Dom Esmeraldo nomeado Arcebispo‏ de Porto Velho/RO.

O papa Bento XVI acolheu nesta quarta-feira, 30 de novembro, o pedido de renúncia do arcebispo de Porto Velho (RO), dom Moacyr Grechi, por razão de idade, 75 anos, em conformidade com o cânon 401.1 do Código de Direito Canônico. Foi nomeado para sucedê-lo, dom Esmeraldo Barreto de Farias, 62, que foi transferido da diocese de Santarém (PA).

Também nesta quarta-feira foi aceito, por limite de idade, o pedido de renúncia de dom Alano Maria Pena, bispo de Niterói (RJ). Dom José Francisco Rezende Dias, 55, foi transferido da diocese de Duque de Caxias (RJ) para sucedê-lo.

Dom Esmeraldo

O novo arcebispo de Porto Velho (RO) nasceu no dia 4 de julho de 1949. Ele é natural de Santo Antônio de Jesus (BA). Foi ordenado presbítero em 9 de janeiro de 1977 em sua cidade natal. Sua nomeação episcopal aconteceu em 22 de março de 2000. Estava na diocese de Santarém (PA) desde 2007.

Seus estudos filosóficos foram concluídos na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.

Dom Esmeraldo já foi bispo de Paulo Afonso (BA) de 2000 até 2007; no último quadriênio, de 2007 a 2011 foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu lema episcopal é “Levanta-te e anda” (At 3, 6).

Dom José Francisco Rezende

É mineiro de Brasópolis. Nasceu no dia 2 de abril de 1956. Foi ordenado sacerdote em 10 de novembro de 1979 e nomeado bispo em 28 de março de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em junho do mesmo ano e logo assumiu a função de bispo auxiliar de Pouso Alegre (MG) onde ficou até 2005. Em seguida foi nomeado para a diocese de Duque de Caxias onde estava até hoje.

Formou-se tem filosofia em Pouso Alegre e Teologia em Taubaté (SP). É especialista em Teologia Espiritual pelo Pontifício Instituto Teresianum de Roma (1987-1989). Seu lema episcopal é “Vivamos por Ele”. (I Jo 4, 9). (Com informações da CNBB)

PRF/BA apreende motos sem documentação.

A BR 110 é usada por pessoas para se locomover com veículos sem comprovação de propriedade.

A Policia Rodoviária Federal em Paulo Afonso na Bahia vem fazendo o trabalho de fiscalização na BR 110, que liga o município a Ribeira do Pombal. Ao abordar pessoas que conduziam motos e pedirem a documentação das mesmas os policiais foram surpreendidos com a inexistência da comprovação.

As motos foram apreendidas para averiguação, colocadas em um veiculo da PRF e encaminhas para o deposito na cidade de Ribeira do Pombal. Os proprietários terão agora que ir buscá-las de posse de toda a documentação, pessoal e das motos para poderem recebê-las de volta.

A PRF avisa que continuará com o trabalho que vem realizando para que aqueles que andam corretamente não sejam confundidos com quem pratica delitos. Neste caso, a falta de documentação que comprove que os veículos são de propriedade de quem os estava guiando.

Ônibus escolar de Araci/BA é usado para transportar banhistas.

Dois ônibus escolares do município de Araci na Bahia foram flagrados no Chorrinho, conhecido destino turístico, onde existe uma estância hidromineral de onde jorra água o dia todo e cujo potencial turístico é um dos fortes atrativos para o desenvolvimento da localidade.

É comum encontrar carretas, carros particulares com turistas que vão ao local para desfrutar das águas conhecidas pelo valor medicinal.

No final da semana passada, mais precisamente no sábado, dois ônibus escolares doados pelo governo federal para exclusivamente fazer o transporte de estudantes dentro do município de Araci, foram vistos estacionados no pátio da estância de águas do Chorrinho. Em um deles, o que está no foto, ate uma rede estava estendida perto do local do motorista, demonstrando que a pressa não era a prioridade daqueles veículos.

Indagados pela reportagem do Site Notícias do Sertão, uma garota que servia em um dos restaurantes disse que é comum encontrar carros oficiais estacionados ali e ônibus é muito comum.

A irregularidade no uso do transporte escolar é crime!

Fórmula 1 através das ondas do Rádio.

Foi dessa maneira que eu tive os primeiros contatos com as corridas de fórmula 1. Meu pai tinha um rádio da marca Motorola de cor preto e a alça dele era banhada em “prata”. Eu me apossava dele e ficava durante boa parte do dia na porta de casa ouvindo a rádio Globo AM do Rio de Janeiro. Ouvia a programação e me imaginava naqueles locais que eram narrados pelos locutores e foi através dela que comecei a ouvir as primeiras corridas de carros. Era impressionante como aquela pessoa conseguia narrar os carros correndo em alta velocidade. E eu encantado com aquilo, ficava horas ouvindo tudo, ate o final, quando era anunciado o vencedor.

Foi nesta época que ouvi o nome de Emerson Fittipaldi pela primeira vez. Era um orgulho imenso saber que um brasileiro como eu, assim era o meu pensamento, conseguia pilotar um carro em tão alta velocidade. Se ele podia fazer isso, eu também conseguiria. Assim era o meu pensamento, mas a vida me mostrou que nem tudo o que se sonha se torna realidade.

Passaram os anos e fui ter acesso a televisão em preto e branco, mas ainda tive que esperar alguns anos para poder ver na telinha aqueles maravilhosos carros e pela primeira vez ouvir e ver um piloto brasileiro. Era o Nelson Piquet que aparecia nos anos 80 (oitenta).

Vi a promessa Rubens Barrichello, chegar, encantar e ficar preso a um contrato que engessou a sua carreira. Isso só para estar na equipe mais tradicional da categoria. Assiste a chegada de Felipe Massa para o lugar de Rubens. Está acontecendo com ele a mesma historio do seu antecessor. E sua carreira periga virar só mais uma foto na parede. O filho de Nelson Piquet... Desse é melhor nem falar. Foi uma vergonha nacional sua rápida passagem pela categoria.

Mas o Brasil teve ele Airton Senna. Campeão por três vezes, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Considerado por muitos ate hoje como sendo o melhor piloto da categoria em todos os tempos. Mesmo que outro já tenha conseguido bater os seus recordes. Senna não é só uma foto na parede das lembranças, ele continua presente mesmo depois de tantos anos após a sua partida.

A formula 1 das ondas do rádio não volta mais, mas bem que poderiam fazê-la retornar aos seus bons tempos de competição entre os pilotos. Atualmente a maquina é quem define os campeonatos e os pilotos são peças decorativas. Bastar ter muito dinheiro para montar a melhor equipe e o melhor carro e sair ganhando corridas. Na verdade, está ffaltando emoção na formula 1.

Paulo Rangel parabeniza a comissão de educação.

Depois de afirmar que a secretária de educação passou de 4.000 (quatro mil) matriculas para mais de 44.00 (quarenta e quatro mil) agora no governo Jaques Wagner, Rangel parabenizou a presidente da comissão de educação, Kelly Magalhães por seu trabalho.

Em seu discurso o Deputado ainda elogiou o trabalho feito pelo governador quando despolitizou as indicações de diretores, criando a eleição direta para todos os cargos nas escolas do estado.

O estado, segundo ele, já nomeou mais de 3.000 (três mil) novos funcionários para dar agilidade aos serviços. O que tinha deixando de acontecer quando o governador assumiu o governo e viu mais de 7.000 (sete mil) funcionários emprestamos em acordo técnicos serem devolvidos as prefeituras, deixando um grande problema a época.

Agora com todo o trabalho desenvolvido pela secretaria de educação o governo pode comemorar.

Estado da Bahia ganha mais uma fábrica de aerogeradores para energia eólica.

Campeã do Nordeste em atração de grandes investimentos estrangeiros, a Bahia ganha nesta quarta-feira (30) mais um importante empreendimento industrial, com a inauguração, em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador, de uma unidade da Alstom, fabricante francesa de aerogeradores para produção de energia eólica no Estado. A empresa investiu de R$ 50 milhões e vai gerar 150 empregos diretos e 500 indiretos.

Este é um dos assuntos em destaque do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (29), quando Jaques Wagner ressalta o bom momento da economia baiana e brasileira e fala também do lançamento, na semana passada, da pedra fundamental do Complexo Acrílico da Basf, em Camaçari, e da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, que tem a expectativa de construir na Bahia mais 160 mil unidades habitacionais até 2014.

Durante o programa Wagner se refere ainda à sua participação, no último domingo, na abertura oficial da Feira Nacional da Agropecuária da Bahia (Fenagro), no Parque de Exposições de Salvador, destacando a importância do evento e a participação da agricultura familiar. Além disso, ele fala da entrega de obras nos municípios baianos de Cândido Sales e Caetanos e da inauguração da Casa da Cidadania, no bairro de Tancredo Neves, em Salvador, espaço voltado à prestação de diversos serviços à população.

Segundo maior parque eólico – O governador afirma que o Brasil se transformou em um grande polo de atração de investidores estrangeiros e diz que a sua alegria é a saber que a Bahia, o segundo maior parque eólico do país, é o quarto Estado brasileiro na recepção de novos investimentos.

De acordo com ele, a francesa Alstom é a segunda empresa internacional produtora de aerogeradores a se instalar em Camaçari – a primeira foi a espanhola Gamesa –, que vai produzir também a nacelle, um dos equipamentos mais importante para a geração de energia eólica.

Para Wagner, a chegada da empresa ao Estado é mais um grande investimento, que mostra a pujança da economia baiana e vai gerar mais riqueza e mais trabalho. Na sua opinião, o empreendimento também é reflexo das viagens ao exterior e do empenho do governo baiano em mostrar a Bahia lá fora, “para atrair novos investimentos e garantir emprego, cidadania e dignidade para a nossa juventude e para todos”.

Pernambucano Gonzaga Patriota quer dividir a Bahia em dois Estados.

O Pará vai realizar, no dia 11 de dezembro, um plebiscito com sua população para decidir sobre a sua divisão territorial e federativa, com criação de mais dois novos Estados: Tapajós e Carajás. Mas o que poucas pessoas sabem é que outro projeto, nos mesmos moldes, está em discussão em Brasília. Apresentada pelo deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE), a proposta sugere que a Bahia seja dividida em duas, criando uma nova unidade federativa, o São Francisco, em uma área que já pertenceu a Pernambuco. O novo território corresponderia a 154 mil quilômetros quadrados, envolveria 35 municípios e é quase o dobro do tamanho do território pernambucano.

Os argumentos utilizados pelo deputado socialista são os mesmos justificados para a criação do estado do Tocantins, antes área de Goiás. “Vi Tocantins crescer, acompanhei o projeto desde o início. O local era uma área abandonada, mas depois da separação, se desenvolveu bastante. Queremos trazer este exemplo para aquela região da Bahia”, ressaltou Patriota.

Para o parlamentar, o local tem um grande potencial, mas faltam investimentos, que, segundo Gonzaga Patriota, poderiam ser capitaneados pelo governo baiano. “Existe um certo descaso por parte do próprio Estado (Bahia) com a região. Existem cidades lá que são referência no agronegócio”, disse. “Depois do projeto, o governo começou a observar mais o lugar e realizou algumas obras, mas não é o suficiente”, acrescentou.

Conforme Gonzaga Patriota, há o desejo de parte da população da região da materialização da separação proposta por ele . Contudo, esse desejo acaba entrando em conflito com alguns interesses. “O povo está louco para que isso aconteça. Já recebi título de cidadão em quase todos os municípios daquela área depois deste projeto. Mas é um processo que precisa de calma e que toda a população da Bahia precisa ser ouvida”, concluiu. (Crédito: rasil247)

* Por mim divide em três e criamos um estado aqui para o norte da Bahia.

Capacitação para a redução da mortalidade infantil em Delmiro Gouveia/AL.

A prioridade para a redução da mortalidade infantil fez com que participem os municípios do sertão do estado. Entre eles está Delmiro Gouveia que participa da capacitação sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI). O treinamento será realizado na quarta-feira (30) e na quinta-feira (1º), no Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM), no Farol, em Maceió.

A oficina tem o objetivo de detectar sinais de risco de doença em crianças de 0 a 2 meses, por meio de questionário, avaliação, atendimento e encaminhamento.

O treinamento é destinado principalmente para enfermeiros e pediatras ou clínicos gerais dos PSFs e participa da capacitação o município de Delmiro Gouveia, que fica na divisa com Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Ribeira do Pombal: Cruz da Jornada Mundial da Juventude estará na cidade.

Os católicos - em especial os jovens - de Ribeira do Pombal talvez não esperasse por essa. Em nossa postagem anterior sobre o maior evento da juventude realizado pela Igreja Católica: a Jornada Mundial da Juventude, que terá Rio de Janeiro como sede, informamos que ela [a Cruz] viria para o Cidade de Paulo Afonso e de lá para a cidade de Paripiranga. Mas nos dias 14 ao 17 de novembro, o clero da diocese se reuniu em Penedo-AL e lá discutiram sobre o assunto. Em pauta, as paróquias de Cícero Dantas e de Ribeira do Pombal foram as escolhidas, sendo que por decisão do clero Ribeira do Pombal foi mais favorável. Assim, ficou decidido que a Cruz passaria por duas cidades: dia 01 de janeiro de 2012, por volta das 13 hora ela chegará em Paulo Afonso e dia 02 em torno das 12 horas sairá para a paróquia de Ribeira do Pombal, ficando a té o dia 03 quando irá para a diocese de Estância-SE.
Durante esse dia orações e shows religiosos acontecerão para marcar esse episódio tão marcante na vida de jovens e demais católicos do Zonal III e de cidades circunvizinhas.
Desde já comece a programar-se para receber a Cruz da JMJ em Ribeira do Pombal.
As informações foram trazidas ao Monte "Nius" por Padre Mário Gonella, pároco de Banzaê. Aguarde mais informações detalhadas sobre a programação no dia 02 janeiro 2012 em Ribeira do Pombal.
Por Josivam Ribeiro.

Vídeo da briga entre Dinho e Antônio.


Créditos: ReporterPA.

164 profissionais receberam diploma de capacitação em Turismo.

Eles agora são Profissionais e condutores de Turismo de Aventura.

O evento aconteceu na sexta-feira (25) na cidade de Paulo Afonso na Bahia. Conhecida por ter as condições ideais para a prática do esporte de aventura no Brasil. O curso foi coordenado pela Setur-BA e ministrado pela Uneb com apoio do Sebrae/BA e beneficiou 164 profissionais. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade dos serviços prestados na região da fronteira do quatro estados, Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco onde se possui um grande potencial turístico.

Com 300 horas de aula, a capacitação incluiu os seguintes módulos: Competência Mínima de Condutor, Gestão Empresarial, Sistema de Gestão de Segurança, e Primeiros Socorros. O conteúdo programático da qualificação contou ainda com temas relacionados a meteorologia, legislação e combate à exploração sexual infanto- juvenil no turismo.

Com estes profissionais no mercado de trabalho, espera-se que a qualidade do produto turístico melhore sensivelmente e possa atrair mais turistas para a região.

Revolta no PSF - Paulo Afonso-BA.

Briga entre Dinho e Antônio paralisa seção da câmara.

Durante a fala do vereador Antônio Alexandre, que mandou algumas indiretas, sabe-se lá para quem, o vereador Dinho pediu um aparte. Como se sabe ninguém é obrigado a ceder o dito cujo, mas manda a boa convivência do parlamento que se deixe o outro contradizer. Não foi o que aconteceu e ai...

A turma do deixa - disso, esse pessoal não tem o que fazer não?, entrou no meio e a vias de fato não aconteceu.

A seção foi paralisada por mais de 30min e quando retornaram os dois vereadores não compareceram mais.

Traficante de Petrolândia/PE é preso.


Policiais civis da Delegacia de Petrolândia prenderam, ontem (24), um homem acusado de tráfico de drogas. Ailton Vieira de Araújo,conhecido por “ET”, de 28 anos,foi detido em sua residência localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, em Petrolândia. No local, que era usado como ponto de venda de drogas, foi apreendida 140 gramas de cocaína, equipamentos de som para automóveis desmontados, além de documentos de identificação e cartões de crédito pertencentes a pessoas desconhecidas.

A polícia chegou ao acusado, após várias diligências com intuito de identificar um vendedor de drogas conhecido vulgarmente por "ET”. Em depoimento, o autuado mencionou que exercia a função de armador, estando atualmente desempregado. Ailton é um dos principais traficantes da cidade. Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado à Cadeia Pública local. (Ascom/PCPE)

Secretário da Saúde de Paulo Afonso recebe homenagem.

O pessoal da F5 Comunicação vem se notabilizando pelo trabalho em Charges que vem fazendo. Desta vez eles criaram o Aurélio Lamparina.

Cidade de Jeremoabo: Câmara convoca moradores para audiência pública.

A Prefeitura e Câmara de Vereadores de Jeremoabo realizam nesta terça-feira, dia 22, audiência pública para decidir como serão aplicados os recursos destinados à emenda de iniciativa popular que fará parte da proposta orçamentária da União para o ano que vem. O evento acontece logo mais às 9h00 da manhã e será realizado no auditório da Câmara Municipal.

Pelo projeto, cada município brasileiro com até 50 mil habitantes poderá enviar emendas de iniciativa popular, destinando recursos federais para a área da saúde. O valor da emenda varia de acordo com o número de habitantes da cidade. No caso de Jeremoabo, o valor destinado é de R$ 600 mil.

Serão permitidas emendas para estruturar a rede de serviços de atenção básica à saúde como os prontos-socorros; para melhorias sanitárias nas residências e para implantar ou melhorar sistemas públicos de abastecimento de água e de esgoto. Os recursos também poderão ser destinados à melhoria do sistema de tratamento de lixo.

A iniciativa da Câmara visa incluir projetos do interesse do povo de Jeremoabo no orçamento do Governo Federal para o ano de 2011, sendo imprescindível a participação da sociedade na definição da proposta. As emendas populares são uma das principais novidades do relatório preliminar à proposta de Orçamento para 2012. O parecer do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi aprovado na Comissão de Orçamento.

O objetivo do Governo Federal é atender 65 milhões de brasileiros, quase 5 mil municípios, independentemente de quem seja o prefeito, de quem sejam os vereadores.

Os prefeitos têm até dia 10 de dezembro para enviar emenda popular ao Orçamento. (De Adalberto Moreno com informações do Jeremoabo Agora)

Lançamento do livro “Paulo Afonso e o desenvolvimento regional”.

Dia 30 de novembro em Paulo Afonso vai acontecer o lançamento do Livro "“Paulo Afonso e o desenvolvimento regional”, de autoria de Sérgio Luiz Malta.
O evento vai acontecer no auditório da UNEB - Universidade do Estado da Bahia.
Sabendo que você vai mesmo a este evento, ate a hora eu vou colocar: 20h.
E nem adianta se atrasar, porque vai acontecer na hora marcada.

Bahia elege os representantes da sociedade civil para conselho de comunicação.

Em votação realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães, nesta sexta-feira (25), foram eleitos os representantes da sociedade civil que vão compor o Conselho Estadual da Comunicação, órgão consultivo para planejamento e elaboração de políticas públicas voltadas para a comunicação no estado. A criação do conselho foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Segundo o secretário estadual da Comunicação, Robinson Almeida, a Bahia foi o primeiro estado a fazer uma conferência estadual de comunicação e a criar e instalar o conselho da área. “O nosso sentido é fortalecer o espaço da comunicação para que todos os profissionais, sejam radialistas, jornalistas, produtores, empresários, possam contribuir para que esta atividade tenha importância na economia e no mercado, gerando emprego e renda para a população”.

Almeida também ressaltou que a filosofia da Secretaria de Comunicação (Secom) é a mesma do Estado. “Participação popular, democracia e inclusão social. Nós estamos tratando esta área com o mesmo grau das outras, a exemplo da cultura, ciência e tecnologia, saúde, transporte, habitação”.

De acordo com Robinson Almeida, a comunicação é uma área que precisa da presença do Estado para produzir políticas públicas. “Isso é feito de forma democrática, em conferências, ouvindo a contribuição da sociedade ou com o Conselho, onde os membros podem sugerir ou opinar sobre os rumos da comunicação social do Governo do Estado”.

Para os representantes titulares, foram eleitas as seguintes instituições:

· Representante de entidade profissional de classe: Associação Baiana de Imprensa
· Representante titular de universidades públicas com atuação no estado da Bahia: Faculdade de Comunicação-UFBA
· Representante titular do segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Aratu
· Representante titular do segmento de radio comercial: Grupo Tucano de Comunicação Ltda
· Representante das empresas de jornais e revistas: Empresa Editora A Tarde S.A
· Representante das agências de publicidade: Rocha Propaganda e Marketing LTDA
· Representante das empresas de telecomunicação: SINDITELEBRASIL
· Representante das empresas de mídia exterior: Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do Estado da Bahia/SEPEX - URANUS 2
· Representante das produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: RX 30 Produtora Ltda
· Representante do movimento de radiodifusão comunitária: Radio Comunitária Santa Luz Ltda
· Representante das entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: SINJORBA
· Representante dos veículos comunitários ou alternativos: Associação Vermelho
· Representantes das Organizações Não-Governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: Foram eleitas três entidades: Cipó Comunicação Interativa, Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social e Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
· Representante dos movimentos sociais de comunicação: Associação Renascer Mulher
· Representante de entidades de movimentos sociais-organizados: Foram eleitas três entidades: União Brasileira da Mulher, Central dos Trabalhadores do Brasil–CTB, e o SINTERP
· Representante de entidades de jornalismo digital: A S2R Comunicação Ltda– Bahia Notícias

Para suplentes, foram eleitas as seguintes instituições:

· Representante de entidade profissional de classe: OAB–Seção Bahia.
· Representante de universidades públicas com atuação no Estado da Bahia: Universidade do Estado da Bahia-UNEB.
· Representante do segmento de televisão aberta e por assinatura comercial: TV Itabuna.
· Representante do segmento de rádio comercial: Tudo FM Ltda.
· Representante das empresas de jornais e revistas: Jornal Folha do Estado.
· Representante das agências de publicidade: CCA Comunicação Propaganda.
· Representante das empresas de telecomunicação: SINDTELEBRASIL.
· Representante das empresas de mídia exterior: Central de Outdoor.
· Representante das produtoras de audiovisual ou serviços de comunicação: Malagueta Cinema e Vídeo.
· Representante do movimento de radiodifusão comunitária: Abraço.
· Representante das entidades de classe dos trabalhadores do segmento de comunicação social: SINTTEL.
· Representante dos veículos comunitários ou alternativos: Instituto Cultural Nego D’Água.
· Representantes das Organizações Não-Governamentais ou entidades sociais vinculadas à comunicação: UNEGRO, IDESAB e a ARCCA.
· Representante dos movimentos sociais de comunicação: FNDC.
· Representante de entidades de movimentos sociais organizados: CUT, UJS e FETAG-BA.
· Representante de entidades de jornalismo digital:
Notícias do Sertão.

Chesf recebe licenças para instalar novas hidrelétricas.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), através do seu diretor de Engenharia e Construção José Ailton de Lima, publicou editalinformando que recebeu as Licenças Prévias (LPs) para a instalação de usinas hidrelétricas nos municípios de Amarante, Floriano e Palmeirais. As licenças têm validade de 02 (dois) anos.

Veja os extratos de publicação das licenças:

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf situada na Rua Delmiro Gouveia, 333 – Bongi – Recife/PE, C.N.P.J. nº 33.541.368/0001-16, em atendimento ao exigido no parágrafo 1º do Artigo 10 da Lei nº 6.938/81, torna público que recebeu do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA (Sede), a Licença Prévia – LP n° 384/2010 - 1º Retificação - de 28/10/2011, com validade de 02 (dois) anos, referente ao Aproveitamento Hidrelétrico de Cachoeira e Linha de Transmissão associada, localizado no rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e do Maranhão, com a previsão da instalação da Casa de Força no município de Floriano, no Estado do Piauí.

Engº José Ailton de Lima

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf situada na Rua Delmiro Gouveia, 333 – Bongi – Recife/PE, C.N.P.J. nº 33.541.368/0001-16, em atendimento ao exigido no parágrafo 1º do Artigo 10 da Lei nº 6.938/81, torna público que recebeu do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos

Renováveis – IBAMA (Sede), a Licença Prévia – LP n° 422/2011 de 03/11/2011, com validade de 02 (dois) anos, referente ao Aproveitamento Hidrelétrico de Castelhano e Linha de Transmissão associada, localizado no rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e do Maranhão, com a previsão da instalação da

Casa de Força no município de Palmeirais, no Estado do Piauí.

Engº José Ailton de Lima

Diretor de Engenharia e Construção

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco - CHESF A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – Chesf situada na Rua Delmiro Gouveia, 333 – Bongi – Recife/PE, C.N.P.J. nº 33.541.368/0001-16, em atendimento ao exigido no parágrafo 1º do Artigo 10 da Lei nº 6.938/81, torna público que

recebeu do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis – IBAMA (Sede), a Licença Prévia – LP n° 385/2010 - 1º Retificação - de 28/10/ 2011, com validade de 02 (dois) anos, referente ao Aproveitamento Hidrelétrico de Estreito e Linha de Transmissão associada, localizado no rio Parnaíba, entre os estados do Piauí e do Maranhão, com a previsão da instalação da Casa de

Força no município de Amarante, no Estado do Piauí. Engº José Ailton de Lima - Diretor de Engenharia e Construção. (Blog do João Carvalho)

Passageiro de ônibus é preso com 20kg de maconha, em Floresta/PE.

Policiais rodoviários federais acharam a droga numa abordagem de rotina. Pelo tíquete da bagagem, eles chegaram ao dono do volume.

Um passageiro de um ônibus que ia de Cabrobó, no Sertão de Pernambuco, para o Recife, foi detido por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, na noite da última quarta-feira (23). Com ele, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou aproximadamente 21,5 quilos de maconha, divididos em 20 tabletes.

Os agentes da PRF abordaram o ônibus em uma fiscalização de rotina, na cidade de Floresta. A droga foi localizada primeiro, no compartimento de bagagens. Pelo tíquete do volume, os policiais chegaram ao dono do produto, que havia embarcado na cidade de Belém de São Francisco.
A assessoria de imprensa da PRF informou que, no interrogatório, o suspeito disse que já havia sido preso por tráfico de drogas em Salvador (BA). O traficante e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de Floresta.

Lançado manifesto por uma UTI em Paulo Afonso/BA pela ABAME.

À tarde desta quarta feira foi agitada no centro da cidade. Na tribuna livre da Getúlio Vargas se encontrava uma pequena quantidade de evangélicos que surpreenderam a todos com um manifesto solicitando uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo.

Com o tema “Luta pela Vida” foi apresentado para população um abaixo-assinado que foi aceito imediatamente por todos que trafegavam o centro da cidade , comerciários, empresários, taxistas civis e militares.

Na tribuna o microfone foi aberto para toda população que aos poucos foram chegando e desabafando, demonstrando o descontentamento com a saúde publica. Muitos discursaram e o alvo maior foi os políticos de Paulo Afonso que por fazerem parte da área clinica e hospitalar nunca trouxeram para Paulo Afonso a nossa UTI.

Foi lembrado que a UTI foi discurso e promessa do Governador Jaques Wagner no palanque, que em 60 dias teríamos uma unidade emergencial implantada no hospital, quando aqui esteve, além da promessa da reforma do desgastado Terminal Rodoviário.

A ABAME sensível com esta causa no exercício da cidadania entende que muitas vidas poderiam está salvas caso tivesse uma unidade de emergência local, pois muitos pacientes morrem no meio do caminho ao serem deslocadas para outras cidades.

É direito do cidadão saúde de qualidade, pagamos impostos altíssimos para que os governos municipais, estaduais e federais gerem saúde com qualidade de vida.

Paulo Afonso está inserido no contexto hospitalar atendendo uma boa parte da região do são Francisco, ligada a Pernambuco, alagoas e Sergipe. E por este motivo se faz necessário que estas cidades circunvizinhas se envolvam com o manifesto para que em curto espaço de tempo o objetivo seja alcançado.

Declarou Pedro Santos que não podemos mais ficar calados com o descaso da saúde pública, que irá buscar forças em todos os órgãos públicos e privados e que sua determinação juntamente com a ABAME iremos até Salvador apresentar o MANIFESTO ao Governador e caso não seja resolvido, ai sim, iremos a Brasília e faremos campana até que a Presidente Dilma resolva o silencio da UTI.

Discursou na Tribuna Livre Rubens Oliveira (Empresário), Professor Fernando (UNEB), Ismaias Reis (SAMU), Arnaldo Ferreira (Locutor), Everaldo Araújo (Evangélico), Tony Filho (Radialista), Pastor João Marcos (Igreja Filhos de Jerusalém) todos eles sensibilizados com a causa e apoiando o manifesto.

O presidente da ABAME Silvio Pero apresentou a necessidade de cada habitante pauloafonsino em participar deste manifesto. Afirmou que se faz necessário esquecer nossas ideologias partidárias e eclesiásticas para lutar pela conquista deste ato de solidariedade que diz respeito à vida. Lutar pela UTI é pra mim, mais que meu dever, é o exercício da cidadania!

O manifesto terá continuidade na Getulio Vargas nesta quinta às 17h00, sexta e sábado enfrente a gráfico Jatobá, e domingo na Feira do CEASA. O baixo-assinado está sendo enviadas as instituições, escolas, igrejas, repartições públicas e cidades vizinhas. O alvo é para recolher 30 mil assinaturas em apenas 30 dias. Para que isso aconteça se faz necessária a colaboração de todos os órgãos públicos e privados, além de sites eletrônicos, jornais, blogs e meios de comunicação em geral.

Pedro Santos

Reprovado por 6x4 o PL do executivo municipal que dispõe sobre o remanejamento de verbas.

Em mais uma sessão legislativa realizada na manhã dessa quinta-feira, 24 de novembro, os vereadores reprovaram por 6x4 votos o projeto de lei nº 38/2011que autoriza o poder executivo municipal, proceder, ao orçamento fiscal e da seguridade social do município de Paulo Afonso, para o exercício financeiro de 2011, a abertura de crédito adicional no valor de R$ de 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais), na forma que indica e dá outras providências. O PL, de autoria do Chefe do Executivo Municipal, foi colocado em discussão, e na oportunidade vários questionamentos e argumentações foram levantados pelos vereadores.

Usando a tribuna

Durante seu tempo regimental na tribuna, o vereador Osildo Alves mostrou imagens gravadas por sua assessoria durante uma visita que ele realizou acompanhado pelos vereadores Aroldo do Hospital, Daniel Luiz e Celso Brito, onde moradores do bairro Jardim Bahia aguardavam durante horas em uma fila na tentativa de conseguir atendimento médico no PSF do bairro. Segundo relatos dos moradores que ali aguardavam, o atendimento é bastante precário.

O vereador Gilson Fernandes lamentou o fato presenciado pelos vereadores no PSF e ressaltou o valor de quase 6 milhões no orçamento só para o PSFs em 2012. Finalizou sugerindo que houvesse uma reunião entre os vereadores e representantes da prefeitura para explicações sobre o orçamento.

O líder da bancada oposicionista, Celso Brito iniciou seu discurso comentando a homenagem feita pelo 20º BPM, onde os vereadores da Câmara Municipal receberam o título “Amigos do vigésimo Batalhão”. O parlamentar se reportou também a visita ao PSF do Jardim Bahia e finalizou lendo uma mensagem em homenagem ao dia internacional ao combate a violência contra a mulher, comemorado em 25 de novembro.

Antônio Alexandre, líder da bancada de oposição, iniciou seu pronunciamento justificando sua ausência na sessão anterior e em seguida parabenizou o vereador Gilson Fernandes pelo seu pronunciamento ético e justo na presente sessão. Antônio mencionou as ações feitas pelo executivo na saúde municipal. O vereador Petrônio Nogueira pediu um aparte e complementou informando que o PSF do bairro Siriema está quase pronto.

O vereador Daniel Luiz falou de sua casa de passagem que mantém na capital baiana, onde acolhe pessoas que precisam realizar tratamentos médicos. E, preocupado com a segurança pública, finalizou sugerindo uma reunião para debater essa questão.

O presidente do Legislativo Regivaldo Coriolano falou sobre as emendas do legislativo ao orçamento 2012 e destacou que a Casa irá convidar a secretária de planejamento, Patrícia Alcântara, para discutir o orçamento do ano seguinte e apresentar as propostas do legislativo. A próxima sessão legislativa vai acontecer na segunda-feira, 28 de novembro, às 9 h da manhã. (Ascom CMPA)

Secretaria de Cultura realiza cadastramento de artistas, grupos e festejos juninos da Bahia.

De acordo com a Portaria nº. 157 de 16 de novembro de 2011, até o dia 04 de janeiro de 2012, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) recebe os formulários de cadastramento de artistas, grupos e festejos juninos. O objetivo é criar um banco de dados que será utilizado pela secretaria no estabelecimento de uma política de fomento a estes coletivos.

Os artistas e grupos juninos interessados devem preencher o formulário, disponível no site da secretaria (www.cultura.ba.gov.br) e entregar o documento preenchido na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), na Praça José de Alencar, nº. 12, Largo do Pelourinho, das 14 às 18 horas, ou enviar através serviço de postagem que conte com aviso de recebimento.

Só será realizado o cadastro dos grupos ou artistas que postarem seus formulários até o dia 04 de janeiro. (Ascom SecultBA)

Emendas do Orçamento da União 2012 para a Bahia são definidas.

Os parlamentares da bancada baiana no Congresso definiram hoje (23) as emendas que serão apresentadas para o Orçamento Geral da União do exercício de 2012. No total, são 15 emendas de bancada, três dos senadores e outras três de remanejamento. Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), “a bancada buscou essa coesão ao apresentar as 21 emendas para que tivéssemos a oportunidade de discutir com o governo federal a liberação dos recursos e, principalmente, dotar o estado da Bahia de condições para ampliar a sua capacidade de desenvolvimento e crescimento”, destacou..

Dentre as principais reinvidicações estão reformas de hospitais públicos em Salvador, a construção do aeroporto de Vitória da Conquista, recursos para aquisição de equipamentos para universidades estaduais, federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), segurança pública, tratores e equipamentos para agricultura e para reforma do Teatro Castro Alves.

“Além disso, queremos garantir verbas para custear os estudos necessários para implementação do Vetor Oeste, que inclui a Ponte Salvador-Itaparica, para uma segunda ponte ligando o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, ampliação do metrô até Cajazeiras, investimentos no terminal de granéis líquidos do Porto de Aratú, em estradas e na construção da barragem do Rio Colônia, em Itabuna”, informou o senador.

Pinheiro adiantou que uma das emendas será dedicada para a construção de um Centro Integrado de Emergências, que vai concentrar serviços de polícia, bombeiros e atendimento médico (Samu) através de um único número telefônico. Ele também destacou que o valor total das emendas pleiteadas pela bancada baiana pode ultrapassar os R$700 milhões.

Dentre as emendas de remanejamento, destaque para investimentos no Perímetro de Irrigação de Ceraíma, na região de Guanambi, e no anel rodoviário da BR-116, em Euclides da Cunha.

Em relação às emendas dos senadores, Pinheiro pleiteia recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para aquisição de patrulhas, Lídice da Mata direciona verbas para promoção de eventos turísticos, e João Durval para a construção do anel rodoviário do contorno de Feira de Santana. O Orçamento Geral da União para 2012 deve ser votado até o dia 22 de dezembro. (Assessoria do Senador Pinheiro)

7 das 50 comarcas que foram extintas no interior do estado vão ser reativadas.

Depois de anunciar a extinção das comarcas de 50 municípios do interior baiano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) manteve a decisão de desativar 43 comarcas e ainda acrescentou mais uma cidade à lista inicial nesta quarta-feira (23). O TJ voltou atrás em relação a outros sete municípios que continuarão com as comarcas funcionando - Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia, Tremedal e Capela do Alto Alegre. As informações são da TV Bahia.

A União dos Municípios da Bahia (UPB) pretende entrar com mandado de segurança contra a decisão para garantir que todas as cidades continuem com suas comarcas ativas. Segundo a UPB, cerca de 700 mil pessoas serão prejudicadas com os desativamentos.

A presidente do TJ, a desembargadora Telma Britto, disse que não estava "contente" com a desativação das comarcas, mas que isto é necessário por falta de verbas. "É uma atitude que no momento não tem outra solução. A decisão não é definitiva, permanecerá enquanto houver o desequilíbrio orçamentário", disse.

Ficarão sem comarcas os seguintes municípios: América Dourada, Barro Preto, Botuporã, Gavião, Ibititá, Ichu, Iramaia, Jussara, Macururé, Malhada, Morpará, Pindaí, Quixabeira, Rio do Antonio, São Domingos, São José do Jacuípe, Serrolândia, Souto Soares, Uibaí, Varzea do Poço, Acajutiba, Baianópolis, Caldeirão Grande, Canudos, Glória, Ibiquera, Itaeté, Itagimirim, Itaquara, Jitaúna, Marcionílio Souza, Nilo Peçanha, Rodelas, Sátiro Dias, Teodoro Sampaio, Boa Vista do Tupim, Ibitiara, Itagi, Itamari, Licínio de Almeida, Nordestina, Pé de Serra e Potiraguá, além de Nova Fátima, que foi acrescentada à lista de desativações nesta nesta quarta-feira.

FUNCEB e Funarte dão Oficina de Iluminação para Artes Cênicas é promovida em Salvador.

Trinta vagas são oferecidas para curso gratuito ministrado por Fernanda Paquelet.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), promove em Salvador a Oficina Técnica Iluminação para Artes Cênicas, que oferece 30 vagas gratuitas para artistas e técnicos, profissionais e amadores, iniciantes em iluminação.

As aulas, ministradas pela atriz, diretora, iluminadora e produtora Fernanda Paquelet, serão realizadas de 28 de novembro a 2 de dezembro (segunda a sexta), das 8 às 12 horas, no Espaço Xisto Bahia. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro (sexta-feira), através do e-mail teatrofunceb@gmail.com.

Dos cinco dias de aula, somando carga horária total de 20 horas, dois encontros serão de conteúdo teórico e três para atividades práticas dentro do teatro. No conteúdo, estão textos teóricos, análise de refletores, ângulos, cores e intensidade, noções básicas de eletricidade (voltagem, amperagem), sistemas analógico e digital, processo de criação de luz para peça de teatro, montagem e confecção de roteiro (identificação das deixas) e noções básicas de operação de luz.

Os alunos receberão confirmação da validação de sua vaga, através do e-mail, até o dia 27 de novembro (domingo). Os participantes devem cumprir 80% de presença nas atividades para receber certificado do curso.

Oficina de Iluminação para Artes Cênicas

Ministrante: Fernanda Paquelet

Inscrições: até 25/11, pelo e-mail teatrofunceb@gmail.com (confirmação de inscrição será

recebida até 27/11, domingo)

Aulas: de 28/11 a 2/12, segunda a sexta, das 8 às 12 horas

Local das aulas: Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27, subsolo da Biblioteca Pública do Estado da Bahia – Barris. Salvador/BA)

Quanto: Gratuito

Realização: FUNCEB/SecultBA | Funarte/MinC ( Por ESTEFANO DIAZ)

Mobilização pela votação da lei orgânica da cultura na Bahia continua.

Com o apoio de deputados, artistas e da sociedade civil, a Lei Orgânica da Cultura, aprovada na semana passada em quatro Comissões, volta ao Plenário da Assembleia para votação nesta terça (21.11)

Na semana passada, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia iniciou uma grande mobilização em torno da aprovação do projeto de Lei Orgânica da Cultura pela Assembleia Legislativa do Estado. A lei seria votada na quarta passada, dia 16 de novembro, mas o receio de que o feriado prolongado dificultasse a formação do quórum mínimo na sessão se confirmou, impedindo a votação neste dia. No entanto, o comparecimento da classe artística e cultural e o apoio dos deputados que estiveram presentes garantiram dois importantes resultados: a aprovação da Lei em quatro Comissões Permanentes e o agendamento imediato da votação da lei na pauta seguinte da Assembleia, que acontecerá amanhã, terça, dia 21 de novembro de 2011, a partir das 14h.

O Projeto de Lei de número 19.101/2011, que dispõe sobre o Plano Estadual de Cultura, o Sistema Estadual de Cultura e o Conselho de Cultura do Estado da Bahia, entre outras questões, foi aprovado na sessão passada em quatro comissões: na Comissão de Constituição e Justiça; na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; na Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle e por último; na de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, apesar da lei não ter sido votada neste primeiro momento, o resultado foi positivo. “A aprovação nas comissões já foi um grande passo para a votação final. E a sessão foi importante também para uma maior aproximação com o Legislativo. Conseguimos mobilizar a classe artística para estar presente, acompanhando a votação, e sensibilizar vários deputados para a pauta da cultura”, comemora.

Entre os representantes da classe artística e cultural que estiveram presentes na sessão e ouviram o pronunciamento dos deputados, estavam os cineastas João Rodrigo Mattos e Lula Oliveira, as produtoras Diana Gurgel e Silvia Abreu, o músico Val Macambira e o dançarino e coreógrafo Elísio Pitta, além da presidente do Conselho de Cultura da Bahia, Lia Robatto.

Para o secretário de Cultura, Albino Rubim, a Lei Orgânica é um dos maiores alicerces para a organização da cultura no estado e uma demanda concreta, que vai beneficiar não apenas os agentes e gestores culturais, mas toda a sociedade. Por isso, a mobilização continua, com a expectativa de que, nesta terça, os deputados da Bahia aprovem esta Lei. (Ascom Secult)

Senador Pinheiro defende maior rigor na fiscalização das petroleiras.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) disse, nesta terça-feira (22), que embora defenda uma punição rigorosa à petroleira norte-americana Chevron, responsável pelo vazamento de óleo na bacia de Campos (RJ), é necessário aumentar o rigor da fiscalização das petroleiras que atuam no Brasil. “Punir ou multar a Chevron não vai resolver o problema. O desastre ambiental está consumado. Não se trata de medidas para punir uma empresa pela agência e órgãos de fiscalização como meros cobradores de multa, mas para prevenir. Essa é a questão”, comentou.

Para o senador, o aprimoramento do processo de exigências para exploração petrolífera deve ser contínuo. “A Petrobras não faria uma barbeiragem dessas, porque já domina a pesquisa e tem atuação em águas profundas”, observou Pinheiro, destacando que a estatal tem experiência vitoriosa no Brasil com trabalho de prospecção, inclusive na área onde está localizado o Campo de Frade e ocorreu o vazamento.

Para Pinheiro, no momento em que se autoriza a exploração e concede a participação das empresas do porte de uma Chevron, seja na área de petróleo, de energia ou do setor mineral, deve-se exigir um plano de contingência, apresentando quais são as condições operacionais da empresa, a técnica utilizada, o manejo, os empregados envolvidos na atividade.. “Deve-se avaliar se os planos apresentados pelas empresas são cumpridos com rigor. Isso facilita a fiscalização cotidiana. Hoje, qualquer leitura aponta que a Chevron não vinha fazendo rigorosamente o que havia apresentado como justificativa para a operação”, disse.

O senador avalia também que medidas devem ser adotadas para analisar as outras licenças em vigor e verificar se as demais empresas petrolíferas estão trabalhando dentro dos contratos de exploração – “e, mais importante ainda, se há planos de contingência para dar segurança ao meio ambiente”. (Liderança do PT no Senado)

I Semana de Ação Social da Subseção Judiciária de Paulo Afonso/BA.

Câmara Municipal participou da abertura.

A Câmara de vereadores de Paulo Afonso esteve representada pelo presidente, Regivaldo Coriolano, na solenidade de abertura da I Semana de Ação Social da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 21 de novembro, no auditório da Subseção Judiciária.

A solenidade foi presidida pelo diretor da Subseção Judiciária de Paulo Afonso, Juiz Federal Fábio Rogério França Souza, que durante seu pronunciamento ressaltou a importância de estreitar os laços entre o poder judiciário e a população. Estiveram presentes o prefeito Anilton Bastos, Major Miranda – representante do 20º Batalhão de Polícia Militar, Dr. Celso Pereira – representando a OAB – Subseção Paulo Afonso, Secretário de Saúde Municipal - Luiz Aureliano, Camilo Fontes – representante da Chesf e Dr. Flávio Henrique – procurador do município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Coriolano, comentou sobre essa ação social promovida pela Justiça Federal em Paulo Afonso, “A Justiça Federal é uma instituição importante para o município e inicia uma aproximação com a sociedade pauloafonsina. Essas ações já são implementadas pela 1ª CIA de Infantaria, pelo 20º Batalhão de Polícia Militar, entre outros órgãos, e a Justiça Federal assim fazendo da uma contribuição enorme ao desenvolvimento social da cidade”.

A programação da semana da ação social teve inicio hoje, 21 e se estende até a próxima sexta-feira, 25 de novembro, no auditório da Subseção Judiciária, Rua da Gangorra, Chesf, onde serão realizadas palestras sobre saúde bucal, educação alimentar, primeiros socorros, além de testes de glicemia, aferição da pressão arterial, aplicações de vacinas como: gripe, tétano, rubéola, hepatite, tríplice viral, e informações sobre a tuberculose. (Ascom CMPA)

Governador Wagner comemora investimento de R$ 1,2 bilhão no Polo de Camaçari.

O lançamento na próxima quinta-feira (24) da pedra fundamental do Polo Acrílico no Polo Petroquímico de Camaçari, em um investimento das empresas Basf e Braskem, no valor de R$ 1,2 bilhão, é assunto de destaque do programa de rádio desta terça-feira (22) do governador Jaques Wagner, que enfatiza os esforços desenvolvidos pelo Governo da Bahia para expandir e fortalecer a atividade industrial no Estado, a exemplo da atração da montadora chinesa JAC Motors, que instalará uma fábrica para produção de 100 mil carros por ano, e de uma unidade da maior fábrica de fraldas descartáveis, a Kimberly-Clark.

No Conversa com o Governador, Wagner fala também do PAC Mobilidade Grandes Cidades para a Região Metropolitana de Salvador, lançado pela presidente Dilma Rousseff, na semana passada, e que destinará R$ 1,6 bilhão para construção da Linha 2 do metrô (Aeroporto-Rótula do Abacaxi), e reafirma a sua certeza de que a capital baiana sediará a Copa das Confederações devido o ritmo acelerado das obras da Arena Fonte Nova.

Ele destaca ainda o orgulho da Bahia em sediar o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes (Afro XXI). "Foi um exercício importante da troca de experiências, do compartilhamento de políticas públicas para a promoção da igualdade e de combate ao racismo, a essa discriminação tão hedionda, que, infelizmente, às vezes a gente ainda encontra na cabeça de alguns".

Economia - O governador diz no programa, que a partir do documento lançado nesta segunda-feira (21), propondo a criação de condições favoráveis para desenvolver dez segmentos selecionados da atividade industrial no Estado, o setor industrial será acelerado mais ainda.

"Foi um esforço muito grande que eu fiz para dar outro ciclo de rejuvenescimento ao nosso Polo Petroquímico, que já tem mais de 30 anos. Renegociamos várias questões, reduzimos impostos, e aí está o resultado: a Basf faz um investimento da ordem de R$ 1,2 bilhão, na linha produtiva do ácido acrílico, que tem na ponta o chamado Sape - Super absorvente, usado na produção de fraldas". Por conta disso, enfatiza Wagner, a Kimberly-Clark está se instalando na Bahia.

Wagner faz uma referência também ao "anúncio extremamente importante" da instalação de mais indústria automotiva na Bahia, a montadora JAC Motors. "Estamos ultimando todo o tipo de negociação para conseguir fortalecer o polo automotivo no nosso Estado. Então, eu não tenho dúvida de que a gente vai continuar nessa batida, buscando mais investimento para gerar mais emprego e dar cidadania ao povo baiano, que merece cada dia uma vida melhor".

Copas - Sobre as Copas de 2013 (das Confederações) e 2014 e a mobilidade urbana, Jaques Wagner se mostra otimista quando a concretização de todos os projetos necessários às realização dos jogos dos dois eventos, enfatizando que pode utilizar recursos orçados também à linha do Metrô I para obras de melhorias das vidas e dos transporte de Salvador. Ele informa que os trabalhos da construção da Arena da Fonte Nova estão acelerados. Isso foi constatado na recente visita feita com técnicos da Fifa, e a partir da conversa que ele teve com a empresa responsável pela obras.

"Nós temos ampliado o volume dos trabalhadores, os turnos de trabalho, o número de guindastes, de gruas. Multiplicamos por três o fabrico dos pré-moldados. Eu, que acompanhei a visita inteira, sei que eles elogiaram muito a evolução. Deve haver uma nova fiscalização em fevereiro de 2012 e creio que eles já terão mais segurança de anunciar a nossa participação na Copa das Confederações".

O governador afirma também que "o fluxo de dinheiro está garantido" para acelerar a obra física e entregar em 2012. Ele diz que a grama do estádio já estará crescendo em dezembro do mesmo ano, o que poderá permitir à Fifa fazer a aclimatação para a Copa das Confederações, enquanto que o pessoal das empreiteiras termina a parte do acabamento.

Afro XXI - Quanto ao Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes Wagner afirma que "foi uma a honra" a presidente Dilma" ter participado, sair "muito satisfeita" com os eventos de sexta-feira e sábado. "Eu espero que assim como nós fazemos no nosso governo federal e em nosso governo estadual que a gente possa acelerar e aprofundar as políticas de combate à discriminação, as políticas propositivas e afirmativas, garantindo a igualdade de oportunidade para todos". (Secom/BA)

Sob pressão projeto do executivo é aprovado na Câmara.

Cartão cidadão doará R$ 52,00 a quem se cadastrar.

Hoje (21) pela manhã a seção da Câmara de Vereadores de Paulo Afonso na Bahia foi muito movimentada. É que dezenas de pessoas lotaram as galerias e outras tantas ficaram nos corredores e ate fora do prédio. Estava sendo votado o projeto do Cartão Cidadão de autoria do executivo municipal.

Com o argumento de que a criação do mesmo servirá para acabar com as cestas básicas distribuídas pela prefeitura, o projeto vinha tendo resistência quanto ao valor a ser entregue a população carente. Enquanto o Prefeito Anilton apresetou a proposta de R$ 52,00 (cinqüenta e dois reais), o vereador Daniel Luiz pedia que fosse aumentado para R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).

O Site entrevistou algumas pessoas que desciam dos ônibus escolares em frente da casa legislativa e todas elas disseram que não sabiam o porquê de estar ali, participando daquela manifestação. Segundo a senhora Rosilda, moradora do Povoado Bonomão, ela não sabia o porquê de estar ali. Nervosa ela disse que as pessoas viriam para assinar e já receber o cartão. E continuou, “se fosse para fazer tumulto eu mesmo não tinha vindo... Estou me sentindo muito usada... Quer dar o cartão dê, mas não façam isso não”, falou ela muito contrariada por estar ali. E este era o sentimento de todas as pessoas com quem o Notícias do Sertão conversou.

No final da seção o saldo foi positivo para o prefeito que teve o projeto aprovado pela maioria esmagadora dos vereadores.

Ironias e tragédias da crise - Emiliano José.

A crise econômica mundial vai revelando coisas aparentemente surpreendentes. Todos acompanharam a saga grega. O primeiro-ministro George Papandreou, diante da gravidade da crise, resolveu propor uma consulta pública para saber o que o povo pensava das medidas de austeridade propostas. Foi um deus-nos-acuda, um terremoto que assustou os dirigentes europeus e todo o centro capitalista. E Papandreou caiu. E um banqueiro, Lucas Papademos, assumiu. Simples assim.

curioso seja a Grécia, seja o país fundador da democracia a negar os princípios democráticos. Acuada, é obrigada a ceder, apesar das sucessivas manifestações populares contra as medidas de austeridade. Vamos falar sério: medidas de austeridade querem dizer arrocho contra os mais pobres. Sempre. Inevitavelmente. Essas medidas eram exigidas, impostas pelos banqueiros, que não podem admitir uma moratória, e os porta-vozes da banca são Sarkozy e Angela Merkel. Cômico, não fosse trágico, que a crise tenha que resolver o problema de seus causadores.

Afinal, ninguém tem dúvidas de que a crise econômica mundial repousa na ciranda desenfreada do capital financeiro, na loucura da atual fase da acumulação capitalista, que lida mais com os papéis do que com a produção, ou não relaciona uma e outra. O dinheiro sobrevoa o mundo sem qualquer necessidade de se relacionar com o mundo real. E de repente, o mundo real se apresenta. E a crise se instala, como instalada está desde 2008, e não parece ser de curta duração.

Não é que isso seja propriamente novidade. O predomínio do capital financeiro é antigo. Só que agora, no mundo, chegou ao paroxismo, à obscenidade, e não há mais nenhuma preocupação em relacionar os papéis com a produção, como os EUA não tiveram a preocupação de relacionar o boom imobiliário com a capacidade de pagamento dos compradores. O mundo, não. Corrijo-me. Os EUA e a Europa, que constituem o centro antigo do capitalismo mundial. Um e outro estão embaraçados, sem saber o que fazer para solucionar a crise. Ou, o que é pior, na linha tucana, querendo mais do mesmo.

Todos os esforços são feitos no sentido de preservar o capital financeiro, de não permitir a quebra dos banqueiros, de não admitir que haja qualquer prejuízo dos grandes capitais, dos que transformaram países em verdadeiros cassinos. Seria cômico, não fosse trágico, que os banqueiros sempre acabam ganhando nas crises. Qualquer medida de natureza democrática é repudiada, como o caso da consulta pública grega, sumariamente descartada, com ameaças e tudo.

A Grécia sairia da União Européia se levasse à frente a consulta – e os maiores países europeus – Alemanha e França – não tiveram qualquer prurido em atacar, repudiar a proposta democrática, afinal não consumada. Logo depois foi a Itália, enfrentando os mesmos problemas, só que numa dimensão maior ainda, ao menos quanto aos valores. Oitava economia do planeta, com uma dívida astronômica, se quebrar cria uma quebradeira em série.

Deu queda de primeiro-ministro, Berlusconi, quem sabe para felicidade geral da nação. Mas, não sem antes se aprovar as chamadas medidas de austeridade. Ou seja, para insistir, medidas contra a população, especialmente contra os trabalhadores. Sempre, sempre, nessas crises, pretende-se socializar os prejuízos, e de fato são socializados. Quem nunca perde são os causadores da crise, aqui os banqueiros, outra vez.

Cabe insistir que nós, no Brasil, temos que estar atentos para que a crise seja enfrentada, como está sendo pela presidenta Dilma, com políticas de estímulo ao emprego, fortalecimento do parque industrial, continuidade das políticas de distribuição de renda, diminuição de juros para que continuemos a crescer. São os países emergentes que tem condições de orientar o mundo. Não mais as nações desenvolvidas, que se deixaram levar pela banca, envolvidas pela lógica do capital financeiro.
A crise também nos atinge, de uma forma ou de outra. Mas, temos que cada vez mais insistir na política que iniciamos em 2003, quando o presidente Lula assumiu, de prosseguir distribuindo renda para continuar a crescer. Este é o caminho a seguir.

Emiliano José é jornalista, escritor, deputado federal (PT/Bahia). (Ascom do Deputado)

Sinalização de transito não serve para nada em Paulo Afonso/BA.

Carros são estacionados em locais proibidos todos os dias.

Mais uma vez um leitor do Site Notícias do Sertão flagra carros estacionados em local proibido no centro de Paulo Afonso/BA. Ele enviou uma foto onde vários carros podem ser vistos parados embaixo de uma placa com a informação de que no local não podem ser estacionados.

Enquanto isso, os Agentes de Transito do município parecem que não conseguem ver as infrações que são cometidas diariamente naquele local. No momento em que as fotos foram tiradas, nenhum deles foi visto pelas imediações onde acontece o problema.

Este é um problema grave em Paulo Afonso. Outro que parece não ter solução é o dos donos de lojas que estacionam seus carros em frente de suas lojas como se a vaga fosse uma propriedade particular. Esses automóveis chegam a passar todo o dia parados, prejudicando a quem precisa se utilizar de estacionamento.

Some a toda essa falta de consciência coletiva uma fiscalização de trânsito precária, quase nula. Sem guardas de trânsito para pegar os infratores, sobretudo pelo bolso. O fato é que esse nó na cidade tem a colaboração de todos: poder público e população.

Irla Sanny foi fotografada ao lado de Kelly Ciclone, assassinada em setembro.

Moradora do Bairro Moxotó na cidade de Paulo Afonso na Bahia, a jovem Irla Sanny deixou familiares e amigos triste na noite deste sábado (19) com a notícia da sua morte. O corpo da jovem está sendo trazido para sua cidade e segundo informações de seus amigos, será velado durante o dia de domingo e sepultado no final da tarde.

As informações que chegaram ao site por intermédio de um dos nossos leitores e amigo da garota é de que não sabe ainda o que teria causado a morte da jovem.

Irla foi encontrada no Bairro do Barbalho em Salvador com um corte na cabeça.

Novas informações sobre o caso em mais alguns instantes.

Irla Sanny encontrada morta em Salvador. Amigos fazem vídeo em sua homenagem.

Ary Amaral o grande Campeão no Xadrez na Bahia.

Ele participa da categoria Sub-14 e é morador de Paulo Afonso.

Com apenas 12 anos, o garoto já é considerado a nova sensação no esporte baiano. Ele aprendeu a jogar xadrez com seu Pai, conhecido como Ary, e por isso todos o chamam de Aryzinho. Ele se tornou o orgulho dos pais que o incentivaram desde o inicio, quando tudo era só um passa tempo.

Dedicado, o garoto se tornou o Top do Xadrez Baiano em sua categoria. Já foi campão da Copa Carlina de Xadrez Sub-14 em Paulo Afonso, campeão iner-escolar de xadrez Sub-14 em Paulo Afonso e foi Campeão do baiano de xadrez estudantil 8º ano sub-14 em Juazeiro, também na Bahia. Tudo isto só este mês de novembro de 2011.

Aryzinho ainda tem os títulos de campeão municipal de xadrez, campeão blitz de xadrez - sub-14, campeão de xadrez rápido, todos eles conquistados em sua cidade natal, Paulo Afonso no ano de 2011. Ele ainda foi campeão do nordestão sub-12 na capital pernambuca.

Com todo esse potencial, Aryzinho é hje considerado como o “caçulinha do xadres do nordeste” deste ano. Além de Tô Amaral e Ary, seus pais, a escola Montessori, onde ele estuda o 8º ano, são seus incentivadores para que ele continue praticando o xadrez. Aryzinho é um orgulho para a cidade onde mora.