Nova sede da Vara de Paulo Afonso já tem área garantida.


Já está assegurado o terreno para a construção da nova sede da Justiça do Trabalho em Paulo Afonso, município do Vale do São Francisco, distante 434 km de Salvador. A presidente do TRT da Bahia, desembargadora Vânia Chaves, assinou (foto) na tarde desta terça-feira (3), a escritura da área doada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), das mãos de seu diretor-presidente, João Bosco de Almeida, em uma grande solenidade realizada na sede da companhia em Paulo Afonso.
''Este é um sonho que acalentamos há mais de duas décadas'', declarou a presidente do Tribunal, desembargadora Vânia Chaves, referindo à perspectiva da Justiça do Trabalho em Paulo Afonso, enfim, ter uma sede própria. Desde a instalação da Justiça do Trabalho no município, em 1986, a vara funcionou em dois locais diferentes, sendo que o atual imóvel (foto) ocupado pela unidade fora cedido ao TRT pela própria Chesf. ''Com esta doação, reforçamos os laços institucionais que devem existir entre os vários setores da sociedade'', afirmou, enaltecendo o que chamou de ''saudável a relação de parceria'' que sempre existiu entre as duas instituições naquela região.
''Reitero meus agradecimentos a todos os envolvidos na concretização dessa primeira etapa, conclamando-os para que se envolvam neste projeto, que demonstra a verdadeira existência de uma 'revolução silenciosa do Judiciário''', finalizou a presidente, fazendo alusão às palavras do ministro César Peluso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, em seu discurso de Abertura do Ano Judiciário de 2012.
O TERRENO - Com 2.682,87 metros quadrados, o terreno doado fica na Rua Tancredo Neves, lote 97, no bairro Alves de Souza, próximo a agencia da Caixa. A atual sede da Justiça do Trabalho local, que fica na Rua das Caraibeiras, 160, General Dutra, foi reformada pela última vez no final de 2008. Mesmo assim, segundo o diretor adjunto da Vara, Mário Adolfo da Silva, a construção de um novo prédio, que atenda de maneira condizente a atual falta de espaço na unidade, sempre foi uma demanda da comunidade local.
Além da presidente do TRT baiano, estiveram presentes à cerimônia o corregedor regional, desembargador Valtércio de Oliveira, o vice-corregedor Tadeu Vieira, a titular da Vara da Paulo Afonso, juíza Mirella Grassi Muniz (há seis anos à frente da unidade), o secretário-geral, Carlos Alberto Leite, e o diretor-geral, Tarcísio Filgueiras. Da Chesf, além do diretor-presidente, participaram da solenidade o diretor administrativo, José Pedro de Alcântara, o administrador regional, Augusto Cezar Vieira de Souza, e o coordenador de relações institucionais, Eduardo Salazar.
O evento contou com o comparecimento de diversas autoridades regionais, como o presidente da Câmara Legislativa, Regivaldo Coriolano, o representante do prefeito Municipal, Jurguta Neponuceno (vice-prefeito), e o deputado estadual Mario Negromonte Júnior. (Ascom TRT5 - Lázaro Britto)

Nenhum comentário: