Artigo: Investir no turismo regional é a melhor saída. Dimas Roque.

Durante muito tempo os governos federal, estaduais e municipais das cidades que tem como uma de suas atividades econômicas o Turismo, venderam a idéia de que deveriam investir em propagandas para a captação de turistas nos grandes centros. Eles sempre acharam que a vida desse publico seria bom para a imagem do produto que tentavam vender. Na verdade isso é um erro quando se tem como prioridade investir fora da localidade como a atividade primaria.

É aconselhável que se invista recursos primeiramente na própria população local. E isso serve para qualquer esfera.

Uma localidade não terá sucesso na atração de publico se a sua população não estiver inserida, não usar seus atrativos e se eles não estiverem bem cuidados. Alguns preferem pensar que trazendo turistas de localidades distantes irão conseguir oxigenar a economia. Isto é uma mentira. Os governos gastam milhões tentando atrair turistas, que na maioria das vezes ficam por poucos dias e não gastam o suficiente para suprir os gastos que foram feitos na divulgação do atrativo.

Investir no próprio país, nas cidades dentro do seu estado e nos vizinhos e nas cidades com atrativos e nas que as circundam, é o melhor caminho para se ter presença de turistas em maior número e com uma boa economia dos recursos públicos.

Imaginemos uma festa de São João no interior da Bahia. Seus gastos com as atrações que irão se apresentar durante a festa e que na maioria são do próprio estado ou de estados vizinhos, é vultoso. Mas que na maioria das vezes não são conhecidas do público do Sudeste e do Sul. O investimento principal em propaganda deve ser feito junto à população da localidade e das cidades vizinhas. Porque não é tentando gastando somas altas que farão com que milhares de pessoas se desloquem de suas cidades em direção a outra. Basta um simples olhar na multidão para perceber que os turistas não passarão de 10% do total presente em qualquer festa.

Investir na localidade e no Maximo na vizinhança é o melhor caminho para a atração de turistas a preso compatível com a economia do país, dos estados e dos interiores do Brasil.

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