24.9.11

Associação Recanto dos Animais em Perigo precisa de sua ajuda.

De 25 de setembro a 04 de outubro, acontecerá a Festa de São Francisco de Assis 2011, realizada pela Paróquia São Francisco de Assis, em homenagem ao Santo que nomeia a igreja. Estaremos com uma barraca para vendas de camisas, adesivos e agendas. Dia 1 de outubro - sábado às 9 da manhã - Grande Carreata saindo da igreja Nª. Srª. do Perpétuo Socorro, até a igreja São Francisco no qual tentaremos colocar bastante amigos da ARDAP. Dia 2 de outubro - no domingo logo após a carreata - missa da benção aos animais, na igreja São Francisco às 10 horas da manhã, levaremos nossos animais para resgatar esse evento que era feito aqui em Paulo Afonso no começo da construção da cidade.

Dia 15 de outubro – estaremos no clube dos velhinhos para a grande feijoada da ARDAP, precisamos que todos os artistas da nossa cidade venham abraçar essa causa e passe por lá para deixar seu abraço.

Saiba como ajudara a Ardap. Clique aqui.

Estelionatário é preso em Canindé/SE.

Ricardo Francisco da Costa, após ser demitido da empresa onde trabalhava na cidade de Sergipe, passou a fazer ligações para os fornecedores da mesma se passando pelo proprietário.

Ele foi preso em flagrante quando estava aplicando o golpe. As empresas fornecedoras encaminhavam os produtos para a cidade de Canindé. E foi depois de juntar esforços, que as policias de Sergipe e Alagoas conseguiram prender o estelionatário.

Raimundo Caires se reúne com possíveis candidatos a vereador.

Eleições 2012 e partidos tomaram conta da conversa.

Ontem (23) vários possíveis candidatos a vereadores na cidade de Paulo Afonso na Bahia, se reuniram com o pré-candidato e ex-prefeito Raimundo Caires. Eles estão vendo qual o melhor caminho a ser percorrido por todos os presentes, para que se possa conseguir eleger a maior bancada para a Câmara de vereadores.

Os presentes estavam satisfeitos com a informação de que o número de cadeiras ira aumentar na próxima legislatura. Dando maior possibilidade e chances a outras pessoas.

Raimundo se movimenta para montar a maior bancada de apoio a sua candidatura a prefeito em 2012. Ele hoje é a pessoa na oposição com maiores chances de vencer o pleito. Que deve ser polarizada entre ele e o atual prefeito Anilton.

Tragédia em Jeremoabo deixa cinco mortos.

Os corpos já se encontram no IML de Paulo Afonso/BA.

Na madrugada deste sábado na cidade de Jeremoabo na Bahia, aconteceu um acidente envolvendo um Veículo Gol e um caminhão. A colisão entre os dois automóveis foi na BR 110.

Morreram 05 (cinco) pessoas, uma delas sobrinho do Blogueiro da cidade José Dantas Montalvão.

Os mortos foram: Diego - filho de Carlinhos, Jeronimo, filho de Maria do Carmo (Irmão Dr. Wagner), Raul, filho de Creuza, Neto, filho de Leôncio e Renato.

Os corpos estão no IML – Instituto Medico Legal em Paulo Afonso/BA. (Com informações de José Dantas Montalvão).

23.9.11

Rock In Rio começa com Sexo.


Para aqueles que não têm Sky em casa ou preferem estar ligados na internet e querem ver os Shows do Rock In Rio pelo Site do Multi Show, que estão acontecendo na cidade Maravilhosa, tiveram uma surpresa. É que minutos antes do começo oficial da transmissão oficial, apareceram 03 (três) garotas fazendo sexo com um rapaz.

Não durou muito, logo foi solucionado o problema. E começou a ser retransmitida as imagens. Iniciando com Ed Motta.

Câmara de Paulo Afonso/BA terá que aumentar o número de vereadores.

Hoje o município de Paulo Afonso na Bahia conta com 11 (onze) vereadores. Mas há um debate atualmente na casa. É o aumento do número de vagas a ser ocupadas na eleição de 2012, no ano quem vem.

O Site Notícias do Sertão teve acesso à informação de que, dos atuais vereadores, 02 (dois) deles preferem que continue com a quantidade atual. Mais 02 (dois) querem que este número suba para 13 (treze). E os outros 07 (sete) já manifestaram o desejo de que as vagas subam para 15 (quinze).

Esta mudança segue o que determina a Emenda Constitucional 58, oriunda da PEC dos Vereadores aprovada pelo Congresso Nacional em Brasília.

Em Paulo Afonso, os vereadores não vão precisar elaborar uma nova resolução para que seja cumprida a Lei. Mesmo que nenhum dos atuais prefiram as 17 (dezessete) cadeiras na próxima legislatura, eles estão diante de uma resolução que já foi aprovada anteriormente pela casa legislativa.

Naquela oportunidade, não se sabe o porquê, a resolução não foi acrescida na Lei Orgânica do Município. Criando um clima para alguns, de oportunidade para uma nova votação. O que definitivamente não é o caso.

Com uma resolução já aprovada anteriormente, se os atuais vereadores insistirem em uma nova votação, bastará que qualquer pessoa consulte a justiça para que seja confirmado o que antes foi votado.

Paulo Afonso tem, por direito de votação, que ter 17 (dezessete) vereadores na próxima legislatura.

A bancada dos sonhos.

Basta dar uma olhada rápida em qualquer dicionário para encontrar a definição para a palavra OPOSIÇÃO. É o ato ou efeito de opor ou se colocar contra algo ou alguém. No caso da política local, vamos falar do que vem acontecendo na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso na legislatura atual.

Parafraseando o ex-presidente Lula. “Nunca na história”, aqueles que se contrapõem ao grupo liderado por Luiz de Deus tiveram uma maioria que pudesse consolidar a democracia como hoje acontece. Basta ver que quem comanda os destinos da casa são aqueles que têm por dever, fiscalizar todas as ações praticadas pelo executivo.

Já no passado, era comum irmos a câmara assistir as sessões e vermos aqueles que antes tinham a maioria, tripudiarem com a “esquerda”. Nada que fosse apresentado por um vereador era aprovado. Mesmo um simples requerimento, que não serve para nada, a não ser gastar tempo e papel, era aprovado. Era visto nos rosto dos que antes mandavam na câmara, sorrisos de desprezo. Vocês imaginem se os “pobres” defensores da sociedade ao apresentarem uma Lei, ela era aprovada. Claro que não. E muitas das vezes nós, a sociedade, também éramos motivo de chacota, por sempre buscar a melhor proposta para Paulo Afonso na Bahia.

Agora, com a coisa invertida, com essa gente, antes sofrida, mandando no poder legislativo, o que se espera é a combatividade responsável, mas sem perder no horizonte o seu lado. O lado em que sempre estiveram. O lado do povo!

O atual prefeito Anilton Bastos, tem mais problemas para aprovar qualquer solicitação que manda a câmara com os seus vereadores, que mesmo com a oposição. Vários pedidos de remanejamento de verbas entre secretárias já foram feitas e aprovadas em tempo Recorde.

A estratégia dos vereadores ligados ao prefeito é sempre pedir para que o pedido seja votado dispensando todas as formalidades. Ou seja, discussão, pareceres nas comissões... E todos foram aprovados por unanimidade ate agora. Segunda (19) apareceu mais uma, agora para a saúde. E mais uma vez a estrategia foi colocada em pratica. Pedir aprovação dispensando as formalidades. Dessa vez, a oposição pediu vistas do projeto, paralizando a posivel votação naquel dia. Só havia o parecer de um dos membros da comissão responsável ate aquele momento. Dessa vez, a oposição terá a oportunidade de fazer oposição com responsabilidade, cobrando o porque e para que tanto dinheiro será transferido de uma secretária para outra.

Para Bastos, essa é a oposição dos seus sonhos. Não lhe dá trabalho. Não lhe causa constrangimento algum nas votações. É melhor que alguns daqueles que são de sua base aliada é que vez por outra vota contra ou se ausenta das seções em votações importantes na casa, mandando recado direto de insatisfação ao prefeito.

21.9.11

Salvador Prá Já.

O Blogueiro informa que a página além de muitas coisas sobre Salvador, ele vai publicar também alguns outros devaneios. Se você quer saber o que ele pensa, vá ate o Blog Salvador Prá Já.

Este eu indico!

O Blogueiro é meu filho e se eu falar que o cara sabe como colocar suas idéias em forma de texto, vocês vão achar que estou babando. Então não vou dizer que ele é super inteligente e eu o amo.

Corre, dá uma olhada, que ele só está começando e o Blog está em fase de teste.

Aprovada a Comissão Nacional da Verdade pela Câmara dos Deputados.

O Plenário da Câmara dos Deputados acabou de aprovar o Projeto de Lei 7673/10, que cria a Comissão Nacional da Verdade. Cerca de 500 parlamentares participaram da votação, estabelecida em regime de urgência. O deputado federal Emiliano José (PT-BA), presente na sessão, comemorou. “Esse é um dia que entra para a história do povo brasileiro. É uma conquista para a democracia, um direito à memória e à verdade. Vamos saber enfim, o que aconteceu com os companheiros mortos e desaparecidos neste período”.

A Comissão Nacional da Verdade tem o objetivo de examinar e esclarecer graves violações aos direitos humanos praticadas entre 1946 e 1988, época da ditadura militar no Brasil. Dessa forma, casos de torturas; mortes; desaparecimentos forçados; ocultação de cadáveres e sua autoria; inclusive os ocorridos no exterior poderão ser, finalmente, esclarecidos. Além disso, a CNV permitirá a identificação das estruturas, locais, instituições e circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos, suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos do estado e na sociedade.

Discurso da Presidenta Dilma Rousseff na abertura da 66ª Assembleia-Geral da ONU.


Senhor presidente da Assembleia Geral, Nassir Abdulaziz Al-Nasser,

Senhor secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon,

Senhoras e senhores chefes de Estado e de Governo,

Senhoras e senhores,

Pela primeira vez, na história das Nações Unidas, uma voz feminina inaugura o Debate Geral. É a voz da democracia e da igualdade se ampliando nesta tribuna que tem o compromisso de ser a mais representativa do mundo.

É com humildade pessoal, mas com justificado orgulho de mulher, que vivo este momento histórico.

Divido esta emoção com mais da metade dos seres humanos deste Planeta, que, como eu, nasceram mulher, e que, com tenacidade, estão ocupando o lugar que merecem no mundo. Tenho certeza, senhoras e senhores, de que este será o século das mulheres.

Na língua portuguesa, palavras como vida, alma e esperança pertencem ao gênero feminino. E são também femininas duas outras palavras muito especiais para mim: coragem e sinceridade. Pois é com coragem e sinceridade que quero lhes falar no dia de hoje.

Emiliano José poderá ser o relator da Comissão Nacional da Verdade.

Previsto para entrar na pauta da Câmara dos Deputados nesta semana, o projeto de lei que cria a Comissão Nacional da Verdade se tornou um desafio para o governo. O projeto prevê a criação de uma comissão formada por sete pessoas indicadas pela Presidência da República para investigar violações aos direitos humanos de 1946 a 1988 (período que inclui a ditadura militar).

Para viabilizar a votação em regime de urgência, o governo negocia com a oposição, a relatoria do projeto no Senado. Por enquanto, discute-se quem será o relator do projeto na Câmara. O deputado Emiliano José (PT-BA) é o preferido do Planalto para ser o relator.

Perseguido político e torturado, ele passou quatro anos na cadeia durante a ditadura. É autor de livros sobre Carlos Marighella e Carlos Lamarca, dois dos principais integrantes da resistência ao golpe militar. Emiliano evita se apresentar como postulante a relator, mas diz que ficará “muito honrado” se for o escolhido. (Estadão)

Consulta Pública sobre as metas do Plano Nacional de Cultura será aberta.

Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para recebersugestões às metas propostas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. O objetivo da consulta é receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.

A consulta, disponível até o dia 20 de outubro, reafirma o compromisso do MinC com os processos democráticos, participativos e abertos com relação à formulação de políticas culturais.

Logo após o período da consulta pública, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.

Para enviar contribuições ao PNC, acesse aqui. (Ascom/Minc)

Petrobrás descobre óleo e gás na Bacia de Sergipe-Alagoas.

A Petrobras informa que confirmou a presença de acumulações de óleo e gás em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe-Alagoas. As informações obtidas até agora são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na bacia.

O poço, denominado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158), conhecido informalmente como Barra, está localizado em lâmina d´água de 2.311 metros, a 58 km da costa do estado de Sergipe e a 90 km da cidade de Aracaju. Este é o primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana da bacia. Saiba mais no site de Relacionamento com Investidores da Companhia.

AO VIVO #dilmaNaOnu agora.

Instituto Mauá investe no artesanato.

Para incentivar a profissionalização dos empreendimentos de artesanato na Bahia e impulsionar o trabalho cooperado, o Instituto Mauá lança o projeto Saber, Fazer e Empreender em 21 cidades.
Barreiras, Banzaê, Caetité, Campo Alegre de Lourdes, Capela do Alto Alegre, Caravelas, Correntina, Euclides da Cunha, Gandu, Guanambi, Heliópolis, Ibicoara, Ipirá, Morro do Chapéu, Paramirim, Prado e Rodelas serão beneficiadas.
Assim como Santa Terezinha, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim e Teixeira de Freitas, recebendo apoio técnico para a estruturação da produção por um período mínimo de dois anos.
“O projeto busca a autonomia das comunidades do interior da Bahia para que elas se tornem autossuficientes e possam sobreviver do seu ofício”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida. (UOL)

E o povo? Onde está o povo?

O veterano e respeitado colega de jornalismo, Albenísio Fonseca, sobre minhas anotações acerca do discurso demagógico sobre o combate à corrupção no Brasil, pergunta onde fica o povo nisso tudo. Ele diz que o “povo” é uma abstração. Povo, multidão, ajuntamento, comunidade, classes sociais, seja lá o que for, o cidadão comum existe. E como se sabe, há técnicas para auscultar o que pensa. Pululam por aí pesquisas de opinião.

Em meados de 2009, encomendada pela Universidade Federal de Minas Gerais, que não tem hegemonia partidária de ninguém, uma pesquisa do instituto Vox Populi apontou que 75% dos brasileiros sabem que nos últimos cinco anos o que cresceu não foi a corrupção, e sim a apuração dos casos de corrupção, que costumavam ficar escondidos. Esse tipo de opinião popular contrasta com a opinião publicada na mídia, emitida por algumas poucas dezenas de jornalistas que insistem no mantra obcecado de que “o governo nada faz para combater a corrupção”. (Oldack Miranda do Blog Bahia de Fato)

20.9.11

Escola de Gente vem a Paulo Afonso/BA.

A partir do dia 20 de setembro e até o final de outubro, o grupo Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade, projeto de arte e transformação social da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, dá início a uma turnê por cidades do Nordeste para apresentar o espetáculo Ninguém mais vai ser bonzinho, no formato de esquetes e com acessibilidade na comunicação, prevista em lei: Legenda, Libras, programas em braile e em letra ampliada e audiodescrição. Além de atendimento prioritário para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Com patrocínio da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), e apoio da Lei Rounet do Ministério da Cultura, o grupo vai a Recife e a Petrolina, em Pernambuco, passando também, por Salvador, Sobradinho e Paulo Afonso, na Bahia. Em outubro, uma nova rodada de espetáculos levará Os Inclusos e os Sisos para Teresina e Fortaleza. “Esta parceria é a junção de uma decisão empresarial e de uma experiência artística em prol da valorização da diferença e das singularidades das pessoas. Juntas são forças indutoras de um reconceituar de ideias e princípios que alimentam a crença de um ideal: a plena inclusão”, diz Manuel Aguiar, coordenador do Comitê de Acessibilidade e Inclusão da Chesf.

Todas as apresentações serão gratuitas e abertas ao público. A expectativa é de se atingir um público de mais de 1.400 pessoas diretamente nas 14 apresentações previstas no projeto. Ao final da circulação, a expectativa é que Os Inclusos e os Sisos tenham atingido a marca de 192 apresentações em todas as regiões do Brasil para um público de mais de 40.000 pessoas desde a criação do projeto pela Escola de Gente, em 2003, por iniciativa de Tatá Werneck, hoje VJ da MTV. (Fator Brasil)

Encontro discutirá o turismo no Norte da Bahia.

O Grupo Gestor do Destino Turístico de Paulo Afonso, a Bahiatursa e o Programa Nacional de Regionalização do Turismo estão organizando um Seminário para discutir o Destino Turístico da cidade de Paulo Afonso na Bahia. O encontro será realizado no dia 22 de setembro, quinta-feira, das 8h às 12 e das 14h às 18h, no Hotel Belvedere.

Este será um momento para encontrar o Diretor de Turismo da Bahiatursa, o Diretor do Sebrae, Anilton Bastos Prefeito de Paulo Afonso, e ainda os Secretários e Prefeitos dos municípios de Santa Brígida, Glória, Rodelas, Abaré. Nesse contexto, os segmentos promotores do evento convidam e contam com a representação da Chesf – Companhia Hodroelétrica do São Francisco, na pessoa do Administrador Regional, Maninho.

A proposta do encontro é discutir a visão de governança corporativa, participarão das discussões dos segmentos: Grupo Gestor do Destino Turístico de Paulo Afonso - GGtur, COMTUR, Conselho dos Lagos e Cânions ( a Chesf tem assento nesses três organismos, sendo os representantes: Rosângela Menezes - APA e José Francisco de Araújo - GRP), agências de viagem, rede hoteleira, etc.

No primeiro turno, estão previstas explanações dos prefeitos, secretários, administrador da Chesf, Diretor de Turismo da Bahiatursa e o Diretor do Sebrae/BA.

No segundo turno, trabalharão as equipes técnicas dos organismos citados com planejamento e agendas de trabalho.

Água: compromisso com o desenvolvimento.

O Brasil, juntamente com dezenas de países-membros da ONU, foi signatário de um compromisso conhecido como Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM). Dentre as metas, destacamos a redução da pobreza e da fome, a redução da mortalidade infantil e a diminuição para a metade da população que não tem acesso à água potável e esgotamento sanitário.

A Bahia possui quase 70% do seu território no semiárido, região que concentra a maior parcela da população, num quadro de vulnerabilidade econômica e social.

Tomando como referência a repercussão positiva que tem o acesso à água e ao esgotamento sanitário para a melhoria da qualidade de vida da população, o governador Jaques Wagner pactuou o compromisso político, na eleição de 2006, de estabelecer um novo padrão de governança no trato da questão e, já em 2007, lançou o Programa Água para Todos (PAT), com metas e ações em toda a Bahia.

Sem ufanismo, destacamos os dados da Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD) que evidenciam, no período de 2006 a 2009, a redução das taxas de mortalidade infantil na Bahia em 14,6%, a qual vinculamos à melhoria do acesso à água.

O PAT, ao integrar um conjunto de estratégias utilizando uma metodologia inovadora, através de um permanente diálogo com os movimentos sociais e instituições, como a Articulação no Semiárido (ASA), contribuiu para esse resultado, dada a importância dos investimentos em infraestrutura hídrica e saneamento para a melhoria da qualidade de vida.

Desde 2007, implantamos 512 mil novas ligações de água e 222 mil de esgoto. As ações beneficiaram 2,8 milhões de baianos, com recursos da ordem de R$ 2,1 bilhões. Destacamos algumas importantes obras, como a barragem de Cristalândia, em Brumado, dos sistemas de esgotamento e tratamento sanitário nos municípios de Muritiba, Camaçari, Mata de São João e Itacaré, estes últimos importantes pólos de turismo para a Bahia. Além destes, o Projeto Tucano, na região Nordeste do Estado, que beneficiará 95 mil pessoas.

O sucesso ultrapassou as fronteiras do Estado, a ponto de a presidenta Dilma Rousseff incorporar a ideia às ações do Governo Federal, por entender que o acesso à água é condição primordial para a superação da pobreza. Neste aspecto destacamos os números da redução da pobreza na Bahia no período de 2006 a 2009 - 10,6%, acima da média nacional.

Dando continuidade às ações de melhoria da qualidade de vida da população baiana, o Governo da Bahia reafirma o compromisso do Programa Água para Todos com novas e ousadas metas para o período de 2011 a 2014. Nesta segunda etapa, o Programa atuará com linhas de ação cujas metas envolvem a ampliação do sistema de abastecimento de água, a implantação de 445 mil novas ligações, 1.600 sistemas de abastecimento, duas barragens, 100 mil cisternas, 2 mil poços, assegurando a sua universalização na área urbana. A expansão do sistema de esgotamento sanitário beneficiará 2,1 milhões de pessoas na zona rural e urbana, com a implantação de 400 mil ligações de esgoto.

O Programa prevê ainda ações de saneamento ambiental em áreas de assentamento precário em todo o território baiano. Contempla a execução de projetos sócioeconômicos e de preservação ambiental com ênfase na região do semiárido e bacia do Rio São Francisco, beneficiando comunidades tradicionais, ribeirinhas e assentamentos da reforma agrária. O conjunto destas ações e iniciativas beneficiará 4,8 milhões pessoas.

O PAT não é apenas um conjunto de obras. Suas diretrizes estão referenciadas através da Lei Estadual de Saneamento, numa visão sistêmica, para adoção de um manejo sustentável no uso dos recursos hídricos como um bem essencial para a garantia da vida.

Recorro, como um vício incorrigível, à figura inspiradora de Celso Furtado, que assinalava com propriedade que "a pobreza do Nordeste não é consequência da seca, mas do modelo de exploração da região". Este deve ter como eixo central a valorização do potencial produtivo do seu povo.

Eva Maria Chiavon - Secretária da Casa Civil do Governo da Bahia.

5 milhões de baianos serão atendidos com saneamento.

A segunda etapa do Água Para Todos tem destaque no programa de rádio do governador Jaques Wagner desta terça-feira (20). Até 2014 serão investidos R$ 3,7 bilhões para levar água de qualidade e esgotamento sanitário a cerca de cinco milhões de baianos. O anúncio feito pelo governador faz parte do projeto de transformar a “Bahia, cada vez mais, num estado com melhores condições para a nossa população”.

Wagner também faz um balanço de sua viagem a Portugal, onde divulgou as potencialidades econômicas do estado, fala de mais uma visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Bahia, que será homenageado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) nesta terça. Ele destaca ainda a contagem regressiva para a Copa do Mundo de Futebol 2014 e chama a atenção sobre a necessidade de maior conscientização dos motoristas no trânsito, principalmente nas grandes cidades, para que “as pessoas dirijam dentro dos padrões, de tal forma que a gente possa diminuir esses índices [de acidentes e mortes] ainda muito altos na Bahia e no Brasil”.

Para o governador, a maior intervenção de esgotamento sanitário em andamento hoje no Brasil, o programa Água Para Todos - que foi incorporado aos projetos do governo federal - reflete o esforço do Estado para melhorar a qualidade de vida da população e se traduz na diretriz da presidente Dilma Rousseff, de um país rico e socialmente justo, como uma “obrigação do governante”. (Secom)

19.9.11

Em Araci/BA Emiliano fala na Rádio Cultura FM.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA) foi entrevistado na manhã desta segunda-feira, 19, na rádio Cultura FM, de Araci. Em pauta, assuntos de interesse da população local como a reativação do Hospital Regional de Serrinha, as ações de combate à seca na região sisaleira, além da implantação de um campus da UFRB na cidade.

Sobre a reabertura do Hospital Regional de Serrinha, Emiliano lembrou que a grande dificuldade do projeto é, depois de reaberta a unidade de saúde, dar conta dos custos de manutenção dos serviços prestados à população. Para tanto, o deputado já entrou em contato com o Secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, que vem articulando junto com prefeitos da região a possibilidade de se estabelecer um consórcio entre o Estado e as Prefeituras para garantir o funcionamento do Hospital.

A seca, problema recorrente ao nordestino, foi lembrada por Emiliano também. O deputado destacou a reunião com o Secretário de Relações Institucionais, César Lisboa, com quem, acompanhado por vereadores da região, a exemplo da vereadora Leninha, do município de Valente, articulou ações como limpeza de açudes, construção de cisternas, distribuição de carros-pipas, entre outras medidas, para dar conta da falta de água na região. O deputado lembrou, no entanto, que "a seca é um fenômeno que acontece todos os anos, e por isso, não dá para esquecer".

18.9.11

Suspeitos de assaltar a lotérica de Coronel João Sá são de Carira/SE.

A cidade de Coronel João Sá na Bahia teve a casa lotérica assaltada no sábado (18). Homens usando perucas e capuz levaram 3 minutos para praticar o crime.

Após intensa perseguição, os policiais conseguiram prender os bandidos. Eles estavam escondidos dentro de plantas de juncos e foi preciso ser cortadas para que eles pudessem ser capturados.

Segundo informações da policia, os presos são da cidade de Carira em Sergipe.

MINISTÉRIO DA CULTURA ABRE CONSULTA PÚBLICA DE POLITICAS PÚBLICAS NO CAMPO DA CULTURA.

Na próxima quarta-feira, dia 21 de setembro, o Ministério da Cultura abrirá consulta pública para a elaboração das metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. Com isso, o MinC espera receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.

A consulta, disponível até o dia 20 de outubro, reafirma o compromisso do MinC com os processos democráticos, participativos e abertos com relação à formulação de políticas culturais.

Logo após o período da consulta pública, representantes do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura – se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo.
Quer contribuir?