No iG: Por Lula, Chico Buarque até torceu pelo Corinthians.

“Meu presidente Lula. Acredite que, domingo passado, cheguei a torcer um pouquinho pelo Corinthians, ao ver aquela bandeira em sua homenagem. Um abraço, com a velha amizade do Chico Buarque.” Ilustre torcedor do Fluminense, no domingo retrasado Chico deixou de lado a paixão pelo Tricolor das Laranjeiras, que disputa ponto a ponto com o Corinthians o título brasileiro, em nome da saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Tanto a faixa da Gaviões quanto a carta de Chico estão entre as milhares de mensagens de solidariedade recebidas por Lula desde que a doença foi diagnosticada, obtidas pelo iG. Segundo o Instituto Lula, foram quase três mil mensagens entre e-mails, telegramas, telefonemas, cartas e declarações públicas.

A maioria veio de pessoas anônimas, eleitoras ou não de Lula e do PT, sensibilizadas com a doença. Embora o ex-presidente esteja nas mãos de alguns dos médicos mais competentes do Brasil, alguns deles recorrem à sabedoria popular e sugerem “tratamentos alternativos” para o câncer à base de produtos heterodoxos como açafrão, graviola, bicarbonato de sódio e babosa, esta última com mais de uma indicação.

A lista de famosos que enviaram mensagens de melhoras a Lula inclui a atriz Fernanda Montenegro, a apresentadora Hebe Camargo, o cantor Neguinho da Beija Flor, o cineasta Sérgio Rezende (autor de filmes de teor político como “Lamarca” e “Zuzu Angel”). Dona Canô, a centenária mãe de Caetano Veloso e Maria Bethania, mandou um telegrama: “Estamos daqui pedindo a Nossa Senhora da Purificação seu pronto restabelecimento”.
Danilo Gentili, repórter do CQC que costuma fazer perguntas incômodas ao ex-presidente, mandou uma camisa do Corinthians.

O ex-presidente também recebeu muitas mensagens de apoio de políticos, vários da oposição. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), telefonou pessoalmente. Os deputados do PSOL Chico Alencar, Ivan Valente e Jean Willys enviaram um telegrama. “Desejamos pronta recuperação – e sabemos que a ciência médica, a fé e a boa energia dos milhões que você cativou produzirão isso, em breve tempo”.

A galeria de chefes de Estado é extensa. Cavaco Silva (Portugal), Bento XVI (Vaticano), Cristina Kirchner (Argentina), Fernando Lugo (Paraguai), Hugo Chávez (Venezuela), Juan Manuel Santos (Colômbia), José Mujica (Uruguai), Leonel Fernández (República Dominicana), Malam Bacai Sanhá (Guiné Bissau), Manmohan Singh (Índia), Nicolas Sarkozy (França), Ollanta Humala (Peru) e Raul Castro (Cuba).

A grande maioria, no entanto, é de fãs anônimos de Lula que, embora nunca tenham vivido a privacidade do ex-presidente, se referem a ele como se fosse um amigo próximo ou parente.

'Lulão'

Entre os termos usados para se referir a Lula estão: Lulão, Amado Lula, Mestre Inácio, Nordestino Arretado, Eterno Presidente, Mano Lula, Meu Guerreiro, Eterno Companheiro, Meu Presida e Tio Lula.
Um homem identificado apenas como Sílvio, enviou a seguinte mensagem: “Fala aeeeee Lula!!!! Comé que CE tá, meu chapa????? Faça logo esse pit-stop pra trocar os pneus e encher o tanque... ainda tem muita corrida pela frente e você é nosso melhor piloto. Nóis vai ganhá essa corrida!!!! Fácil, fácil!!! Abração super-hiper-mega-extra apertado!!! Eu te amo, meu chapa!!!”.

Alguns até fizeram promessas pela recuperação do ex-presidente. Em uma longa carta dirigida a Deus com o título “Um pedido direto por um homem que mudou a história do Brasil”, Dimas, de Paulo Afonso (Bahia), diz que “o Senhor deve estar muito chateado comigo e os motivos são dos mais variados, sei que não venho sendo um exemplo de pessoa”.

Na sequência Dimas faz um breve relato da história de Lula desde a infância até a presidência, chama os que comemoraram a doença de “filhos de corvos e de ratos” e pede a Deus pela saúde do ex-presidente antes de prometer “ser uma pessoa melhor para aqueles com quem eu tive, tenho ou venha a ter contato” caso o pedido seja atendido.

Segundo pessoas próximas, Lula lê algumas mensagens e se emociona. Assessores do Instituto Lula disseram que o ex-presidente tem sido preservado das mensagens maldosas que circulam na internet, principalmente aquelas pedindo que ele faça o tratamento no SUS. (Do Portal iG)

Nenhum comentário: