Bairro BTN em Paulo Afonso ficou sem energia elétrica durante toda a manhã de hoje (31).

Enquanto moradores do bairro tinham prejuízo, já que seus estabelecimentos e os afazeres de suas residências, no telefone da Coelba informava que deveriam procurar a internet para fazer a reclamação quanto a falta de energia. Os responsáveis da empresa deveriam saber que com falta de energia nem todas as pessoas usam nobreak, equipamento que acumula carga elétrica por um pequeno período de tempo.

A insatisfação era geral entre os moradores do Bairro Tancredo Neves. “Esta é só mais irresponsabilidade praticada pela Coelba contra nós os moradores”, disse Zé Ivandro que é morador da localidade e Colunista do Site Notícias do Sertão.

Como o seu comercio, uma Lan House, depende diretamente da energia vendida pelo Coelba, quando há interrupção da prestação do serviço ele tem grande prejuízo. E não sabe ainda se dessa vez a empresa vai ressarcir o que perdeu nesta manhã.

Janio Ferreira: Carta aberta ao vereador Ozildo Alves.

Antes de tudo, deixe-me me apresentar, pois o senhor, definitivamente, não me conhece. Meu nome é Janio José Ferreira Soares e Silva, nasci no Hospital Nair Alves de Souza no dia 21 de julho de 1958, uma semana antes da emancipação política de Paulo Afonso. Passei parte da minha infância em Glória, centenária cidade habitada por um povo simples e bem humorado, onde moldei minha personalidade e caráter.

Ainda adolescente me mudei para Paulo Afonso, onde estudei, cresci, fiz grandes amizades, namorei, casei, tive filhos e fiz um nome. Sim, senhor Ozildo, Janinho, apesar da fragilidade que o diminutivo sugere, é uma denominação de respeito, pelo menos entre as pessoas que não precisam usar a baixeza da denúncia vazia como meio para atingir seus fins.

Da minha pessoa o senhor pode falar qualquer coisa, mas lhe desafio a encontrar algum ato ilícito praticado por mim durante esses mais de 12 anos em que trabalho com a coisa pública, como o senhor e seus adeptos covardemente insinuaram nas páginas de seu panfleto que se diz jornal, numa matéria cínica, forjada e cheia de mentiras, que tem como único objetivo instalar o caos moral e político em nosso município.

A propósito, em matéria de terrorismo político o senhor é imbatível, pois foi graças ao seu desarranjo verbal através dos microfones da Rádio Bahia Nordeste quando da vitória de Raimundo Caires, que Paulo Afonso mudou para sempre o seu modo de fazer política. Para quem não lembra, antes de o senhor começar a destilar o seu veneno diário, os pauloafonsinos discutiam política de uma forma educada, com a oposição e a situação sempre em busca de melhores dias para o nosso município. Mas, depois que o senhor começou a estimular à revolta nos derrotados e a ira nos vitoriosos, nossa cidade caiu na vala comum da politicagem e dela nunca mais saiu. E o engraçado é que, pela sua comprovada ausência de personalidade política e espantosa fome de poder, o senhor, disfarçado de assessor de imprensa, vive pulando de galho em galho e cuspindo nos pratos em que comeu com uma habilidade espantosa, aí dependendo da ração ofertada e de seu tempero monetário.

Mas, voltando à tendenciosa manchete de capa de seu panfleto, que segue a mesma linha sensacionalista, interesseira, irresponsável e cheia de inverdades que pauta os seus projetos, gostaria de esclarecer a verdade.

Recentemente recebi a visita de um rapaz que, sem se identificar e munido de um gravador, me questionou sobre os valores pagos a algumas atrações contratadas para os festejos juninos, afirmando que os mesmos estavam acima dos de outras cidades. Educadamente, como é do meu feitio, lhe expliquei que é muito comum diferenças de preços entre um contrato e outro por conta de vários fatores, a exemplo da data da apresentação, se a mesma é dobrada (duas apresentações na mesma noite em cidades próximas), além de outros custos agregados, que vão desde a solicitação de jatinho (muito comum entre grandes estrelas), até passagens aéreas, caminhões para transportar cenários, excesso de bagagem, hospedagem, diária alimentação, lucro da empresa contratada e impostos da nota fiscal que, em média, é de 17.5% em cima do valor total. E, para ser mais claro, citei o exemplo de algumas bandas que são contratadas exclusivamente para a Copa de Velas, cujo cachê muitas vezes dobra por conta dos fatores citados acima. Sugeri também que fossem ouvidos empresários do ramo, para que os mesmos explicassem como se chega ao custo final de uma atração.

Se o senhor tivesse feito isso, que é uma regra básica de qualquer jornalismo sério, ficaria sabendo, por exemplo, que bandas como Garota Safada e Aviões do Forró cobram entre 80 a 180 mil por apresentação no período junino, ou até mais, nas datas principais. Também ficaria sabendo que não existe um cachê fixo para contratar determinados artistas (como Ivete Sangalo, Chiclete com Banana, Luan Santana e afins), pois cada caso é um caso. Mas a peçonha já estava calculadamente instalada na ponta da sua língua e pronta para ser lançada. (A propósito, faço aqui mais um desafio: se o senhor conseguir algum destes artistas citados, apenas pelo valor do cachê, sem nenhum custo adicional, eles serão contratados e o seu nome será anunciado como o vereador que, enfim, fez alguma coisa em beneficio do nosso município).

Antes de terminar, lhe lanço o último desafio. Coloco todos os contratos assinados por mim a sua disposição. Se o senhor encontrar alguma malversação com o dinheiro público eu renuncio imediatamente ao meu cargo. Agora, do contrário, o senhor abandona o seu mandato de vereador e promete, como homem temente a Deus que o senhor diz que é, que nunca mais desobedecerá o oitavo Mandamento, aquele que diz que não se deve levantar falso testemunho contra pessoas de bem.

Em breve nos encontraremos diante de Thêmis, filha de Urano (o Céu) e de Gaia (Terra). A espada que ela exibe e aparece nas gravuras, representa a força de suas deliberações, e a balança, que também se vê em suas mãos, significa o bom senso e o equilíbrio, além da ponderação. Dizem que ela tarda, mas não falha. O importante é que ela esclareça os fatos, punindo exemplarmente quem está falseando a verdade.

Janio José Ferreira Soares e Silva

Secretário de Turismo, Cultura e Esportes

Policia apreende carro com chassi adulterado.

Em Paulo Afonso, Km1 da BR110, foi recuperado o veículo Fiat/Uno Mille, MOR 0671/PB, adulterado. Ele estava s/ o nº de gravação do chassi.

O malandro achou que a coisa tava fácil e foi passar pela Policia Rodoviária federal. Assim é querer ridicularizar de vez a situação.

Agora ta na cadeia e vai ter que dar muita explicação a “puliça”.

Artigo: Investir no turismo regional é a melhor saída. Dimas Roque.

Durante muito tempo os governos federal, estaduais e municipais das cidades que tem como uma de suas atividades econômicas o Turismo, venderam a idéia de que deveriam investir em propagandas para a captação de turistas nos grandes centros. Eles sempre acharam que a vida desse publico seria bom para a imagem do produto que tentavam vender. Na verdade isso é um erro quando se tem como prioridade investir fora da localidade como a atividade primaria.

É aconselhável que se invista recursos primeiramente na própria população local. E isso serve para qualquer esfera.

Uma localidade não terá sucesso na atração de publico se a sua população não estiver inserida, não usar seus atrativos e se eles não estiverem bem cuidados. Alguns preferem pensar que trazendo turistas de localidades distantes irão conseguir oxigenar a economia. Isto é uma mentira. Os governos gastam milhões tentando atrair turistas, que na maioria das vezes ficam por poucos dias e não gastam o suficiente para suprir os gastos que foram feitos na divulgação do atrativo.

Investir no próprio país, nas cidades dentro do seu estado e nos vizinhos e nas cidades com atrativos e nas que as circundam, é o melhor caminho para se ter presença de turistas em maior número e com uma boa economia dos recursos públicos.

Imaginemos uma festa de São João no interior da Bahia. Seus gastos com as atrações que irão se apresentar durante a festa e que na maioria são do próprio estado ou de estados vizinhos, é vultoso. Mas que na maioria das vezes não são conhecidas do público do Sudeste e do Sul. O investimento principal em propaganda deve ser feito junto à população da localidade e das cidades vizinhas. Porque não é tentando gastando somas altas que farão com que milhares de pessoas se desloquem de suas cidades em direção a outra. Basta um simples olhar na multidão para perceber que os turistas não passarão de 10% do total presente em qualquer festa.

Investir na localidade e no Maximo na vizinhança é o melhor caminho para a atração de turistas a preso compatível com a economia do país, dos estados e dos interiores do Brasil.

POLICIA APRESENTA PLANO DA OPERAÇÃO COPA VELA/2011.

Foi realizada no dia 30 de agosto de 2011, às 15h00min, no Auditório Edson Teixeira, localizado na cidade de Paulo Afonso-Ba, uma reunião que contou com a participação dos órgãos públicos envolvidos na organização da Copa Vela/2011 (20º BPM, 15º GBM, secretarias municipais: de turismo, serviços públicos e saúde), imprensa e representantes dos blocos e camarotes da festa.

Na oportunidade o Comando do 20º BPM apresentou para os presentes a estrutura geral do policiamento que será montada pela Unidade durante os 03 (três) dias de Copa Vela (de 09 a 11 de setembro), que este ano contará com o reforço de tropas do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (que montará barreiras policiais na BA-210/Prainha) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Caatinga (que intensificará as abordagens à pessoas e veículos nas principais vias de acesso ao município de Paulo Afonso).

No circuito da festa será montado ainda, pela Coordenadoria de Missões Especiais de Salvador, um sistema de videomonitoramento que permitirá que a PM acompanhe as ocorrências policiais registradas na festa em tempo real. (MIGUEL ANGELO DE SOUZA VELOSO - CAP PM)

500 novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Itapetinga/BA.

O município de Itapetinga, do centro-sul na Bahia, ganhou 500 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, que foram entregues na terça-feira (30). As moradias ficam localizadas no condomínio residencial 12 de Dezembro, com apartamentos de dois quartos distribuídos em 135 blocos, contado ainda com quiosque, parque infantil e campo de futebol. O projeto é uma realização entre o governo do Estado, a prefeitura local e a Caixa Econômica Federal.

Para a secretária estadual da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, que representou o governador Jaques Wagner na inauguração, a ação tem um significado fundamental na medida em que irá propiciar qualidade de vida e moradia digna para aquela população. "O município de Itapetinga já havia sido beneficiado com 50 unidades e, agora, ganhou mais 500. Foi um investimento de mais de R$ 20,4 milhões que gerou 500 empregos diretos e mais 1200 indiretos, na medida em que aqueceu a indústria da construção civil. É importante lembrar que a Bahia é o estado mais beneficiado pelo programa", salientou.

A secretária explicou que as famílias, que viviam de aluguel, deixarão de pagar um valor entre R$ 120 e R$ 150 por mês pra pagar uma prestação de apenas R$ 50. "E em 10 anos as habitações já serão delas. As famílias também podem se organizar, como há estímulo por parte do governo e do município, para que construam empreendimentos de geração de renda locais. Com o governo Wagner, a Bahia teve um número grande de habitação dentro do PAC 1 e, agora, está se organizando bem para receber o PAC 2".

O prefeito José Carlos Moura disse que a consolidação do projeto Minha Casa, Minha Vida "é um momento histórico para o município de Itapetinga, pois nunca na história da cidade um gestor proporcionou tanta moradia para famílias carentes de uma só vez". "É uma grande felicidade poder garantir às famílias de Itapetinga a certeza da casa própria", comemorou.

O Superintendente Regional da Caixa Econômica (CEF/BA), Luiz Antonio de Souza, destacou que este momento "é a materialização de um sonho não só para quem está recebendo a casa, mas para os profissionais que fazem parte desse projeto". "A Caixa participou desde o início do processo de implantação desse projeto, mas, hoje, todos nós estamos de parabéns e eu fico muito feliz em ver essa cidade crescendo", ressaltou. (Ascom/Casa Civil)

Piriguetes topam tudo por um abadá na Copa Vela.


São moças de família que já circulam pelas ruas da cidade em busca de comprar um abadá ou mesmo um vale-entrada para os camarotes da maior festa da cidade de Paulo Afonso/BA.

Enquanto a zorra na chega, elas perambulam pela cidade a espera da oferta certa.

Está chegando a hora do desespero.

Com a data da Copa Vela que é o carnaval fora de época, realizado na cidade de Paulo Afonso na Bahia, o desespero começa a tomar conta de muitos pais de família. É que alguns filhos fazem a maior chantagem emocional pêra conseguir comprar abadas e estar dentro dos camarotes e bloco na Avenida

Nada menos que R$ 100,00 (cem reais) será gasto por uma só pessoa que queira brincar os dias de Copa vela.

E tem pessoas que mesmo não podendo ter esse gasto são pressionados por seus filhos.

Monitoramento das obras da Via Expressa é discutido em reunião com ministro dos Transportes.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, participou de uma reunião na segunda-feira (29), em Salvador, com a secretária da Casa Civil do Governa da Bahia, Eva Maria Chiavon, para discutir o monitoramento das obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, investimento de R$ 381 milhões que tem por objetivo solucionar problemas de transporte de cargas destinas ao Porto de Salvador.

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Cícero Monteiro, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Elói Palma Filho, o superintendente do DNIT/BA, José Lúcio Machado, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), Milton Villas-Bôas, além de representantes do Ministério dos Transportes, da construtora OAS, da Conder e da Casa Civil/BA.

Na oportunidade, foram discutidas questões como andamento das obras, projetos, desapropriações, entre outras. O ministro disse que as obras já evoluíram muito e que "agora é preciso pensar todas as ações com antecedência para que tudo aconteça no tempo certo". (Assessoria de Imprensa da Casa Civil / BA)

Como foram gastos os 400 milhões?

Essa é pergunta mais ouvida no dia de ontem em Paulo Afonso/BA. É que o vereador Daniel Luiz do PSDB disse que já foi arrecadado mais ou menos esse valor pela prefeitura do município e ele quer saber onde foi aplicada essa dinheirama toda.

A pergunta foi feita e merece uma resposta urgente do prefeito Anilton Bastos para que não reste uma só duvida do que aconteceu.

Ainda segundo Daniel na semana que vem ele terá mais questionamentos a fazer ao prefeito. Sobre os 400 milhões e “outras coisas estranhas”.

Briga entre “amigos” está desgastando o Governo Dilma.

Base aliada usa todas as armas para atacar um ao outro.

Quando apareceram as primeiras notícias de que havia algo errado no Ministério dos Transportes, as primeiras informações eram de que os jornalistas estavam fazendo um jornalismo investigativo. E quem sobrou na história foi o PR – Partido da Republica, que administrava a maquina publica com indicações em quase todas as funções do órgão. Era a segunda baixa em menos de um ano da Presidenta Dilma Roussef.

Mas a retirada do controle partidário com o pedido de demissão do ministro Alfredo Nascimento expôs de um lado o pragmatismo da presidenta e do outro a briga entre as lideranças com bastante tempo de partido e os novos eleitos. Uma classe de políticos que cansou de esperar pelas nomeações dos seus apadrinhados, enquanto só “os mesmos” conseguiam emplacar os seus.

Diante da grande demora da presidenta Dilma nas nomeações dos indicados por essa nova classe política, que após um ano e oito meses ainda continua esperando o governo se decidir, começou a dar sinais de que estaria insatisfeita com as antigas lideranças. E começou a tramar pra retirar dos postos de decisões “os velhos” políticos.

Se bem analisadas, a não ser as denuncias do ministério dos transportes, todas as outras que se seguiram, parecem ter sido encomendas por alguém. As informações que aparassem quase que diariamente em jornais, revistas, internet, TV... Não trazem dados suficientes para derrubar qualquer ministro, mas fazem um belo estrago na imagem dos titulares e do governo.

E parece que essa nova classe política não está disposta a se calar. Para obter seus objetivos, os novos estão se juntando ao que há de mais podre na política nacional e faz acordo com velhas lideranças que não apoiaram a candidatura de Dilma à presidenta. Para verem seus apadrinhados nos cargos de ministérios, estatais e fundações os novos praticam a velha política do é dando que se recebe.

Ou a Presidenta Dilma faz as nomeações aos cargos feitas por cada partido político da base aliada ou ela vai continuar tendo problemas com denúncias vazadas a imprensa diariamente.

Tobby entrevista - Gretchen.

Repórter da veja tenta invadir apartamento de Zé Dirceu.

Depois de abandonar todos os critérios jornalísticos, a revista Veja, por meio de um de seus repórteres, também abriu mão da legalidade e, numa prática criminosa, tentou invadir o apartamento no qual costumeiramente me hospedo em um hotel de Brasília.

O ardil começou na tarde dessa quarta-feira (24/08), quando o jornalista Gustavo Nogueira Ribeiro, repórter da revista, se registrou na suíte 1607 do Hotel Nahoum, ao lado do quarto que tenho reservado. Alojado, sentiu-se à vontade para planejar seu próximo passo. Aproximou-se de uma camareira e, alegando estar hospedado no meu apartamento, simulou que havia perdido as chaves e pediu que a funcionária abrisse a porta.

O repórter não contava com a presteza da camareira, que não só resistiu às pressões como, imediatamente, informou à direção do hotel sobre a tentativa de invasão. Desmascarado, o infrator saiu às pressas do estabelecimento, sem fazer check out e dando calote na diária devida, ainda por cima. O hotel registrou a tentativa de violação de domicílio em boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial.

Você se acha melhor que todos os políticos?

Tem e-mails que recebemos que dá uma vontade danada de repassar, mesmo que seja em forma de “corrente”. O que é um saco!

Mas este eu quero compartilhar com vocês.

Tá Reclamando do Lula? Do Serra? Da Dilma? Do Arruda? Do Sarney? Do Collor? Do Renan? Do Palocci? Do Delubio? Da Roseanne Sarney? Dos políticos distritais de Brasília? Do Jucá? Do Kassab? Dos mais 300 picaretas do Congresso?

Você é como a maioria dos Brasileiros que reclama de todos os políticos?

Pois saiba que tem brasileiro que não político, mas é assim:


1. - Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

2. - Estaciona nas calçadas, muitas vezes debaixo de placas proibitivas.

3. - Suborna ou tenta subornar quando é pego cometendo infração.

4. - Troca voto por qualquer coisa: areia, cimento, tijolo, e até dentadura.

5. - Fala no celular enquanto dirige.

6. -Trafega pela direita nos acostamentos num congestionamento.

7. - Pára em filas duplas, triplas em frente às escolas.

8. - Viola a lei do silêncio.

9. - Dirige após consumir bebida alcoólica.

10. - Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

11. - Espalha mesas, churrasqueira nas calçadas.

12. - Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

13. - Faz "gato” de luz, de água e de TV a cabo.

14. - Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

15. - Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda para pagar menos imposto.

16.. - Muda a cor da pele para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

17. - Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10 pede nota fiscal de 20.

18. - Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes.

19. - Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

20. - Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

21. - Compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata.

22. - Substitui o catalisador do carro por um que só tem a casca.

23. - Diminui a idade do filho para que este passe por baixo da roleta do ônibus, sem pagar passagem.

24. - Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

25. - Freqüenta os caça-níqueis e faz uma fezinha no jogo de bicho.

26. - Leva das empresas onde trabalha, pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis..... como se isso não fosse roubo.

27. - Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

28. - Falsifica tudo, tudo mesmo... só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.

29. - Quando volta do exterior, nunca diz a verdade quando o fiscal aduaneiro pergunta o que traz na bagagem.

30. - Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E quer que os políticos sejam honestos...

Escandaliza- se com a farra das passagens aéreas...

Esses políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo ou não?
Brasileiro reclama de quê, afinal?

E é a mais pura verdade, isso que é o pior! Então sugiro adotarmos uma mudança de comportamento, começando por nós mesmos, onde for necessário!

Você que vive falando da necessidade deixar um planeta melhor para os seus filhos e esquece-se da urgência de deixar filhos melhores (educados, honestos, dignos, éticos, responsáveis) para o nosso planeta, através dos seus exemplos...

Você é um tremendo Cara de Pau?

Conferência de Cultura recebe poucos participantes.

O problema persiste quando o assunto é debater o futuro da cultura local.

Na noite de sexta-feira (25) o Centro de Cultura Lindinal Cabral foi aberto para receber os participantes da Conferência Municipal de Cultura que este ano se propõe levantar propostas e encaminhá-las a execução, seja a formação do Conselho de Cultura ou mesmo o Plano de Cultura. Ao menos é isso que Glória Lira, diretora de cultura da cidade afirmou esperar do encontro.

Os participantes esperar que as propostas agora saiam do papel, já que essa é a terceira vez que eles se reúnem para sugerir as ações para a área e pouco foi feito, no município, na região e pela secretaria de cultura do estado. Que antes tinha como objetivo a descentralização dos seus trabalhos, interiorizando a cultura, parece ter novamente se voltado para as manifestações da região metropolitana de Salvador. Deixando o interior, mais uma vez, carente das políticas publica do estado.

Durante a abertura a maior surpresa ficou por canta da participação dos representantes do seguimento do Candomblé. Foi a maior delegação presente. E durante a sua fala Charliton Tonny, Babalorixá do terreiro Ilê Axé Oju Obá Odé se disse satisfeito por estar participando pela primeira vez do debate da cultura pauloafonsina. “Nós temos uma cultura miscigenada”, disse ele. Que ao final do encontro deu uma benção aos participantes.

Faltaram aqueles que batem nas portas dos governos e empresas, sempre pedindo apoio para seus projetos. Estes falam muito, mas participam pouco e se negam a contribuir.

Meu filho, meu Papai...

Deu na Telha da Bahia.

Rodelas: Paula de Edite é pré-candidata a prefeito da cidade.

O jogo político começa a se desenhar no município de Rodelas na Bahia.

Depois que o Brasil elegeu uma mulher como presidente, muitas mulheres tomaram gosto Pela política. No congresso nacional, no senado, muitas estão espalhadas pelas câmaras de vereadores no território nacional e outras administrando cidades importantes. Talvez seja por esses motivos que Paula de Edite, assim ela é conhecida por seus amigos, tomou a decisão de colocar seu a nome a disposição dos eleitores de sua cidade natal, Rodelas no interior da Bahia.

Ainda jovem Paula foi morar na capital do estado. Ela foi acompanhando o pai Flordomar que estava com problemas de saúde. A jovem de tanto percorrer os hospitais buscando tratamento para o seu pai, tornou-se uma referência para os outros moradores da cidade que precisavam de ajuda em Salvador.

A mulher da saúde.

Comovida com o que via passar seus conterrâneos quando buscava assistência médica, ela começou a fazer o trabalho que deveria ser feito pela assistência social do município. Assim como muitos que de uma hora para outras viram os enfermeiros sem remuneração das cidades do interior.

Segundo seus amigos, Paula tem vindo constantemente ao município e continua fazendo o trabalho de assistência aos que ela procura.

Distante da política partidária durante esse tempo, ela agora se convenceu da importância da disputa eleitoral.

A candidatura

Seus amigos a convenceram da importância de ter seu nome colocado como pré-candidata. Ela não filiada a nenhum partido no momento. Mas garante que em alguns dias estará reunindo seu grupo para uma definição.

Rodelas sempre teve candidatos onde o nome da pessoa e da família sempre foram maior que o partido que representavam. E não será fácil para ela, novata nessa seara, arregimentar candidatos a vereadores que possam montar um palanque forte para enfrentar o atual prefeito Emanuel Rodrigues (PCdoB).

Um de seus amigos e já declarado eleitor, diz que “muitas pessoas e possíveis candidatos” caso Paula de Edite se torne mesmo candidata, retirariam suas postulações para se associarem ao novo projeto político para Rodelas.

Saúde e Educação são as suas prioridades para a campanha de 2012.

SAÍDA DE REUNIÃO DE PETISTAS.

Paulo Afonso: III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA.

Pela quarta vez a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia ira reunir em todos os territórios de identidade, pensadores, articulistas, artistas, e todos os que queiram discutir os caminhos que devem seguir a cultura baiana. Todas as propostas recolhidas vão ser apresentadas durante a IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista/BA.

A secretária de cultura informa que o encontro, além de ser um importante espaço de diálogo entre a sociedade civil e o poder público, servirá efetivamente como um local de construção.

Para chegar a isto , a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Paulo Afonso, através do seu Departamento de Cultura, está convidando aos interessados a participar da III Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá no dia 25 e 26 de agosto de 2011, nesta quinta-feira, às 19h. Na sexta-feira o reinício dos trabalhos será às 8h.

O evento acontecerá no Centro de Cultura Lindinalva Cabral.

É através da Conferência Municipal de Cultura que o município irá elaborar propostas estratégicas que nortearão as políticas públicas de cultura no município e no território.

FUNCEB lança Programa de Crítica Cultural.

Com intenção de contribuir para o desenvolvimento das artes produzidas na Bahia e da percepção analítica dos cidadãos do estado, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), lança o Programa de Crítica Cultural. A iniciativa, inserida na política de formação e qualificação de criadores, técnicos, produtores e pesquisadores da área, apresenta duas ações iniciais: o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica Cultural e o I Seminário Baiano de Crítica Cultural.

O Programa se justifica pela importância da crítica cultural para o fortalecimento da produção artística, o reconhecimento e a qualificação de profissionais da área e o progresso do posicionamento do público perante aquilo que as artes lhe proporcionam. Enquanto ferramenta que identifica os nexos entre a obra e as condições artísticas e sociais inerentes à mesma, a crítica e o seu autor têm papel reflexivo na intermediação entre a obra e aqueles que a apreciam. Assim, possibilitam um debate capaz de colaborar para a consolidação de um ambiente social propício ao acolhimento devido do setor da Cultura.

Matéria completa aqui.

COMO DÁ UM FORA NELA, DEPOIS DE LEVAR UM FORA DELA.

Um sujeito apaixonado por sua noiva foi fazer um curso em outro país, depois de alguns dias ele recebeu uma carta da moça pedindo que ele devolvesse a fotografia dela. Ele informará que tinha se apaixonado por outro homem. O garoto ficou arrasado, suas colegas de classe tentaram em vão consolá-lo. Até que de uma hora para outra ele teve uma idéia: pediu uma foto de cada uma delas e enviou-as a ex-noiva com o seguinte bilhete:

- DESCULPE, MAS NÃO ME LEMBRO QUAL É A SUA. PEGUE AÍ E DEVOLVA O RESTO.

(Autor desconhecido)

Microcrédito a juros de 8% ao ano.

Foi lançado hoje em Brasília mais um programa para ajudar a economia brasileira. O Crescer – Programa Nacional de Microcrédito tem como objetivo fornecer crédito a juros mais baixos para microempreendedores individuais e microempresas. Até o final de 2013, o governo espera atender a 3,4 milhões de clientes.

Com juros de 8% ao ano, segundo o governo, as taxas estão abaixo das taxas praticadas atualmente no Brasil. Atualmente chegam a 60% ao ano.

Dilma diz que não há lista de demissões no governo.

Podem ir tirando o cavalinho da chuva aqueles que já estavam comprando bebidas para comemorar e juntando dinheiro para pagar apostas, porque a presidenta Dilma avisou hoje, através do líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara, que não há novos nomes a serem degolados por enquanto.

A informação é que novas mudanças e trocas de ministros só durante a reforma política que ainda só vai acontecer no próximo ano ou se os partidos resolverem através de suas disputas internas, mudarem os nomes.

A presidenta como este movimento, joga a confusão armada nos ministérios com denuncias para todos os lados, no colo dos deputados e senadores de cada partido da base de sustentação. Assim ela não poderá ser cobrada por novas demissões e abaixa o clima de insegurança que vem reinando na esplanada dos ministérios em Brasília.

Ribeira do Pombal: Preso homem que tentou contra a vida de Jeandro - PT.

Erondino Macêdo Oliveira foi preso na madrugada desta quarta-feira(24) pela Polícia Civil de Ribeira do Pombal, após investigações que levaram a polícia a identificá-lo como o principal suspeito do homicídio tentando contra a pessoa de Francisco Jeandro, Secretário de Comunicação do PT de Pombal e principal redator do site Folha Pombalense no último sábado(20). Jeandro foi atacado com seis golpes de faca tipo peixeira.

Logo após o ataque, o site Folha Pombalense divulgou o fato e no mesmo texto que tratava do assunto, citou “É Importante esclarecer à população que o PT e a Folha Pombalense, vem publicando as decisões da justiça contra a administração municipal, sendo as mais recentes a condenação pela Justiça Federal de Paulo Afonso que obriga o prefeito José Lourenço Júnior, Zé Grilo, e assessores a devolver o montante de oito milhões de reais à Prefeitura e na ultima sexta-feira foi publicada notícia em que o Tribunal de Justiça da Bahia recebeu por unanimidade denúncia do Ministério Publico de mais uma ação penal contra o gestor.”

Leia matéria completa aqui.

III Conferência de Políticas para Mulheres será aberta hoje (24) em Lauro de Freitas.

Representando mais de 50% da população baiana, que hoje passa de 14 milhões de habitantes, a participação das mulheres no mercado de trabalho e na política tem crescido significativamente nos últimos tempos, conseguindo conquistar mais espaço e respeito na sociedade. É com o objetivo de discutir temas como este que será realizada entre os dias 24 e 26 de agosto a "III Conferência de Políticas para Mulheres", em Lauro de Freitas, Bahia, no auditório da Faculdade Unime.

Para a mesa de abertura, nesta quarta (24), às 18h, estão confirmadas as presenças da secretária estadual da Casa Civil, Eva Maria Chiavon; da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho; das secretárias estadual e municipal de Políticas para Mulheres, respectivamente Vera Lúcia da Cruz Barbosa e Mônica Elbachá Marnet; e da representante da sociedade civil Maria Soleneide Nascimento.

A secretária Eva Chiavon fará uma saudação às mulheres e apresentará dados e programas do Governo do Estado já implementados. A política para mulheres da Bahia desses últimos quatro anos foi focada em dois eixos: na promoção da autonomia por meio da criação e fortalecimento de espaços políticos de poder que possam pautar políticas públicas para a mulher e na estruturação e implantação de equipamentos públicos que dêem suporte à mulher vítima de violência.

Umas das iniciativas mais significativas do governo Jaques Wagner foram a criação da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher (2011) e a implantação de 18 Conselhos Municipais de Defesa dos Direitos da Mulher, sendo 34 no Estado da Bahia. (Assessoria de Imprensa da casa Cívil)

Emiliano figura na lista de pessoas mais influentes do Twitter.

O deputado federal Emiliano José (PT- BA) figura na lista de personalidades com maior influência, em Salvador, no Twitter. A relação é medida pelo número de seguidores do parlamentar na rede social. Único político a integrar esta lista, conhecida como Twitter Elite, Emiliano possui atualmente mais de quatro mil seguidores – usuários que acompanham as atualizações do perfil do deputado federal.

Desde 2009, o parlamentar faz parte do Twitter – ferramenta social que conecta pessoas de todo o mundo, através dos chamados usuários-seguidores. Mais de três mil mensagens foram postadas pelo deputado neste período. Notícias sobre o mandato, reuniões políticas, encontros e mensagens aos seguidores podem ser conferidos nas atualizações do perfil do deputado. Para acompanhar as atualizações do perfil, basta procurar por @emiliano_jose.

De acordo com Emiliano, a internet ampliou o acesso à informação no Brasil, como um fenômeno que atinge pessoas não só no país, mas em todo o mundo. “Há um crescimento do universo dos bloqueiros, das redes sociais [...] tudo é em tempo real, estamos no começo de uma nova era”, acrescenta.

O parlamentar defende ainda a criação de um marco civil que garanta o acesso a internet – hoje, considerada instrumento fundamental para o desenvolvimento da cidadania, da cultura, da educação e da própria participação política. Emiliano tem lutado, na Câmara, para derrubar o Projeto de Lei do deputado federal Eduardo Azeredo que prevê a vigilância de usuários na rede e o impedimento dos internautas de baixar músicas, por exemplo. Conhecido como AI-5 Digital, a proposta conta com um abaixo-assinado com mais de 163 mil assinaturas contra o projeto. Emiliano José é um dos integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara. (Assessoria de Comunicação do Deputado)

Dois anos sem você. Saudades de Tatiana.

Da Folha Sertaneja: É preciso fazer jornalismo com seriedade e verdade.

A publicação de matéria na capa do jornal Tribuna do Povo em sua edição Nº 1, mês de agosto de 2011 foca sua artilharia, sempre voltada contra a gestão do Prefeito Anilton Bastos Pereira, no site do seu diretor executivo, no Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Jânio Soares ao “sugerir” que houve superfaturamento na contratação das bandas que tocaram nos festejos juninos deste ano.

O proprietário do jornal ou seu diretor executivo manteve, nesta mídia impressa, o mesmo nome que tinha um programa mantido por ele na Rádio Betel FM que foi tirado do ar, segundo o diretor daquela emissora, Pastor João Neto de Barros porque “o procedimento do responsável pelo programa estava contrariando a legislação que rege as emissoras comunitárias, dirigindo a programação para ataques pessoais a cidadãos de Paulo Afonso e a fazer política partidária.”

Leia matéria completa aqui.

Vereadores da CMPA recepcionam e acompanham o governador Jaques Wagne.

Os vereadores da Câmara Municipal de Paulo Afonso estiveram na tarde de sexta – feira, 19 de agosto, no aeroporto recepcionando o governador Jaques Wagner e sua comitiva. Logo em seguida, todos se dirigiram para o Centro de Cultura Lindinalva Cabral para participar da solenidade de adesão do pacto pela educação. A cerimônia contou com a participação de 25 prefeitos da região que aderiram ao programa estadual “Todos pela Escola” que assegura alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade, extinguindo o analfabetismo escolar. Na ocasião, o governador também assinou a ordem de serviço para recuperação de rodovias.

Antes de chegar ao Lindinalva Cabral, onde era esperado por uma grande quantidade de pessoas, Jaques Vagner entregou a estrada recuperada do trecho de 32 quilômetros da BA-210 que liga o município de Paulo Afonso à barragem de Itaparica e dá acesso ao povoado de Quixaba, em Glória.

Estiveram presentes os deputados estaduais Mário Negromonte Júnior, Paulo Rangel, Fátima Nunes, Marcelo Nilo, Ubaldino, deputado federal Josias Gomes, os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, o Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Guido Zendron, o prefeito Anilton Bastos, prefeitos da região, militantes de partidos, imprensa e populares. (Assessoria de Comunicação da CMPA)

A irresponsabilidade da acusação.

Minha solidariedade a Jânio Soares.

Durante a semana eu fui muito cobrado para dar a minha opinião quanto a suposta denuncia feita no caso da contratação de bandas para os festejos juninos em Paulo Afonso/BA. O mais interessante é que as pessoas queriam que eu falasse o que elas queriam e não o que eu acho da situação. Confrontadas com os argumentos, todas elas perceberam que para se fazer uma denuncia contra quem quer que seja nós temos que ter responsabilidade. O que não aconteceu mais uma vez no caso da banda Garota Safada.

Especulado como escândalo, o pagamento feito, se não visto com cuidado, coloca o atual secretário de Turismo, Jânio Soares como se fosse um bandido. E isto não é a verdade! Falo isso porque a pessoa que agora acusa é a mesma que dava voz a cretinos quando os eventos eram tocados por mim no ano de 2006. Naquela época, como agora, faz-se uma acusação sem prova nenhuma, mostra-se a sociedade alguém como um bandido sem que se mostre uma só prova.

Não há o menor indicativo neste caso de que tenha havido um crime. Se o acusador tiver algo consistente que o mostre, caso não o tenha, já está na hora de se dar um basta nessa onda de enlamear o nome de pessoas sem qualquer critério. O crime quem está cometendo são essas pessoas e não quem está sendo acusado.

Foi na minha época em que se determinou que se pagasse o cachê da banda ou artista, acrescidos de impostos e despesas como hospedagem, translado (quando preciso), gastos com camarim e mais 10% a ser pago ao empresário local. Com a minha saída, os que entraram continuaram a prática e com o retorno de Jânio Soares novamente ao cargo que é responsável pelas contratações do município, eu soube que ele teria continuado com os mesmos cálculos.

Desde que conheci “Janinho”, em 1985 que posso dizer que ele é uma pessoa idônea e hoje continuo com a mesma opinião ao seu respeito.

A fila anda para o lado do DEM.


Paulo de Deus vai transferir titulo para ser candidato em Paulo Afonso/Ba

O ex-prefeito deve retornar ao domicilio eleitoral onde teve seu melhor desempenho político.

As informações são de que Paulo de Deus iria transferir seu domicilio eleitoral nesta sexta-feira (19), mas por conta de toda a movimentação feita com a vinda do governador Wagner a cidade, o pessoal que está à frente do projeto de candidatura dele para prefeito em 2012, achou melhor adiar o ato. O objetivo é que cada passo nessa articulação venha acompanhado de muita exposição na mídia.

A nova data ainda será marcada, mas o certo é que Paulo vai mesmo transferir seu domicilio eleitoral e deve se filiar nos próximos dias a um partido visando a sua candidatura a prefeito.

Caso se confirme todas as informações, Paulo Afonso/BA contará com 3 (três) candidatos já declarados ao cargo de Prefeito, são eles; Anilton Bastos, atual prefeito, Raimundo Caires , ex-prefeito e agora Paulo de Deus, temb;em ex-prefeito local.

Wagner foi duro ao cobrar responsabilidade social da Chesf.

Para que a empresa também esteja no projeto para o hospital Nair Alves de Souza.

O governador mostrou insatisfação com a direção da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco durante sua passagem por Paulo Afonso/BA. A empresa vem tentando repassar o hospital de sua propriedade na cidade, que beneficia toda a região com atendimentos na área da saúde, para que o governo do estado assuma toda a responsabilidade. Com isso a empresa estaria desobrigada de colocar recursos.

Anunciada durante a semana, a assinatura da criação de uma fundação foi abortada encima da hora pelo governador que deixou claro não estar satisfeito com a situação do hospital.

“Eu não vou aceitar mais que a Chesf que gera a maior parte de sua energia aqui em Paulo Afonso. E a Bahia é o estado que mais compra sai energia, não se responsabiliza por vários programas sociais na aqui e na Bahia”. Disse Wagner recebendo o apoio da platéia presente. Ele ainda convocou os senadores e a banda de deputados federais para cobrar no congresso a responsabilidade da empresa.

Conversa pra boi dormir.

Wagner mais uma vez em seus discursos diz que “aqueles que comeram sal e terra comigo podem ficar tranqüilos”. Ele mandou mais uma vez o recado aos seus aliados de primeira hora.

Parecia estar falando para os insatisfeitos com a chegada dos novos “companheiros” oriundos do DEM – Democratas.

Só não entendi a festa feita pelo pessoal do PP – Partido Progressista, quando ouviram as palavras do governador. Ou eles esqueceram que votaram e trabalharam contra a eleição de Wagner no primeiro mandato?

As palavras estavam mais direcionadas ao Partido dos Trabalhadores que na noite anterior se reuniu e deixou claro que ao quer ser coadjuvante nesse processo. O pessoal quer ser ouvido.

IFBA em Paulo Afonso homenageia Gilberto de Barros Pedrosa colocando seu nome na Biblioteca.


Ele era mais conhecido como “Gilberto da Universitária”.

Hoje (19) pela manhã o IFBA em Paulo Afonso fez uma homenagem justa a uma das pessoas que ajudaram a construir a cidade. Seja através de suas ações, seja através de seus filhos que construíram sua identidade cultural na sociedade pauloafonsina.

Ele chegou à cidade em 26 de fevereiro de 1972. Vindo Amaraji/PE. Empreendedor com a visão apurada, Gilberto veio gerenciar a Livraria universitária de propriedade de sua irmã Maria de Lurdes Pedrosa. Logo depois ele adquiriu a loja e tornou-se o proprietário.

Durante muito tempo, a Universitária, foi à referência na venda de livros didáticos e material escolar. Ela para lá que todo o inicio de ano as pessoas se encaminhavam, formando longas filas na calçada.

Estiveram presentes no IFBA para prestar a homenagem, o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, o presidente da Câmara de Vereadores, Regivaldo Coriolano, o Diretor do Colégio Sete de Setembro, Gilberto Oliveira, Dona Sônia e o Diretor do IFBA, Professor Arleno de Jesus, o responsável pelo tributo.

Gilbert Pedrosa, mais conhecido de todos como “Maninho”, esteve presente e usou da palavra para agradecer a todos que ali estavam naquele momento. Maninho, visivelmente emocionado falou em nome da família, especialmente a todos que fazem aquela instituição de ensino.

Não venda o seu voto. Denuncie quem tentar complá-lo.


Asfalto para todos os lados na cidade.

Um gênio. É como pode ser descrito a pessoa que teve a idéia de jogar asfalto no passeio da Avenida Apolônio Sales por onde muitas pessoas fazem caminhadas diariamente. Não pode haver outra classificação, já que estão fazendo um trabalho inútil.

Para quem conhece de perto toda a extensão da Avenida, sabe que era desnecessário o que estão fazendo lá. Em todo o percurso existente não havia mais que uns cinco locais onde as placas de cimento estavam precisando ser refeitas, mas o dito “gênio” achou melhor cobrir tudo com asfalto. Essa pessoa deve achar que dinheiro nasce em arvore ou não deve ter nenhum compromisso com os recursos do município. Só acreditando nisso.

E ele deveria saber que quanto mais asfalto é colocado na cidade, mas a temperatura local sobe, criando um efeito insuportável para as pessoas.

Wagner em Paulo Afonso/Ba hoje.

A disputa pelo melhor ângulo na foto junto ao governador deverá ser o lance mais cômico no dia de hoje (19) em Paulo Afonso na Bahia, quando o governador Jaques Wagner vai estar se encontrando com diversos prefeitos das regiões norte e nordeste do estado.

A peleja começa já na chegada no aeroporto da cidade. Prenuncia-se um alvoroço e gritos de pessoas chamadas especialmente para aplaudir e citar nomes de políticos da cidade em uma tentativa de mostrar ao governador, através da histeria, que é a liderança local com maior visibilidade junto à população. Mas ai é que está o problema, Wagner é escolarizado na arte de perceber o que é manipulação da massa.

Se você quer assistir de perto essa disputa, vá até ao aeroporto. A chegada do governador está marcada para as 14h.

Mudaram a data das seções na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso/BA.

Os vereadores aprovaram uma emenda modificativa para alcançar o objetivo.

Alguns deles reclamavam que durante a noite e na terça-feira a casa estava recebendo poucos populares para assistirem as seções legislativas.

Mas na verdade, o que eles buscaram foi ajustar a data, uma segunda-feira, a quem viaja muito e o horário para aqueles que tem outros trabalhos a desempenhar.

O povo? Certo o povo! Devem comparecer muito mais, já que as novas reuniões vão acontecer na parte da manhã. Eu quero ver é isso durar muito. É que, os pidões de sempre vão descobrir logo onde encontrar todos os vereadores juntos e vai se formar romarias na saída das seções

Aposto uma garrafinha de ki Suco de morango que essa mudança não vai durar muito tempo.

Greve na Chesf: Categoria paralisada em Recife/Pe.


Após horas de debates em frente da sede as empresa, trabalhadores decidem por paralisação.

Eram cinco horas da manhã quando os primeiros funcionários e membros do Sindicato dos eletricitários em Recife/PE chegaram à sede da Empresa Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco para fazer piquete na entrada de acesso dos trabalhadores. Esse era o primeiro indicativo de que o dia seria de luta e de decisões.

As pessoas iam chegando e sendo informadas de que não haveria expediente durante a manhã. Estava decidido que só na assembléia da categoria é que a decisão coletiva indicaria o que aconteceria.

Quando começou os discursos houve revezamento de pessoas se posicionando pela volta ao trabalho hoje, já que todos admitiam ser impossível o retorno na tarde de ontem e os mais radicais que pediam a paralisação dos trabalhos ate a quinta-feira (18/08), que é quando haverá nova assembléia para avaliar as negociações que estão sendo feitas.

Foi vencedora com 189 votos a proposta pela paralisação da categoria. Já os trabalhadores em Paulo Afonso/BA preferiram retornar ao trabalho e dar um crédito de confiança as negociações entre o Sindicato e a Diretoria da Chesf.

Anilton terá que nomear os aprovados no concuros público.

Este é o entendimento do STF - Superior Tribunal de Justiça.

A classificação em concurso público dentro do número de vagas ofertadas em edital dá ao candidato o direito à posse. O entendimento, que há anos vem sendo manifestado por tribunais de todo o País, acaba de ganhar o reforço do Supremo Tribunal Federal – órgão máximo do Poder Judiciário. Para os aprovados ou que aguardam uma oportunidade no setor público, a notícia significa mais uma garantia de que todo o esforço de preparação será recompensado. A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) estima que 80 mil aprovados em concursos serão beneficiados pelo precedente e nomeados em breve. A Associação Nacional de Apoio e Defesa aos Concurseiros (Andacon) também comemora a decisão. “É um marco, porque agora cabe até uma ação de reclamação ao Supremo se o candidato não for convocado”, afirma o presidente Luciano Oliveira. Para a Andacon, entretanto, há outras batalhas em curso. “Somos contra o cadastro de reserva e o número simbólico de vagas, é uma das maiores bandeiras da associação”. (A Tarde)

A crise e o vento sul. (Emiliano José)

É difícil mensurar as conseqüências da crise econômica que estamos vivendo. Será uma crise penosa, desagregadora, como diz a mestra Maria da Conceição Tavares, em entrevista recente ao portal Carta Maior. Uma crise mais próxima da aterradora depressão do final do século XIX, que durou de 1873 a 1918, do que do crack de 1929. É lição da professora ainda: a crise de 1929 encontrou liderança política à altura, como Roosevelt, que levou à frente o New Deal, que significou uma nova fase de desenvolvimento dos EUA.

Um Obama fraco, submetido aos republicanos e às sandices do Tea Party, não tem as mínimas condições de enfrentar a crise fora dos tresloucados parâmetros neoliberais. “Obama foi anulado pelo conservadorismo de bordel da direita norte-americana”, diz Maria da Conceição da Tavares, com propriedade.

Claro que se repete uma espécie de bordão sobre o fracasso das políticas neoliberais, o que hoje é mais do que evidente. No entanto, lamentavelmente, em todos os cantos onde a crise se apresenta mais gravemente, como nos EUA e na Europa, são eles, os neoliberais, que se encontram à frente dos destinos políticos de suas nações. E o remédio para a crise é mais do mesmo: corte de gastos públicos, ajuda aos bancos e a todos os grandes capitalistas que tenham sido atingidos pela turbulência, estímulo ao desemprego, privatização e aumento da carência dos serviços públicos. A população mais pobre e os trabalhadores são inevitável e gravemente afetados.

Artigo completo aqui.

O vereador Paulo Sérgio (PP) teve Habeas-Corpus negado pelo STF.


Ele está condenado a 13 anos de cadeia.

Acusado pela justiça de ser o chefe de uma suposta quadrilha que fraudava o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social, Paulo Sérgio foi preso pela policia federal na chamada operação "BeneVícios", que desarticulou o esquema de fraude que acontecia na cidade de Paulo Afonso/Ba e região.

Foram presas várias pessoas, mas após apuração da justiça, só continuam na cadeia Paulo Sérgio Barbosa dos Santos e Ivaldo Correia Leite. Além de continuar detido o vereador vai ter que pagar uma multa. O ministro Toffoli, do STF - Supremo Tribunal Federal negou o pedido de liminar em habeas-corpus.

Uma das justificativas seria a de que haveria a possibilidade de reiteração criminosa por parte de Paulo em organização criminosa. Estes foi um dos argumentos para a manutenção da custódia cautelar, “a fim de garantir a ordem pública" disse o ministro Tofolli.

Com a decisão, Paulo Sérgio continuará preso.

Wagner em Paulo Afonso dia 19 de agosto.

O deputado estadual Paulo Rangel o acompanhará na visita a cidade.

Já faz muito tempo que os políticos da região reclamam das condições da estrada BA 210 que liga Paulo Afonso a Juazeiro na Bahia. Ainda não será dessa vez que o governador ira anunciar toda a sua recuperação, mas Wagner vai fazer a entrega da recuperação do trecho Paulo Afonso à usina de Itaparica e o acesso a Quixaba, povoado do município de Glória. Isto acontecerá segundo informações da governadoria às 14h.

Depois Wagner vai assinar o termo de adesão pelo Pacto Pela Educação com municípios da região norte para atuarem como professores alfabetizadores do Pacto pela Educação – Todos pela Escola, programa que prevê a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, através de parceria com os municípios baianos.

Junto com o Governador estará presente o deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores Paulo Rangel. Ele é uma das pessoas que mais tem cobrado junto a Wagner melhorais para a região, que antes esquecida, agora com a sua participação direta, reivindicando ações para o desenvolvimento da região norte da Bahia.

173 mil inscritos no processo seletivo da Petrobras.

O processo seletivo da Petrobras, lançado em julho, teve um total de 173.686 candidatos inscritos. O concurso é destinado ao preenchimento de 590 vagas, distribuídas por todo o país, além de formação de cadastro reserva. Desse total, 442 são para os cargos de nível médio e 148 para nível superior. As inscrições para o concurso foram encerradas em 31 de julho. Veja o total de inscritos por vaga.

As provas objetivas para todos os cargos serão realizadas em 28/08. A partir do dia 24 de agosto, os candidatos poderão obter o cartão de confirmação de inscrição no site da Cesgranrio, instituição organizadora do processo seletivo.

O Plano de Negócios 2011 a 2015 da Petrobras prevê a política de ingressos sistemáticos de cerca de 14 mil novos empregados na companhia até 2015. Mais informações sobre o concurso em andamento podem ser consultadas no site da Petrobras. (BlogPetrobras)

Frente promoverá ato pela aprovação de projetos na área da cultura.

A Frente Parlamentar Mista da Cultura vai promover em 17 de agosto um ato no Congresso Nacional para pedir a votação de projetos de lei relacionados ao setor cultural.

Os integrantes da frente defendem a aprovação de quatro propostas, três delas prontas para serem votadas pelo Plenário da Câmara: a que institui o Vale Cultura (PL 5798/09), a que estabelece um gasto mínimo na área pelos governos municipais, estaduais e federal (PEC 324/01) e a que cria o Sistema Nacional de Cultura, com a definição de obrigações que prefeitos, governadores e o presidente da República terão com o desenvolvimento do setor (PEC 416/05).

O quarto projeto, que aguarda votação na Comissão de Finanças e Tributação, é o que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) e altera as regras de financiamento da área (PL 6722/10).

A coordenadora da Frente Parlamentar Mista da Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), afirma que a manifestação também tem o objetivo de pressionar o governo federal para atender a demandas da área, como a atualização da Lei do Direito Autoral (9.610/98) e a destinação de verbas orçamentárias.

Matéria completa aqui.

Fundação Cultural da Bahia intinerante.

Dirigentes da Fundação Cultural do Estado da Bahia circulam em seis macroterritórios baianos para discutir políticas para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Digital, Dança, Literatura, Música e Teatro.

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), reúne seus dirigentes para visitar cidades dos macroterritórios de identidade baianos, numa efetiva ação para levar a gestão estatal da Cultura para os municípios do interior. O projeto FUNCEB ITINERANTE realiza Encontros Setoriais para discutir as políticas públicas para as artes, promovendo um diálogo entre poder público e sociedade civil. A viagem se inicia em 24 de agosto e segue por onze dias, até o retorno a Salvador em 4 de setembro, passando por Alagoinhas (24/8), Senhor do Bonfim (26/8), Itaberaba (28/8), Barreiras (30/8), Vitória da Conquista (1/9) e Ilhéus (3/9).

A equipe que integra o FUNCEB ITINERANTE é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, os coordenadores de linguagens artísticas da FUNCEB, das áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Literatura, Música, Teatro e da assessoria de Artes Circenses, além de assessores técnicos e da Assessoria Especial para Juventude e Cultura Digital da SecultBA. Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público e acontecem das 8 às 18 horas, com intervalo de almoço entre meio-dia e 14 horas. Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno.

Matéria completa aqui.

Governador Wagner fala hoje para empreendedores de todo o país.

O governador Jaques Wagner participa hoje, às 19h30, no Hotel Pestana (Rio Vermelho), da abertura do 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Com o tema “Salto para o Futuro - Facilitando Caminhos”, o evento discutirá, até amanhã, as micro e pequenas empresas, ouvindo empresários, dirigentes de instituições financeiras e entidades governamentais.

O encontro reunirá mais de mil empreendedores do país. Na pauta estão assuntos como empreendedorismo, mediação e arbitragem, certificação digital e nota fiscal eletrônica. O evento também comemora os 200 anos da Associação Comercial da Bahia (ACB), a primeira entidade empresarial do país.

A CACB reúne mais de 2,4 milhões de sócios, abrigados em 2,3 mil associações comerciais do país que, por sua vez, estão sob o abrigo de 27 federações. (Secom/Ba)

STOCK CAR: CIRCUITO NO CAB COMEÇA A GANHAR FORMA.

Aos poucos o ambiente externo do Centro Administrativo da Bahia (CAB) vai se transformando no Circuito Ayrton Senna. Nos dias 3 e 4 de setembro, pelo terceiro ano consecutivo, Salvador sediará o GP Bahia de Stock Car, um dos principais eventos automobilísticos do país.

De acordo com Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar, empresa organizadora do evento, a montagem do circuito está bem adiantada. “Eu diria que o estágio atual é como se estivéssemos na semana da corrida”. Segundo ele, somente na fase preparatória do evento, são gerados mais de dois mil empregos diretos.

Pela segunda vez, o soteropolitano Rogério de Jesus Silva, 21 anos, trabalha como alinhador de defenser(barras de proteção). “É emocionante ver os carros passando perto. Trabalho aqui e em São Paulo, que são os dois circuitos de rua. Ainda tenho mais três anos pela frente”.

Um acordo firmado entre o Governo do Estado e a empresa organizadora prevê a realização da competição durante cinco temporadas na capital baiana. Este ano, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas prestigiem os dois dias do evento. Só as equipes participantes devem trazer cinco mil pessoas a Salvador, entre mecânicos, engenheiros, pilotos e familiares, devendo movimentar R$ 19 milhões.

Rede hoteleira.

“A Stock Car é um evento esportivo, turístico e econômico. Devemos registrar incremento de aproximadamente 20% na ocupação hoteleira, e os estabelecimentos próximos ao Centro Administrativo e Itapuã terão 100% de ocupação”, prevê o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Salvador e Litoral Norte, Silvio Pessoa.

Boa parte dos pilotos e familiares ficará hospedada no Catussaba, em Itapuã, à beira da praia. A gerente comercial dessa rede de hotéis, Socorro Alcoforado, comemora as reservas. “Para setembro, ter uma ocupação de 100% é um excelente negócio”.

Ingressos.

Os bilhetes de arquibancada estão disponíveis para os setores balança, rotatória e praça. Haverá também a área exclusiva destinada a pessoas com deficiência. As compras podem ser feitas na bilheteria oficial do evento, no piso L1 do Shopping Salvador, ou pela internet. (Secom/Ba)