pardos e pessoas com deficiência devem pleitear bolsas referentes a ações afirmativas, segundo a portaria.
Estudante de direito no Centro Universitário UDF, em Brasília, Heitor Cristian Pereira Kalil, de 18 anos, disse que o ProUni o ajudou a chegar ao ensino superior. “A maior parte das pessoas que eu conheço não conseguiriam fazer faculdade se não fosse o ProUni. Eu, por exemplo, não posso pagar um curso que custa R$ 1,3 mil por mês. O ProUni que me ajuda a realizar um sonho”, disse o universitário. (Talita Cavalcante/Agência Brasil)

FALECE EX-PREFEITO DE JEREMOABO.


Faleceu na tarde ontem na cidade de Aracaju, o ex-prefeito de Jeremoabo João da Silva Varjão, conhecido como João Ferreira, que tinha. O corpo de João chegou à cidade de Jeremoabo na noite de ontem, sendo velado no prédio da Câmara Municipal de vereadores até às 11:00 da manhã de hoje (09.01). O corpo será enterrado ainda na tarde hoje no cemitério do Povoado Brejo Grande, local de nascimento de João.
João Ferreira que era nascido na zona rural do município de Jeremoabo, no Povoado Brejo Grande eteve um amplo currículo na política Jeremoabense. Foi vereador de 1977 a 1981, tendo como prefeito João de Carvalho Sá; vice-prefeito de 1982 a 1988, tendo como prefeito José Lourenço de Carvalho; foi eleito prefeito de Jeremoabo pelo PMDB, de 1989 a 1992; vice-prefeito de Spencer José de Sá Andrade, de 2005 a 2008. Recentemente, exerceu o cargo de secretário municipal de Infraestrutura, mas precisou se afastar por problemas de saúde.
Como herança política, João Varjão deixa para os filhos os seguintes cargos: como atual vice-prefeito, Pedro Bonfim; como vereador Manoel Bonfim (Manú) e como secretário municipal de Infraestrutura João Vicente.

Uneb vai ganhar residência estudantil; biblioteca será ampliada em 150%.

O Campus XXIV da UNEB, em Xique-Xique, abre o ano de 2012 planejando grandes ações. A administração central da universidade vai investir na unidade cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura e aquisição de novos equipamentos.

Entre as obras previstas para este ano, a ampliação da biblioteca local − que terá sua capacidade de usuários aumentada em 150% − é uma das prioridades.

“Serão construídos novos gabinetes para estudo individual, saltando de 200 para 500 o número de pessoas que poderão utilizar as instalações diariamente”, pontuou João Rocha, diretor do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus.

João afirma que este ano também serão finalizadas a construção do anfiteatro − com capacidade para 300 pessoas e inauguração prevista para março − e a primeira residência universitária do campus.

“A residência vai beneficiar diretamente cerca de 60 estudantes carentes”, sinalizou o diretor, ressaltando que o terreno de 400 metros quadrados onde está sendo construída a casa estudantil foi doado pela prefeitura de Xique-Xique.

João Rocha informou ainda que o curso de engenharia de pesca, criado no ano passado, será contemplado com mais dois laboratórios.

Novos cursos: engenharia ambiental e ciências da natureza
O departamento planeja também para 2012 a criação de duas novas graduações: o bacharelado em engenharia ambiental e a licenciatura em ciências da natureza.

Os projetos dos cursos já foram encaminhados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UNEB para avaliação e devem ser apreciados pelo Conselho Universitário (Consu) da universidade no segundo semestre deste ano.

“Temos um grande déficit de professores de física, biologia e química na região. A criação da licenciatura em ciências da natureza vai suprir essa demanda, qualificando docentes para lecionarem nessas áreas. Já o curso de engenharia ambiental visa formar profissionais aptos a desenvolverem ações que contribuam com projetos de revitalização do Rio São Francisco”, explicou o diretor João Rocha.

O bacharelado conta com o apoio da prefeitura municipal e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codesvasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

De acordo com o diretor, as novas graduações vão utilizar a mesma estrutura física do curso de engenharia de pesca, que conta atualmente com quatro laboratórios, cinco salas de aula e oito hectares com tanques-rede para pesquisa.

“Todo o planejamento tem sido feito em função da estrutura que já possuímos aqui no departamento. A estratégia é otimizar a utilização dos nossos recursos, agilizando a realização de novos investimentos”, explicou o diretor.

2011: área de convivência e ampliação do laboratório de informática
No ano passado, o Campus XXIV tocou diversos projetos, que demandaram investimento de R$ 1,6 milhão, proveniente da administração central e da prefeitura municipal.

Exemplo disso foi a criação do curso de engenharia de pesca, que representou um importante avanço para a região de Xique-Xique, banhada pelos rios São Francisco, Verde e Grande, configurando-se na maior bacia pesqueira de peixes nativos do Velho Chico.

Para a implantação da graduação, o departamento contou também com o apoio da prefeitura de Xique-Xique e da Codevasf, e das secretarias estaduais do Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Além das intervenções para garantir a qualidade do novo curso, o departamento inaugurou uma área de convivência com três quiosques, ampliou de 30 para 50 usuários a capacidade do laboratório de informática e adquiriu acervo bibliográfico para os cursos de engenharia de pesca e de letras e para as licenciaturas oferecidas por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).
“O ano de 2011 foi muito produtivo para o nosso campus também no que diz respeito a atividades acadêmicas, a exemplo do congresso internacional Xirê das Letras, que reuniu cerca de mil pessoas de várias nacionalidades para discutir literaturas e línguas africanas”, lembrou João Rocha.

O campus, que conta com 500 estudantes matriculados e dispõe de uma infraestrutura com 11 salas de aula, sete laboratórios e biblioteca com acervo de quatro mil exemplares, oferece atualmente as licenciaturas em letras com língua portuguesa e literaturas, pedagogia, geografia e história, além do bacharelado em engenharia de pesca. (Ascom/Uneb)

Em Paulo Afonso o Ifba oferece biblioteca à sociedade.

O IFBA, Instituto de Educação Tecnológica da Bahia, campus de Paulo Afonso, conta com uma ampla e confortável biblioteca que está em expansão. No acervo, seis computadores de última geração à disposição dos pesquisadores.

O uso da biblioteca está estendido para toda a comunidade pauloafonsina das 8h às 20:30h de segunda à sexta-feira. Regras básicas de convivência devem ser observadas como o uso adequado da indumentária (não será permitida a entrada de pessoas de shorts ou bermudas).

O pleno acesso aos livros e computadores está assegurado embora ainda não seja possível o empréstimo dos mesmos. Este é mais um serviço oferecido pelo IFBA à nossa cidade. (Acom/Ifba)

É preciso democratizar a Cultura na Bahia!

O musico e compositor Jorge Papapá postou um pequeno texto em uma das redes sociais que faz parte, o facebbok. Ele chama a atenção para o que vem acontecendo já há algum tempo na mídia baiana, quando só “os mesmos” conseguem espaço para divulgar seus trabalhos.
Vejam o texto:
"Não é admissível que todos os jornais e revistas de grande circulação da Bahia, destaquem fotos e matérias com os mesmos (artistas) durante o ano inteiro. Tenho assinatura de dois jornais da Boa terra e posso afirmar que em todas as edições constam matérias com os mesmos artistas. Dando a impressão que só eles produzem e que só eles são bons ao ponto de merecer visibilidade. Nada contra esses artistas! É preciso deixar bem claro que vivemos numa sociedade que pretende cada vez mais possibilitar oportunidades. O mais justo a fazer é permitir que outros também possam ocupar esses espaços. Uma vez que são muitos na Bahia. Convoco todos os artistas a entrar nesta discussão. E VIVA A MÚSICA DA BAHIA!!!.”
Jorge é daqueles que ainda se emociona com coisas assim. Ele vem postando dezenas de vídeos na rede social mostrando velhas e novas canções, antigos e novos artistas de musicalidades excepcionais.
Militante de esquerda desde os tempos em que segurava bandeira em atos de ruas contra a ditadura, junto com muitos desses que ele vem defendendo, Jorge e muitos mais muitos mesmo, foram colocado a margem com a chegada dos “companheiros” ao governo da Bahia. Agora vê “os mesmos” artistas de governos. Aqueles que, entra governo e sai governo, de direita ou de esquerda, e conseguem todo o apoio das secretárias de Cultura e Turismo. Enquanto que a massa de gente que cria e faz a arte da Bahia, na capital e no interior, se sente abandonada.

Delísio Prefeito de Abaré/BA foi recebido com festa.

No sábado(07), o Prefeito eleito do Município de Abaré-Bahia, Delísio Oliveira da Silva foi recebido com festaos em sua cidade. A comemoração é atribuída a liminar deferida pelo Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lawandowisk, que deteminou o retorno imediato do prefeito e do vice-prefeito Manoel Campos ao cargo.

Para Lewandowski a concessão da liminar fez-se necessária, tendo em vista que “desde o afastamento do prefeito eleito, três vereadores já assumiram a titularidade da prefeitura, com a possibilidade de assunção ao cargo pelo quarto vereador”. “Impressionam, portanto, na espécie, as múltiplas e indesejáveis alternâncias no comando do Executivo que lançam o Município de Abaré em um gravíssimo quadro de instabilidade político-administrativa provocado pelo deficit de legitimidade democrática daqueles que, embora eleitos para o Legislativo, alternam, sucessivamente, na chefia do Executivo local”, relata o presidente do TSE.

Ao analisar o caso, o ministro Lewandowski, destacou diversas decisões proferidas no processo, tanto no âmbito da Justiça Eleitoral baiana (apesar de ter sido cassado pelo TRE-BA, eles haviam sido absolvidos em primeira instância, pelo juiz eleitoral), quanto no próprio TSE (decisão da ministra Nancy Andrighi, posteriomente cassada, havia autorizado a permanência no cargo), de que “as ‘Olimpíadas Escolares’ acontecem desde o ano de 2006, sendo bastante provável, ainda, que as camisas, sem qualquer referência à candidatura do requerente, foram distribuídas de forma restrita aos estudantes e à comissão organizadora do evento”.

Delísio de Oliveira e Manoel Fonseca foram eleitos, respectivamente, prefeito e vice-prefeito do município de Abaré em 2008, mas tiveram o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) acusados de suposto abuso de poder político e econômico na campanha eleitoral daquele mesmo ano.

A denúncia era de que ambos teriam violado o art.73, §10, da Lei das Eleições, quando realizaram a distribuição de camisas com a logomarca da prefeitura para estudantes participantes e para a comissão organizadora dos jogos estudantis, realizados durante o mês de julho do ano eleitoral.

Em palco montado na praça de eventos, estiveram presentes além dos vereadores Cícero Marinheiro, Aldenice e Josivan, o Deputado Estadual Pedro Tavares(PMDB) e o Deputado Federal Lúcio Viera Lima(PMDB). Mais de 3 mil pessoas lotaram o local para ouvir os pronunciamentos.

“Nunca desanimei, sempre acreditei primeiro em Deus e segundo na Justiça”, disse o prefeito.

Seca no Nordeste é caso de Policia.

A primeira seca registrada no nordeste do Brasil data de 1577, são quase 500 anos de secas cíclicas e que podem ser evitadas. Infelizmente, parece não haver intenções reais de combate a este fenômeno tão conhecido. Alguns esforços foram desenvolvidos como Projeto sertanejo - Uauá teve o seu - avião com produtos para jogar nas nuvens que provocariam chuvas, mas falta o básico, aguadas com mais de 10 metros de profundidade e não lagoas rasas que secam rápido com a ação do sol. Há uns três anos estive atendendo em Uauá e num de meus retornos passei no velho Vaza Barris (conheço desde criança e nele nadei muitas vezes), e vi quanta água ele estava levando para deixar no oceano atlântico, lá perto de São Cristóvão, em Sergipe. Só que antes do seu destino final, ele enche o açude de Canudos, passa por Canché e até chegar em Jeremoabo, ele tem cerca de 80 km e em nenhum trecho existe algo que possa reter um pouco de sua preciosa água, por que? Antes tínhamos até a indústria da seca, onde Veja mais...
Por TEODOMIRO MARINHO.

8.1.12