Fórmula 1 através das ondas do Rádio.

Foi dessa maneira que eu tive os primeiros contatos com as corridas de fórmula 1. Meu pai tinha um rádio da marca Motorola de cor preto e a alça dele era banhada em “prata”. Eu me apossava dele e ficava durante boa parte do dia na porta de casa ouvindo a rádio Globo AM do Rio de Janeiro. Ouvia a programação e me imaginava naqueles locais que eram narrados pelos locutores e foi através dela que comecei a ouvir as primeiras corridas de carros. Era impressionante como aquela pessoa conseguia narrar os carros correndo em alta velocidade. E eu encantado com aquilo, ficava horas ouvindo tudo, ate o final, quando era anunciado o vencedor.

Foi nesta época que ouvi o nome de Emerson Fittipaldi pela primeira vez. Era um orgulho imenso saber que um brasileiro como eu, assim era o meu pensamento, conseguia pilotar um carro em tão alta velocidade. Se ele podia fazer isso, eu também conseguiria. Assim era o meu pensamento, mas a vida me mostrou que nem tudo o que se sonha se torna realidade.

Passaram os anos e fui ter acesso a televisão em preto e branco, mas ainda tive que esperar alguns anos para poder ver na telinha aqueles maravilhosos carros e pela primeira vez ouvir e ver um piloto brasileiro. Era o Nelson Piquet que aparecia nos anos 80 (oitenta).

Vi a promessa Rubens Barrichello, chegar, encantar e ficar preso a um contrato que engessou a sua carreira. Isso só para estar na equipe mais tradicional da categoria. Assiste a chegada de Felipe Massa para o lugar de Rubens. Está acontecendo com ele a mesma historio do seu antecessor. E sua carreira periga virar só mais uma foto na parede. O filho de Nelson Piquet... Desse é melhor nem falar. Foi uma vergonha nacional sua rápida passagem pela categoria.

Mas o Brasil teve ele Airton Senna. Campeão por três vezes, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Considerado por muitos ate hoje como sendo o melhor piloto da categoria em todos os tempos. Mesmo que outro já tenha conseguido bater os seus recordes. Senna não é só uma foto na parede das lembranças, ele continua presente mesmo depois de tantos anos após a sua partida.

A formula 1 das ondas do rádio não volta mais, mas bem que poderiam fazê-la retornar aos seus bons tempos de competição entre os pilotos. Atualmente a maquina é quem define os campeonatos e os pilotos são peças decorativas. Bastar ter muito dinheiro para montar a melhor equipe e o melhor carro e sair ganhando corridas. Na verdade, está ffaltando emoção na formula 1.

Nenhum comentário: