14.10.11

Wagner estranha críticas vindas de fora da Bahia ao Porto Sul.

O governador Jaques Wagner, que começou a falar agora há pouco (13) no almoço-palestra promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais – Lide, em Belo Horizonte, defendeu o projeto Porto Sul, segundo ele um investimento fundamental para o desenvolvimento da Bahia. “Estranhamente, há mais gente de fora da Bahia contrária ao projeto”, afirmou. Em relação ao Pré-sal (reserva estimada de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo no subsolo, abaixo de uma camada de sal no leito do mar da costa brasileira), o governador tem uma posição clara, defendendo a divisão equitativa dos royalties. “Acho que essa riqueza nova, essa megadescoberta brasileira, que Deus colocou lá embaixo, deveria fazer bem para todo o mundo”.

Participam do almoço, além de 100 empresários mineiros, três ex-ministros: Paulo Paiva, do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso; Patrus Ananias e Valfrido dos Mares Guia, ambos do governo do ex-presidente Lula. Wagner, ao falar sobre as exigências impostas pela Fifa ao governo brasileiro para a Copa de 2014, defendeu a compatibilização das demandas da entidade internacional do futebol com o escopo jurídico do Brasil. “Há de se encontrar um ponto de equilíbrio”, ponderou. (Secom/BA)

Conferência Territorial de Juventude em Ribeira do Pombal/BA.

A cidade de Ribeira do Pombal vai sediar nesta sexta-feira (14), mais uma Conferência Territorial de Juventude. O evento será realizado no Colégio Evência Brito (CEB), das 8h às 17h, e é aberto a toda população. Jovens, estudantes, militantes de movimentos sociais e toda a sociedade civil estão convidadas para a conferência, onde serão debatidas as ações previstas no Plano Estadual de Juventude e elencadas as prioridades da região.

No dia 11 de setembro a cidade realizou a conferência municipal, a primeira etapa do processo, onde foram discutidas as principais demandas da juventude que vive no município. As conferências territoriais correspondem à segunda etapa do processo. No encontro da próxima sexta-feira, a juventude terá a oportunidade de aprofundar o debate, mas o objetivo desta vez é pensar as políticas públicas de forma a atender a todo o território do Semi-Árido Nordeste II.

O objetivo das Conferências Territoriais é aprofundar as discussões que aconteceram nas conferências municipais. Serão apresentadas as principais demandas da região e debatidas políticas públicas para atender a essas questões. Participarão do encontro: integrantes do Conselho Estadual de Juventude, lideranças dos movimentos sociais voltados para esse público, jovens lideranças dos mais diversos segmentos sociais (movimento negro, Jovem Infrator, etc.). Educação, saúde, lazer, cultura e trabalho são alguns dos pontos pautados para a reunião. (Secom/BA)

13.10.11

Prefeito de Paulo Afonso/BA assina convênio com o Estado.


Bairro Seriema vai receber 200 casas.

Com a intermediação do Deputado Estadual Paulo Rangel, a cidade de Paulo Afonso ira receber a construção de 200 (duzentas) casas no Bairro Seriema. A localidade é carente é este fato vai beneficiar os moradores que hoje tem problemas de moradia na localidade.

A assinatura do convênio foi feita na cidade de Salvador. Presente o prefeito Anilton Bastos, o representante da Sedur - Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia, do governo do estado e Gaspar, chefe de gabinete do deputado.

Para o deputado estadual Paulo Rangel, o convênio assinado entre o estado e o município demonstra a boa vontade da política habitacional do governo estadual para a cidade de Paulo Afonso: “Nós estamos fazendo o trabalho que a cidade merece. Os pedidos estão sendo atendidos. E esse é a nossa obrigação. Trabalhar com os olhos voltados para as pessoas”.

O município só está esperando a liberação dos recursos do estado, para dar inicio a construção das residências. (Ascom/Deputado)

12.10.11

11.10.11

Canindé/SE em estado de emergência por falta de água.

Cidade recebe mais de 7 milhões por mês e ainda assim pede ajuda.

Com a carência de água potável nas cidades do sertão de Sergipe, alguns dos seus administradores estão tendo que decretar o estado de emergência para obterem ajuda do governo federal. Esse beneficio vem através da contratação de carros pipas. Em algumas cidades é o exercito brasileiro quem faz a distribuição.

No estado já são 10 os municípios recebendo ajuda. Mas um deles chama a atenção. É Canindé do São Francisco que fica as margens do rio que leva o nome do santo. É também a cidade do interior do estado que mais recursos recebe. Algo em torno de 7 milhões de reais por mês. E mesmo assim, vereadores da oposição denunciam que não há uma única obra sendo feita pela atual gestão. O que não justificaria de forma alguma que a cidade fosse incluída na lista de Cidade em Estado de Emergência. Esta situação se adéqua aquelas que vivem em dificuldades. O que não é o caso de Canindé.

O prefeito da cidade, Orlandinho, foi um dos primeiros a buscar esse beneficio junto ao Governo Federal. Mesmo administrando uma cidade com tantos recursos em caixa.

Ampliação da rede de atendimento, é isso o que as mulheres querem.

Evento reúne segmento feminino, abrindo a série de conferências territoriais. Etapa estadual é prevista para 12 a 14 de novembro.

Ampliação de políticas públicas para mulheres, qualificação de serviços especializados, criação de secretarias municipais na área, foram algumas demandas levantadas já na manhã desta terça-feira (11), durante a Conferência Territorial de Politicas para as Mulheres, em Paulo Afonso. Cerca de 120 representantes de diversos municípios da região discutem, até amanhã (12) questões voltadas, principalmente, ao combate à violência e ao protagonismo e autonomia feminina.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso, Marileide Brasil, falou dos desafios para a superação da dependência das mulheres com relação aos homens, existente em boa parte das relações. “Temos que protagonizar nossas próprias conquistas. Ainda há mulheres subjugadas, em condição de desigualdade”, contextualizou.

Abrindo o evento, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa (foto), destacou o avanço da Bahia no acesso aos direitos sociais por parte do segmento feminino. “Com a criação de uma secretaria específica, por exemplo, queremos aprofundar a plataforma de políticas públicas”, disse, citando ações como mais equipamentos policiais e qualificação de serviços de abrigamento às vítimas, centros de referência, entre outros.

Participam do evento, no Memorial Chesf, mulheres do segmento quilombola, indígenas, donas de casa, do meio rural, além de profissionais como assistentes sociais e advogadas. “Estamos muito bem representadas, com um público bastante qualificado”, disse a articuladora do Território de Identidade Itaparica, Edvalda Aroucha. (SPM – Governo do Estado da Bahia)

Dois motoqueiros morrem ao colidir com muro de cemitério.

Dois homens morreram em um acidente em Delmiro Gouveia, no povoado Salgado. Por volta das 14h30 deste domingo (09), uma moto Honda CG 125 de cor prata e placa JMT-4371 colidiram com um contra o muro de um cemitério. O acidente aconteceu na estrada vicinal que liga o Povoado Salgado ao Povoado Lagoinha.

As vítimas são José Alves Fidélis, 49 anos e Cícero Roberto da Silva de 29 anos. O condutor da moto José Alves morreu no local, já Cícero Roberto foi socorrido e morreu a caminho do hospital de Delmiro Gouveia.


Segundo informações do Cabo Da Silva da RP do 9º Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, as vítimas dirigiam-se ao povoado Lagoinha quando o condutor da moto perdeu o controle e colidiu com o muro. Os corpos foram conduzidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca. (Rádio Jornal Web)

Ana Dayse Dorea recebe Título de Cidadã Honorária.

A reitora Ana Dayse Dorea recebe nesta segunda-feira,10 de outubro, às 10h, o Título de Cidadã Honorária de Delmiro Gouveia, concedido pela Câmara Municipal da cidade, por proposta do vereador Edwaldo Nascimento. Esse título integra a programação da 14ª Semana Delmiro Gouveia, realizada pela Fundação Delmiro Gouveia (Fundeg), com o apoio da Secretaria deEstado da Cultura (Secult), iniciada desde o dia 6 de outubro com atividades em Maceió, Delmiro Gouveia e Paulo Afonso.

A abertura do evento contou com uma mesarredonda sobre “As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo”, com a participação dos palestrantes, José Dumont (ator), Elcio Verçosa Filho (cineasta) e Dennes Queiros (repórter) e sob a coordenação do presidente do IHGAL, Jaime de Altavila. Em seguida, aconteceu a apresentação de cantoria de viola com Gilberto Alves. (Ufal/AL)

Leia mais aqui.

Floresta/PE. Policia apreende 20KG de crack.

O fato aconteceu na BR 317 e foi encontrada no bagageiro de um ônibus que trafegava na rodovia. Ao ser parado pela Policia Rodoviária Estadual, se constatou de imediato que havia drogas escondidas no veiculo que vinha de Assunção no Paraguai para São Paulo.
Foram presas duas pessoas, José Jonathas e um menos de 17 anos.
Segundo os presos, a droga seria levada a Recife, capital do estado de Pernambuco.

10.10.11

Policia faz apreensão de drogas, armas e dinheiro Paulo Afonso/BA.


No local estavam dois menores de idade.

O serviço de inteligência da policia civil, tinha recebido a informação de que estava ocorrendo roubos na cidade, e que o automóvel utilizado era um Cadette. E havia outra informação de hoje, possivelmente os ladrões iriam matar duas pessoas. Diante das informações o delegado Hidelbrando Alves, juntamente com sua equipe, fez o serviço de investigação durante toda a manhã de hoje.

Na tocaia desde cedo, a policia civil avistou quando o suposto veiculo estacionava na residência de número 51 da Rua João Goulart e de imediato deu voz de prisão aos ocupantes. E para surpresa, uma das pessoas era Rafael “Paulista”. Ele estava em liberdade provisória, também por porte de drogas.

Dentro da casa estava o jovem Paulo, que disse morar no Bairro Prainha. Lá também estavam dois menores. Uma menina de 15 anos e um menino de 16 anos. Os dois negaram fazer parte da quadrilha. A esposa de Rafael, que está grávida, foi presa com seu pai, que estava dentro do carro. Mas a policia os conduziu para a delegacia, onde ficarão a disposição da justiça.

A prosão foi feito em conjunto com o GTM - Grupo Tatico Movel da Policia Militar.

Zelar por nossas crianças.

A publicidade é um negócio especial, motor do capitalismo, atividade que consegue fazer do produto uma mercadoria, consegue transferir qualidades mágicas ao que se quer vender, e que carrega consigo, por isso mesmo, uma carga enorme de criatividade, até porque manipula a mente das pessoas. Realiza a transformação a que Marx se referia, transformando valor de uso em valor de troca. Ninguém compra um automóvel. Compra o que pensa ser aquele automóvel. E convence. E vende.

Por isso, pergunto: será justo que nossas crianças continuem a ser constantemente bombardeadas por mensagens publicitárias destinadas a incentivar o consumo, a propalar uma visão consumista de mundo, a ser os porta-vozes do mercado junto aos seus pais? É correto que a publicidade no Brasil não experimente nenhuma regulamentação com relação à publicidade infantil? Respondo logo que, do meu ponto de vista, não. As crianças têm sido utilizadas não só para a venda de produtos infantis, como para estimular o consumo de produtos destinados a adultos.

Não estou especulando. Tenho participado intensamente desse debate na Câmara Federal. Recentemente, um cartaz que dizia: “Venha ao Maximídia e aprenda a falar com quem mal aprendeu a falar”. Isso mesmo. Tratava-se de um debate do Maximídia 2011 – 21º Encontro Internacional de Marketing e Comunicação, realizado pela Meio&Mensagem, em São Paulo, que ocorreria no dia 6 de outubro, que já deve ter acontecido, portanto. “É a oportunidade de você e sua empresa aprenderem a falar com gente que influencia imensamente o consumo de milhões de adultos”. Não há, portanto, dúvida quanto ao que se quer com a publicidade destinada ao público infantil – levar os adultos a comprar, e não sómente produtos para as crianças.

As crianças – e falamos de uma idade que vai de zero a 12 anos – ainda não tem maturidade suficiente, como é natural, não têm experiência de vida, acreditam com mais facilidade nas coisas que ouvem e vêem. Não sabem controlar seus desejos e são facilmente iludidas pelas atraentes e bem estudadas mensagem publicitárias. As conseqüências são danosas. Obesidade infantil, uma delas. A publicidade de alimentos não saudáveis contribui muito para a formação de maus hábitos alimentares. De cada 10 alimentos anunciados no Brasil, sete são guloseimas e comidas industrializadas, e 15% das crianças brasileiras já estão obesas e 33% com sobrepeso.

A erotização precoce, outra. Estimuladas pela publicidade, as crianças acabam pulando etapas importantes de seu desenvolvimento. Também é notório que crianças mais pobres, que não podem comprar o que o mundo publicitário anuncia, reagem contra a família e a sociedade. A publicidade sem controle de bebidas alcoólicas também estimula ao consumo precoce do álcool, com as conseqüências conhecidas. Nossas crianças têm de ser protegidas desse bombardeio. Na Câmara Federal, há projetos destinados a isso, e nós os temos apoiado, promovido audiências públicas e insistido que tramitem rapidamente.

Para acalmar os afoitos, lembro que em outros países há regulação em relação ao assunto. Na Suécia, é proibida a publicidade na TV dirigida à criança menor de 12 anos em horário anterior às 21 horas. Na Inglaterra, é proibida a publicidade de alimentos com alto teor de gordura, sal e açúcar dentro e durante a programação de TV com apelo ao público menor de 16 anos, a qualquer hora do dia ou da noite, em qualquer canal ou emissora, como é proibida a publicidade para crianças que ofereça produtos ou serviços por telefone, correio, internet ou celular.

EUA, Bélgica, Alemanha, Noruega, Canadá, Irlanda, Dinamarca, Holanda, Áustria, Portugal, Luxemburgo, Itália e Grécia são alguns outros países que tem legislações voltadas à proteção das crianças em relação à publicidade. Não estaremos mal acompanhados caso consigamos avançar na legislação com algum tipo de proteção às nossas crianças diante do indiscriminado bombardeio publicitário. Ao contrário. Teremos dado um passo para a proteção de nosso futuro. Será um gesto carinhoso, amoroso com nossas crianças. O consumo é assunto de adultos. Crianças merecem ser protegidas.

Emiliano José é Jornalista, escritor, deputado federal (PT/BA).

9.10.11

O Circo continua em meus pensamentos.

Na minha infância, os dias mais felizes eram quando chegava um circo na cidade onde moro. Eu gostava dos que tinham grandes atrações e vinham com elefantes, tigres, leões, globo da morte e muito mais. Mas a imagem que ficou em minha mente, dentre tantas daqueles tempos, são as dos pequenos circos. Nestes os palhaços eram os melhores. Eles sabiam como nos fazer cair em gargalhadas.

Foi nessa época que tive os primeiros contatos com o teatro. Nos circos mais paupérrimos, eles traziam em suas programações peças de teatro. Talvez para suprir a deficiência que tinham para adquirir animais para nos entreter.

Eu me lembro de um circo que foi armado aqui perto de casa, na Avenida Contorno. Naquela época só existiam casas de um dos lados da via. De tão remoto é o tempo em que ele esteve. E foi durante uma das cessões do circo que foi apresentada um texto para teatro onde mostrava o amor entre dois jovens. A atriz, dela eu me lembro bem, era uma bela morena. Ate hoje eu me lembro dela no canto esquerdo do palco chorando baixinho.

Naquela noite caiu um temporal muito grande na cidade. E dentro do circo, as poucas pessoas que estavam na platéia, puderam perceber que a lona tinha mais furo que tabua de pirulito. A sensação era a de que, toda aquela chuva cai mesmo era em nossas cabeças.

A apresentação teatral já tinha começado quando aquela chuva caiu. Não tinha se passado mais do que uns 15 minutos. E como a chuva não diminuía um senhor subiu ao palco durante a apresentação e disse que ela não iria prosseguir ate que aquela água não parasse de cair.

Foi neste momento que, a alegria nos rostos dos atores, desapareceu. Ela foi trocada por um sentimento de incredulidade, entre os atores e a pequena platéia. Os atores conversam baixinho entre eles. Nós chegamos ate o palco para tentar ouvir o que eles falavam, mas não dava para escutar.

Enquanto algumas pessoas reclamam da suspensão da apresentação, eu vi aquela morena no fundo do palco com lagrimas nos olhos. Ela tentava esconder o rosto com as mãos. Ela estava com vergonha de tudo aquilo que estava acontecendo. O ator que representava com ela foi ao seu encontro. E foi neste momento que eu me aproximei deles, pela lateral do palco. Eu tentava saber o porquê daquele choro tão contido. E ouvi uma voz quase inaudível, dizendo que, chorava porque não conseguiria mostrar o seu talento para as pessoas que ali estavam.

Aquele choro me corta o coração ate hoje. Ainda lembro-me do rosto daquela garota com lagrimas nos olhos, chorando porque não conseguiria se apresentar. Não conseguiria ser a atriz que ela carregava em seu peito. Aquela jovem chorava porque diante dela, havia o sonho de todos os artistas. Havia um publico a quem queria mostrar o seu trabalho. Mesmo que em um pequeno circo a rodar o interior do Brasil. E estas atrizes ainda andam pelas pequenas cidades do nordeste ate hoje.

Homem abusava de criança em Canindé/SE.

Ela é neta de sua esposa.

O fato aconteceu na cidade de Canindé do São Francisco em Sergipe no dia 07. Um pedreiro abusava sexualmente de uma criança. Isto já acontecia a mais de 05 meses. Jose Carlos de Jesus, foi preso dentro de sua própria casa depois que a policia recebeu um denuncia anônima.

A criança é neta de sua atual esposa. E segundo se sabe agora, a barbaridade já era investigada pela policia local. Não tendo como negar o crime, Carlos teria confessado que o crime existia.

Ele se encontra preso na delegacia de policia da cidade à disposição da justiça de Sergipe.

Vereadores pedem intervenção em Paulo Afonso/BA.

Daniel Luiz e Osildo Alves denunciam o prefeito Anilton por descumprir uma decisão judicial.

Com a decisão judicial que pede a contratação imediata das pessoas que foram aprovadas no concurso público realizado pela prefeitura de Paulo Afonso no ano de 2008, e com o não cumprimento dela por parte do atual prefeito Anilton Bastos, o vereador Daniel Luiz resolveu colocar mais lenha nessa fogueira. Ele vai dar entrada amanhã, em uma representação publica onde pede a intervenção no município. Caso aceita pela justiça, o prefeito será afastado e tomará posse um interventor, que cumprirá o que foi decidido pela justiça.

O vereador utiliza a Lei nº 8.429, de 02 de junho de 1992. (lei de improbidade administrativa), para apresentar a representação perante o Tribunal de Justiça da Bahia. E para justificar a medida ele se utiliza da decisão que foi tomada, quando foi “Julgado o recurso, o mesmo reconheceu que o pessoal contratado em regime temporário é superior ao número de vagas dispostas no edital e como tal, além de não dar cumprimento a decisão liminar de nomear os concursados, também tem provocado ônus para o erário público, sob os auspícios do gestor público municipal”.

A rrepresentácão:

Exmo. Sr. Dr. Wellington César Lima e Silva

MD procurador geral de Justiça da Bahia

REf.

Pedido de representação

Para intervenção Estadual

No município de Paulo Afonso

Processo:

0006878-77.2010.805.0000-0 (TJ/BA)

Daniel Luiz da Silva, maior, portador do CPF No.428538264-49,conjuntamente com Ozildo Alves da Silva, ambos vereadores no município de Paulo Afonso Bahia, no legitimo exercício de suas atividades funcionais, exercendo o direito de peticionar (artigo 5º. XXXIV, “a” CF), com fundamento no artigo 35, inciso IV da Carta Magna, bem como a LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992. (lei de improbidade administrativa),vem requerer a V.Exa que se digne a promover a representação perante o Tribunal de Justiça da Bahia, visando a decretação do ATO DE INTERVENÇÃO para prover ordem e decisão judicial exarada nos autos do processo 0006878-77.2010.805.0000-0 (Agravo de instrumento), que manteve a decisão agravada, cuja ementa assim está disposta:

E o faz por que:

1) Julgado o recurso, o mesmo reconheceu que o pessoal contratado em regime temporário é superior ao número de vagas dispostas no edital e como tal, além de não dar cumprimento a decisão liminar de nomear os concursados, também tem provocado ônus para o erário público, sob os auspícios do gestor público municipal;

2) Ou seja o Prefeito do município de Paulo Afonso, vem numa verdadeira e desenfreada sanha, malversando o erário público e neste diapasão, mediante contratação que tem sido alvo de criticas e inescrupulosas despesas para o município de Paulo Afonso.

3) Chega ser primário o raciocínio lançado sobre o tema, uma vez que em sede de liminar o juízo monocrático determinou a convocação dos concursados no certame, que fora objeto de impugnação do Sr. Prefeito e a contra senso o mesmo autoriza a contratação de pessoal em número superior ao que está disponibilizado no edital, esquivando-se de todas as formas e maneiras de atender ao comando sentencial e com isto, poderá levar o município a um verdadeiro caos financeiro, ante a multa aplicada pelo descumprimento, bem como as prováveis indenizações que se seguirão quando definitivamente os aprovados no concurso publico iniciarem em disparo automático sucessivas ações indenizatórias contra o município.

4) De logo deve ser declarada a reconhecida a responsabilidade do Sr. Prefeito do Município de Paulo Afonso, para que após a sua gestão não venha o mesmo alegar desconhecimento de causa e furtar-se de sua responsabilidade legal; civil e criminal.

5) A manutenção de contratados em regime temporário em número maior ao número de vagas existentes por si só já é objeto de representação e responsabilidade criminal por parte do Prefeito do município de Paulo Afonso, ainda mais do montante da multa culminada aplicada pelo descumprimento da decisão.

6) Numa atitude tresloucada, pretende o Sr. Prefeito levar o município á falência ou justificar seus atos de improbidade administrativa, alegando posteriormente que era seu dever impedir a nomeação de concursados, porque segundo o mesmo, o referido concurso estaria eivado de irregularidades.

7) De ante mão, a irregularidade estampa-se na ementa do Excelsior Tribunal de Justiça da Bahia, que reconhece não ser possível a contratação de pessoal em regime temporário, em número maior ao numero de vagas existentes e declaradas no edital do concurso.

8) Segundo o artigo 35 da Constituição Federal ,em seu inciso IV, a intervenção somente se dará quando o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na constituição estadual, ou para prover a execução de Lei,de ordem ou de decisão judicial. (grifamos)

9) Douto Procurador Geral de Justiça, inúmeros são os casos de desmando com o dinheiro público, comandado pelo atual gestor público e que será oportunamente objeto de investigação das autoridades competentes.

10) Dentre os desmandos encontramos a contratação de empresas sem licitação, para realização de eventos, cujo objeto de contrato foi a prestação de serviço de segurança;salientando que a empresa contratada sem licitação se quer possuía autorização junto á Polícia Federal para atuar como fornecedora de serviços de segurança; somente este contrato, dentre inúmeros, lesou o erário em mais de R$18.000,00 (dezoito mil reais)- frisando que sem licitação.

DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO AO STJ:

Mesmo interpondo o recurso ao STJ, é cediço que o mesmo tem somente efeito devolutivo, não tendo o condão de elidir, sem decisão de mérito, a validade da liminar deferida e mantida em sede de agravo de instrumento, portanto, além de acumular uma dívida milionária para o município, com a multa cominada, o Gestor público mantém um gasto exorbitante com a contratação de pessoal, sem concurso, em numero acima daquele que consta no edital do certame.

DA COMPETENCIA LEGITIMA DA PGJ PARA ADOÇÃO DE REPRESENTAÇÃO:

Trata-se de competência legitima de representação, cujo papel do Ministério Público inculca-se em seu mister, sendo de suma importância e legitimo o dever de representar para conter a sangria desenfreada dos cofres públicos do município, onde fora-se montada uma verdadeira “quadrilha” de apadrinhados e beneficiados do dinheiro público com contratação de bandas e serviços superfaturados,merecedora de investigação pela Procuradoria Geral de Justiça,Procuradoria Geral da República, Polícia Federal e Controladoria Geral da União. A situação ,Douto Procurador Geral de Justiça, é muitíssimo grave e demanda atenção especial.

DO REQUERIMENTO:

Requer à Douta Procuradoria Geral de Justiça que seja procedida a REPRESENTAÇÃO perante o Tribunal de Justiça da Bahia, visando a devida Intervenção no município de Paulo Afonso, bem como o afastamento temporário, em caráter cautelar, do Sr. Prefeito Anilton Bastos, determinando ainda que proceda a nomeação dos concursados nos limites estabelecidos dos números de vagas do edital e com isto o afastamento do pessoal não concursado, cujo efetivo tem sido em número maior àquele previsto no certame. Ainda requer seja o Sr. Prefeito Anilton Bastos responsabilizado civil e criminalmente pelos prejuízos que tem causado ao erário público; passando por cima de leis federais e estaduais, sem atender a comando judicial algum.

Por ultimo que sejam instadas todas as providencias necessárias que a gravidade do fato requer, informando de logo a este Douto Procurador que o presente requerimento foi exarado com cópias para a Superintendência Nacional de Polícia Federal, Controladoria Geral da União e Procuradoria Geral da República.

Nestes Termos

Pede Juntada

E Espera Deferimento

Paulo Afonso- Bahia 03 de Outubro de 2011

As. _________________ ____________________

Daniel Luiz da Silva Ozildo Alves da Silva

(Vereador) (Vereador)

Pastor Heleno destacou a importância da unidade das oposições para vencer a próxima eleição em Canindé/SE.


Já no inicio de seu pronunciamento, durante a posse da nova presidenta do diretório municipal do PSB em Canindé/SE, o Pastor Heleno disse que “o problema do incompetente é achar que pode ganhar as coisas no tapetão”. Ele se referia a tentativa constante daqueles que se opõem a Rosa Maria como candidata a prefeita em 2012, usar pessoas para tentarem na justiça barrar a candidatura dela.

Ele disse que o povo de Canindé, sabe o que quer, e não vai aceitar que se tente ludibriá-lo com botijões de gás, tijolos, colchões e que a cidade ta muito aquém de onde poderia estar. Falando para o povo, Heleno ainda disse que a administração atual, isso em referência ao prefeito Orlandinho, tem procurado maquiar a situação quando se inaugura obras estaduais e federais e se tenta passar a impressão que são feitos da prefeitura.

Para Heleno, essa situação tem despertado no povo uma vontade de mudança. Ele deixou claro que estava ali para somar no projeto de retirar do poder os que hoje estão na prefeitura.

E para finalizar o deputado afirmou diretamente a Rosa Maria que para ele “não há a egoísmo, não há loucura de sair contra tudo e contra todos” Ele estava ali “para somar, para o município seja mudado”. E no encerramento de sua fala, Pastor Heleno fez uma declaração importante para as próximas eleições de Canindé. “Eu vou dizer algo muito forte aqui. Eu e Você (Rosa) e o povo, vamos estar juntos”.

Que sociedade estamos deixando para os nossos filhos?

Na sexta-feira (07) eu estive no Bairro Perpetuo do Socorro em Paulo Afonso na Bahia para cobrir a tentativa de suicídio do senhor José Carlos. Ele estava em uma torre de telefonia e ameaçava se jogar de lá. Logo que cheguei àquele local eu percebi que a “loucura” do ato não tinha a menor importância para a grande maioria dos curiosos ali presentes. Que era formado por muitas crianças. Muitas delas tinham saído de suas escolas para verem “o homem que queria se matar”.

Desde o primeiro minuto eu ouvi pessoas gritando para o rapaz pular. Isso mesmo! As frases, conforme passavam as horas ficavam mais agressivas em suas cobranças. Senhoras com crianças de colo gritavam para que ele pulasse para a morte. Elas eram seguidas por boa parte das crianças que também queria ver alguém se matar. E homens que devem ter filhos em suas casas, eram os que mais incitavam aquele jovem a cometer o suicídio.

Em alguns momentos se ouviram frases agressivas contra o rapaz. “Pula daí negrão. Ou quando tu descer nós vamos te linchar”. E este circo todo era visto e ouvido por aquelas crianças que repetiam o que ouviam em forma de algazarra. Muitas vezes essas crianças sentavam no meio fio, em frente do local onde estava o suposto suicida. A cena lembrava um picadeiro de circo, com risos e gritos de felicidades, na expectativa de que o que se passava no picadeiro conseguisse chegar ao final conforme o que se desenhava na cabeça daquelas crianças. A morte de um ser humano era o motivo da comemoração e eles estavam esperando para aplaudir a cena final.

Mas que sociedade é essa que estamos construindo e vamos deixar para os nossos filhos e as nossas crianças? Uma sociedade onde se aplaude a morte de uma pessoa, por puro instinto cenográfico? Os mais velhos incitam, gritam, pedem que um corpo caísse pra poder ter o que contar aos amigos e familiares. E as crianças em sua “inocência” gritavam entusiasmadas para verem um corpo se jogando de uma torre. Se é isso que estamos deixando para nossas crianças, saibam que estamos formando uma sociedade sem sentimentos e isto poderá criar verdadeiros “monstrinhos” que não amam nem odeiam, simplesmente serão desprovidos de emoção.

Naquelas horas em que eu estive lá, uma música não saiu da minha cabeça. Era “João do Amor Divino” de Gonzaguinha. “... povo lá embaixo olhando o seu relógio. Exigia e cobrava a sua decisão”. E muitos pediam para ver o corpo de José cair para que pudessem comemorar. E ainda bem que Deus tocou aquele coração e ele pôde continuar a sua vida, agora com a ajuda daqueles que passaram horas demovendo-o de pular para a morte.

"Agora ri da multidão executiva quando grita:
"Pula e morre, seu otário"
Pois como tantos outros brasileiros
É profissional de suicídio
E defende muito bem o seu salário". (Gonzaguinha)