Projeto Lixo é Energia - UFAL/Sertão.

Os alunos das Engenharias Civil e Produção, Universidade Federal de Alagoas, Campus Sertão, em atendimento à disciplina Seminário Integrador II, desenvolveram o projeto LIXO É ENERGIA, aproveitando o lixo orgânico para produção de energia a gás metano (biogás), com vistas à implantação de um sistema biodigestor no aterro sanitário de Delmiro Gouveia-AL.

Este projeto tem como objetivo transformar em fonte de energia o que existe em abundância e representa um transtorno para a sociedade consumista: o lixo orgânico.

Como resultado das ações desenvolveram um protótipo de biodigestor caseiro onde a principal fonte de biomassa foi a mistura dos resíduos orgânicos, água e esterco bovino encontrados tanto em ambiente rural quanto urbano, prático e fácil de usar em tarefas comum do dia-a-dia, a exemplo do aquecimento de água e cozimento de alimentos.

Detectaram que embora a quantidade de gás produzido num curto espaço de tempo (3 semanas) tenha sido pequena, concluíram que há possibilidade real de, utilizando esta metodologia, produzir o biogás em volumes relativamente maiores.

Acompanhe o projeto em: http://www.lixoehenergia.blogspot.com

Nenhum comentário: