Moradores de Paulo Afonso são capacitados a serem Articuladores do Projeto de Mobilização Social para a Prevenção da Dengue.


Atualmente Paulo Afonso vem sofrendo com elevados números de casos de dengue, apresentando um aumento de 140,7% com relação ao mesmo período de 2011. Por isso, o Projeto de Mobilização Social através de sua equipe técnica, esteve no município realizando atividades intensas junto a moradores dos dez bairros que apresentam os maiores índices de casos de dengue.
Com o diferencial de contar com a participação popular ativa, e a busca de uma corresponsabilidade entre os diversos atores da sociedade, nos dias 12/12 e 13/12, diversas ações de mobilização social aconteceram no município. No dia, 12/12, os Coordenadores Municipais, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), participaram de uma reunião com oPrefeito Anilton Bastos em seu gabinete, momento destinado a uma troca de conhecimento e prestação de conta das ações desenvolvidas pelo município. No mesmo período, as equipes de Coordenadores e da FLEM dividiram-se para realizar uma reunião com o Secretário de Saúde, Kleilson Barbosa.
Dia 13/12, a Faculdade Sete de Setembro (FASETE), parceira da mobilização, recebeu 40 pessoas que participaram da Oficina de Capacitação dos Articuladores. Durante a manhã, os articuladores foram apresentados à proposta do projeto, seguido de uma dinâmica de integração. No período da tarde, os Articuladores realizaram o Plano de Ação dos Bairros, seguido do treinamento do SISMOB (Sistema de Informação da Mobilização Social), grande diferencial da Mobilização. Por fim, houve a entrega dos certificados de participação da oficina, certificado este assinado pelo Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla.
Felipe Bezerra - ASCOM FLEM.

Nenhum comentário: