Presença de vaqueiros na Festa do Bode é um sucesso.


Que premiou alguns deles na “Pega de Boi”.

Ontem sábado (12) aconteceu o segundo dia da 11ª Festa do Vaqueiro da cidade da Paulo Afonso na Bahia. Durante o dia aconteceu a “Pega de Boi” que é quando animais são soltos na caatinga e os vaqueiros saem a sua procura para capturá-los. Este é o momento mais importante para os aficionados pelo esporte.

A festa contou com a presença de vaqueiros das cidades de toda a região. E alguns deles retornavam com marcas de ferimentos em seus corpos. A proteção utilizada por esses homens destemidos é o gibão. Que não é só a proteção, ele também carrega uma simbologia muito forte. Para os vaqueiros com mais essência, é motivo de orgulho. A indumentária do vaqueiro é composta de guarda-peito, luvas, perneiras, alpercatas ou botinas, chapéu e gibão – o casacão de couro que também dá nome a todo o traje.

A noite foi encerrada com o show da banda Meninos do Agreste que fez um show tradicional para os amantes da vaquejada. A banda trouxe uma produção que encantou os presentes no local da festa do vaqueiro. A festa conta com patrocínio cultural da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Nenhum comentário: