8.10.11

Rosa Maria toma posse como presidenta do PSB de Caníndé/SE.

Com a presença do senador Valadares, deputados federais, estaduais e vereadores.

Na manhã de hoje (08), tomou posse a nova presidenta do PSB - Partido Socialista Brasileiro de Canindé do São Francisco/SE. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do Município e contou com a presença do Senador do Partido Carlos Valadares, Deputados Pastor Heleno, Valadares Filho, Estevam, Augusto Bezerra, os vereadores Luciano Ferreira e Adriano Feitosa, do prefeito de Capela/SE Manoel Sukita, além de diversas autoridades presentes.

O senador Valadares chamou a atenção para o carinho com que Rosa é tratada pela população da cidade. “Rosa o povo te ama. E isso só ficou mais evidenciado com a sua votação para deputada estadual”. Ele se referia ao fato da pré-candidata a prefeita de Canindé ter recebido mais de 3.000 votos dos eleitores canindeenses. E reafirmou, “o seu projeto é o meu projeto para Canindé. Convoque-me, me chame e eu estarei de porta em porta ao seu lado para pedir votos”.

O deputado estadual Augusto Bezerra, lembrou da candidatura de Rosa Maria nas últimas eleições municipais em 2008. “Eu vi de perto o sentimento do povo dessa cidade. Eu vi nos olhos do povo o amor por Rosa quando estive em todos os eventos em que participei”. O deputado ainda citou o fato em que o último evento da campanha colocou a maioria esmagadora dos eleitores locais estavam participando, mas quando as urnas foram abertas, houve uma péssima surpresa. Algo inexplicável ate hoje para ele.

Já Rosa Maria agradeceu a Valadares por recebê-la de braços abertos no partido. E depois de ter ouvido de Pastor Heleno que estava ali para se somar às oposições, a ex-prefeita fez uma convocação direta a ele. “Quero neste momento pedir que some-se ao novo projeto político. Vamos caminhar juntos. Eu sei que vossa excelência veio para somar e este é também o meu pensamento”.

Os discursos reafirmaram a falta de liberdade que existe hoje em Canindé e ainda cobraram que a justiça cobre onde é aplicado os R$ 7.000.000,000,00 ( sete milhões) que a prefeitura recebe todos os meses e que ninguém consegue ver uma “única obra feita com esse dinheiro na cidade”. Disse Augusto Bezerra.

Paulo Afonso inicia série de Conferências Territoriais de Mulheres.

Evento terá a presença da secretária estadual Vera Lúcia Barbosa (SPM), representando o governador Jaques Wagner.

Políticas públicas voltadas à igualdade de direitos entre mulheres e homens, fortalecimento da autonomia feminina, erradicação da extrema pobreza, combate às formas de violência, são temas que estarão em debate no município de Paulo Afonso, durante a Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres, na terça (11) e quarta-feira (12). O evento acontece no Memorial Chesf e vai reunir 24 cidades da região, numa parceria entre a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e municípios.

A discussão deve levantar propostas prioritárias para o III Plano Estadual de Políticas para as Mulheres (PEPM), a ser executado nos próximos anos. Entre os desafios que cercam a Bahia está a redução dos altos índices de agressão às mulheres. Somente entre janeiro de 2009 e dezembro de 2010, mais de 65 mil foram ameaçadas; mais de 38 mil mulheres sofreram algum tipo de lesão corporal dolosa; 750 sofreram tentativa de homicídio. Também foram registrados 815 estupros e 474 casos de mulheres vítimas de homicídio doloso.

Sobre a SPM/BA - A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SMP/BA) foi criada em maio deste ano, na perspectiva de ampliar e consolidar ações para o segmento. Foram estabelecidos dois eixos de ação: Autonomia das Mulheres e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, temáticas determinantes para a melhoria da qualidade de vida das mulheres baianas.

Serviço.

O quê: Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres

Quando: 11 e 12 de outubro de 2011

Onde: Memorial Chesf (próx. Caixa Econômica e Banco do Brasil) – Paulo Afonso

Horário: Abertura dia 11, às 8hs. (SPM/Governo da Bahia)

7.10.11

59 pessoas dão entrada em pedido de filiação no PT de Paulo Afonso/BA.

Muitos desses serão candidatos a vereador em 2012.

No último dia do prazo para quem deseja ser candidato na próxima eleição, o Partido dos Trabalhadores contabiliza o número de 59 (cinqueta e nove) pessoas que encaminharam o pedido para filiação ao mesmo.

Se é verdade que 12 (doze) pessoas que antes eram filiadas, solicitaram a sua saída do partido, membros do diretório comemoram o maior número que agora farão parte da legenda na cidade.

O partido se fortalece para enfrentar uma campanha onde pretende eleger vereadores, já que na atual legislatura não há um único vereador representando a legenda.

Sindicato dos Bancários denuncia Banco Bradesco de Paulo Afonso/BA.

Desse jeito, só falta usar o chicote. A direção do banco Bradesco de Paulo Afonso está agindo como se fossem verdadeiros feitores e tratando os bancários como escravos na senzala. Com o objetivo de furar a greve, a gerência da unidade bancária está, como se diz a expressão popular, “tirando o couro” dos funcionários, obrigados a trabalhar até às 20h30.

A agência é a única a manter atendimento durante a paralisação dos bancários e, exatamente por isso, está sempre lotada. Resultado, os funcionários têm de trabalhar além da jornada devido à forte ameaça de demissão. A ação, inclusive, fere o direito dos trabalhadores que desejam aderir à greve.

A perversidade dos banqueiros não tem limites e os trabalhadores sentem isso na própria pele. Um absurdo, que só se justifica pela ganância dos patrões. O Sindicato da Bahia apurou a denúncia e está se movimentando rapidamente para tomar as devidas providências e impedir a ação ilegal. (Ascom/Bancários)

6.10.11

Escolha das candidaturas no PT só será definida nos encontros partidários ou em prévias.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (6), em Brasília, a Comissão Executiva Nacional do PT aprovou resolução onde reafirma que a escolha das candidaturas majoritárias e proporcionais do Partido será definida nos encontros partidários ou em prévias, conforme definidos no Estatuto com as alterações do 4º. Congresso Extraordinário.

A CEN também aprovou uma resolução com as regras do processo de definição de candidaturas do PT em 2012.

Leia a integra da nota aqui.

Com informações da Secom/PT.

Tentativa de roubo e explosão de caixa-eletrônico na cidade de Chorrochó/BA.

A agência do Bradesco da cidade de Chorrochó na Bahia foi invadida hoje por 06 (seis) homens durante a madrugada desta quinta-feira (06). Eles explodiram os caixas-eletrônicos para roubar todo o dinheiro que estavam dentro deles.

O barulho chamou a atenção dos moradores da pequena cidade do sertão baiano.

Os ladrões não conseguiram obter sucesso no roubo e deixaram para trás, portas danificadas e a fachada do prédio, que teve poucos danos.

Ate o momento a policia local não tem informações que possam levar a captura dos bandidos.

Alimentos são comprados em loja de material de construção.

A denuncia foi feita por um vereador da cidade de Jeremoabo/BA.

Após descobrir que o prefeito de Jeremoabo tinha autorizada a compra de gêneros alimentícios em uma loja de venda de material de construção, o vereador Jairo Ribeiro buscou todas as informações sobre o caso e descobriu que a nota fiscal é mesmo de uma loja, a Casa de Material de Construção Nossa Senhora Aparecida, que fica na cidade de Paripiranga, também no estado da Bahia.

A compra foi feita através de licitação e o preço foi de R$ 590.000,00 (quinhentos e noventa mil reais). A descoberta só foi possível, porque o vereador esteve na 22 ª Inspetoria do Tribunal de Contas dos Municípios, sediada em Paulo Afonso fiscalizando as contas do atual prefeito João Batista Melo de Carvalho, o Tista.

Os recursos utilizados para a compra são do PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, do Governo Federal.

O vereador deverá entrar com queixa crime no Ministério Público Estadual e caso seja confirmada a má utilização dos recursos, o prefeito da cidade de Jeremoabo terá novos problemas com a justiça.

Semana Delmiro Gouveia terá programação em Paulo Afonso este ano.

Semana Delmiro Gouveia terá programação em Paulo Afonso este ano

Está será a 14ª Semana Delmiro Gouveia, que é realizada pela Fundeg - Fundação Delmiro Gouveia, do município de mesmo nome do estado de Alagoas.

A abertura da semana será hoje (06), e acontece no Ihgal - Instituto Histórico Geográfico de Alagoas, em Maceió e continua no dia 07 em Paulo Afonso na Bahia com a solenidade de abertura em Paulo Afonso, (BA), às 18h, no Espaço Cultural Lindinalva Cabral, com apresentação do coral Conto da Terra, da UNEB, apresentação Teatral - O Sertão é Lindo: Caatinga Buliçosa, da Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro (APDT), Mesa Redonda: As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo com os palestrantes: José Dumont (Ator), Dennes Queiros (Repórter) e Edvaldo Nascimento (Mestrando em Educação Brasileira pela UFAL) e show com o humorista Zé Lezin, com o espetáculo: A Saga de um Matuto.

Já nos dias 8, 9 e 10 a programação acontece em na cidade de Delmiro Gouveia/Al.

Programação completa:

Dia 06 de outubro - Maceió (AL).

Solenidade de abertura da 14ª Semana Delmiro Gouveia - 16h00.

Instituto Histórico Geográfico de Alagoas.

Mesa Redonda: As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo.

Palestrantes: José Dumont (Ator), Elcio Verçosa Filho (Cineasta) e Dennes Queiros (Repórter).

Coordenação: Professor Jaime Lustosa de Altavila.

Apresentação Cultural: Gilberto Alves (Cantoria de Viola).

Dia 07 de Outubro - Paulo Afonso (BA).

Solenidade de abertura da 14ª Semana Delmiro Gouveia - 18h00.

Espaço Cultural Lindinalva Cabral.

Apresentação do coral da UNEB - Canto da Terra.

Apresentação Teatral - O Sertão é Lindo: Caatinga Buliçosa (Associação Pauloafonsina de Dança e Teatro - APDT).

Mesa Redonda: As tentações e a resistência da cultura popular nordestina como expressão de um povo.

Palestrantes: José Dumont (Ator), Dennes Queiros (Repórter) e Edvaldo Nascimento (Mestrando em Educação Brasileira pela UFAL).

Show com o humorista Zé Lezin.

Espetáculo: A Saga de um Matuto.

Dia 08 de outubro - Delmiro Gouveia (AL).

Visitações:

Fábrica da Pedra.

Museu Regional Delmiro Gouveia.

Usina Hidrelétrica de Angiquinho.

Exposições:*.

Gritos da Caatinga - Curador Paulo Soares.

Usina Hidrelétrica de Angiguinho.

Delmiro Gouveia: O Modernizador do Nordeste - Curador Frederico Pernanbucano de Melo/Pesquisa histórica Edvaldo Nascimento.

Feira de Artesanato*.

Mesas Redondas:*

- Chateaubriand e Delmiro: Chatô na construção do mito Delmiro - 09h00.

Dilton Maynard, Edvaldo Nascimento e Voldir Ribeiro.

Escola Franscisca Rosa da Costa.

- Delmiro Gouveia: a imprensa e a história - 14h00.

Dennes Queiros, Alberto Cosmo Gonçalves e Michael Gouveia.

Escola Francisca Rosa da Cosa.

Os Cangaceiros: Ensaio de uma interpretação sociológica.

Escritor Luís Bernado Pericás.

Escola Teorema.

Oficinas:*

- História da Arte: arte e ciência no Renascimento - 14h00 às 18h00.

Coordenação: Débora Souza Cruz (bolsita PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard.

Escola Teorema.

- Metodologia Científica: Noções Básicas da ABNT (Turmas I e II).

Coordenação: Carolline Acioli (bolsista PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard.

Escola Luís Augusto de Menezes - 09h00 às 12h00.

Escola Watson Clementino de Gusmão - 14h00 às 18h00.

- Aprendendo sobre as redes sociais (Turmas I e II) - 14h00 às 18h00.

Coordenação: Pedro Carvalho (bolsista PET)/Professor: Dr. Dilton Maynard.

Escola Luís Augusto de Menezes.

- Oficina de dança para a terceira idade.

Coordenação: Curso de dança da UFAL.

Auditório das Rádios Delmiro AM/FM.

· Os eventos acontecerão nos dias 08/10 e 09/10.

Lançamento de livros.

Delmiro Gouveia: Era uma vez no sertão.

Alberto Cosmo Gonçalves.

Cerimônia em homenagem a Antônio Carlos Azevedo de Menezes - 16h00.

Participação do ator José Dumon, repórter Dennes Queiros e Família Menezes.

Espaço Oásis.

Festival de Música Universitária, Etapa Sertão - 18h00.

Shows:

Clã Brasil - 22h00.

Meninos do Forró - 23h00.

Praça Nossa Senhora do Rosário.

Dia 09 de outubro - Delmiro Gouveia (AL).

Visitações:

Fábrica da Pedra.

Museu Regional Delmiro Gouveia.

Usina Hidrelétrica de Angiquinho.

Exposição.

Gritos da Caatinga - Curador Paulo Soares.

Usina Hidrelétrica de Angiquinho.

Shows:

Zé Lezin - 21h00.

Gean Ramos - 22h00.

Jorge Papapá - 23h00.

Praça Nossa Senhora do Rosário.

Quando um menino se transforma em um homem.

Era mais ou menos 13h quando eu e o companheiro Inácio Catingueira fomos presos pela policia federal no pátio do posto de combustível Oasis. Nós tínhamos saído do Sindicato dos Eletricitários, que ficava na Rua São Francisco na cidade de Paulo Afonso na Bahia. Naquele ano, os trabalhadores do setor elétrico tinham deflagrado a maior e mais longa greve já vista no nordeste.

Foi também a primeira vez em que eu tive contato direto com a política. Eu participava de um grupo jovem da Igreja Católica e como muitos estudantes da época, fui convidado a ajudar na organização e apoiar o movimento grevista. E aceitei essa empreitada.

Após dias e noites na sede do sindicato ajudando na divulgação do movimento, em uma tarde ensolarada, Inácio Catingueira me chamou para acompanhá-lo. Ele me disse que queria ir ver sua filha. Teria acontecido algo com ela, e ele queria vê a menina. A conversa dentro do sindicato era a de que tinham policiais infiltrados entre a multidão. Para mim, naqueles dias, isso soava como aventura. Eu não tinha a menor idéia do que realmente isso poderia significar. Quando saímos do prédio, percebemos que algumas pessoas nos seguiam, mas não imaginávamos quem poderia ser. Ao abrir a porta do carro que tinha ficado na Avenida Getulio Vargas, nós fomos surpreendidos por três pessoas que deram voz de prisão. Lembro que um amigo passava do outro lado da rua e eu gritei pedindo para ele vir ate onde estávamos. Um dos policiais quis pegar a chave do carro e eu não entreguei. Entrei-a ao meu amigo e pedi que ele avisasse no sindicato que estávamos sendo presos.

Fomos levados primeiro ao aeroporto da cidade e só depois ao Batalhão da Policia Militar. Nós passamos mais de dez horas presos em uma sala. E de lá ouvimos muitas conversas que eram transmitidas pelo rádio. Lembro que em um momento muito tenso, alguém deu a ordem de invasão da sede do sindicato. Na ocasião a correria foi grande pelo corredor onde ficava a sala. Não demorou muito tempo e percebemos que o quartel ficou com poucas pessoas. Eu cheguei a falar com Inácio de que poderia pular a janela e correr pelo campo de futebol que ficava em frente. Seria a oportunidade de avisar o que iria acontecer. Naquele momento ele me pediu para não o deixar só. Acho que foi nesse momento que me senti agente político pela primeira ves.

Horas depois, soubemos da invasão e vimos comemorações sendo feitas por policiais, que se vangloriavam de terem espancado as pessoas.

Após sermos ouvidos, interrogados e termos mentido muito a eles, fomos soltos por volta da meia noite e meia. Lembro que descemos a Rua Otaviano Leandro de Moraes. Eu estava indo com Catingueira ate a casa dele, para depois ir para a minha. Mas no meio do caminho encontrei vários companheiros estudantes, que participavam do grupo de apoio a greve. Eles estavam jantando em um bar restaurante que ficava por trás do posto avenida. Pedi para que nos dessem carona, e assim foi feito. Deixamos Inácio Catingueira na casa dele e seguimos ate minha casa.

E foi para contar o que aconteceu em casa, que contei antes tudo isso a vocês. Quem nos recebeu foi meu pai e minha mãe. Acordaram preocupados, eles tinham me procurado o dia todo e ate no batalhão tinham ido, e eles lá negado tudo. Mas foram avisados por um policial de que nós estávamos lá. Eles conseguiram que Padre Mário, (naqueles dias ele ainda era Padre), fosse lá nos procurar. O pessoal tinha me dito que iriam passar a noite pichando os muros convocando a população para a missa do dia seguinte, era o domingo, e eu me lembro de ter dito que essa gente precisava da minha ajuda. Eu ate hoje não esqueço o que ouvi da minha mãe. “Se eles precisam de sua ajuda, vá, mas tenha cuidado com o que pode acontecer”. Eu tinha acabado de sair da cadeia, era um garoto ainda, com sonhos que vivem em mim ate hoje. Meus pais não devem ter a noção da importância que aquele encontro e aquele conselho tiveram para a formação do meu caráter e da minha vida. Eu vivo a agradecer a eles por tudo o que fizeram por mim, e por terem permitido que eu pudesse participar da transformação da história do meu país.

4.10.11

Políticos de ocasião só tem ate sexta-feira para mudar de domicilio eleitoral.

Aviso as pessoas que querem pular de partido, se filiar a um partido, usar um partido, se vender a um partido para ser candidato nas eleições de 2012. Vocês só têm ate a próxima sexta-feira (07) para mudar de domicilio eleitoral.

É que a legislação diz que se deve negar o registro de candidatura quando não se está concorrendo no local de seu domicilio eleitoral.

Corram que é chegada a hora, antes que se acabe o prazo e seus sonhos deixem de ser realizados.

Governo da Bahia anuncia projeto da Ponte Salvador - Itaparica.

3.10.11

Conferência Territorial de Cultura aprova propostas para a região.

Participação popular foi o destaque do encontro.

Durante todo o dia de hoje (03) o Centro de Cultura Lindinalva Cabral em Paulo Afonso na Bahia recebeu diversos artistas, produtores culturais e grupos culturais para discutir o caminho a ser encontrado pela secretária do estado.

Agora as propostas vão ser encaminhadas a IV Conferência de Cultura do Estado que vai acontecer entre os dias 30 de outubro e 01 e 02 de dezembro na cidade de Vitória da Conquista no sul da Bahia.

Propostas aprovadas.Justificar

Diretoria de cultura em cada Território de Identidade, assim como já existe na educação com a Direc e na saúde com a Dires, valorização da cultura afro-descendente foram algumas das propostas aprovadas durante o encontro. Na tarde de hoje.

Os representantes de terreiros de candomblé foram os que mais estiveram presentes e fizeram valer a sua força, aprovando suas propostas. Uma outra participação ativa se deu com os representantes da OCET - Organização de Cultura, Esporte e Turismo de Paulo Afonso. Que conseguiram aprovar todas as suas propostas no grupo de Gestão Cultural.

Emiliano José (PT-BA): "Mídia revela rancor, preconceito e inveja".

Uma semana depois de receber o título de Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi homenageado novamente com a titulação, desta vez, oferecida pelo Instituto de Ciência Política de Paris, a Sciences Po. Assim como o Honoris Causa baiano, o título de doutor concedido pelo instituto francês ganhou repercussão. Enquanto o fato foi noticiado positivamente pela grande imprensa internacional, setores da mídia brasileira que cobriram o evento questionaram de forma acintosa a escolha feita pelo instituto. A repórter do jornal O Globo, por exemplo, perguntou por que Lula, e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, foi escolhido para receber uma homenagem da instituição. Para o deputado federal Emiliano José (PT-BA) ao questionar o título concedido à "figura mais ilustre do país" a mídia revela rancor, preconceito e inveja.

Na avaliação de Emiliano, e que responde ao questionamento da jornalista, “o título foi dado a Lula e não ao Fernando Henrique Cardoso por uma razão muito óbvia: enquanto o governo do FHC foi um desastre, um subalterno diante das grandes potências mundiais, o governo do Lula se preocupou com o nosso povo, promoveu o crescimento com distribuição de renda”. O parlamentar ressaltou ainda que Lula foi reconhecido como um líder mundial também pelo seu conhecimento extraordinário da realidade dos povos do mundo. “A postura da mídia revela um preconceito profundo contra o conhecimento que não nasce dos bancos universitários”, assegurou o parlamentar e também jornalista.

Emiliano lembrou ainda que o comportamento dos setores midiáticos balizados no "sistema hediondo do escravagismo não se conformam com o fato de uma pessoa pobre, retirante nordestino, ter chegado à Presidência da República e ter se firmado como uma extraordinária liderança brasileira e mundial". (Assessoria do Deputado)

Padre Teles prefeito de Santa Brígida/BA é denunciado.

Ele é acusado de liberação de recursos que insurge de modo assustador que os valores totalizam R$ 401.938,35 (Quatrocentos e um mil, novecentos e trinta e oito reais e trinta e cinco centavos).

Tratam-se de recursos para reforma e manutenção física das escolas, por outro lado, temos observado que as escolas não sofreram reformas que gastasse todos esses recursos, a exemplo da Escola Municipal Benicio Teixeira Lima, pois estive lá e constatei ferros expostos na tampa da fossa, como também muito mato em volta da escola, principalmente na frente da mesma, e essa Escola recebeu TOTAL: R$ 71.626,50.

Leia a matéria completa aqui.

2.10.11

Território de Itaparica fará conferência de Cultura.

Paulo Afonso/BA sediará Conferência Territorial de Cultura do Território de Itaparica que incluem as cidades de Glória, Rodelas, Abaré, Macururé e a sede. A abertura acontece hoje (02) às 18h no Centro de cultura Lindinalva Cabral, onde acontece o credenciamento das delegações presentes.

Na segunda-feira às 08h da manhã no mesmo local começam grupos temáticos e seus eixos. Os presentes poderão apresentar propostas para serem discutidas e aprovadas. As mesmas serão encaminhadas a Conferência de Cultura da Bahia para fazerem parte das propostas a serem implementadas pela secretária do estado.

Ao final do encontro na segunda-feira, vai haver a eleição dos delegados do território que irão a conferência estadual.