Emiliano defende publicações da UNESCO sobre comunicação no Brasil.

"O inovador, na visão da UNESCO, é a ideia de que não há possibilidade de se garantir a liberdade de expressão sem que haja uma regulação da mídia", ressaltou o deputado


Em discurso na Câmara Federal, nesta quarta (13), o deputado Emiliano José (PT-BA) destacou um conjunto de três publicações lançado pela UNESCO, no dia 17 de março, voltadas para a análise da comunicação no Brasil. "É uma atitude mais analítica e bastante ativa. Diria que o eixo da análise da UNESCO poderia ser sintetizado na ideia de que o direito à informação só é garantido quando há uma mídia plural, diversificada e independente", ressaltou.


O deputado acha curioso que no Brasil, face à monopolização da mídia por algumas poucas famílias, quando se fala em marco regulatório, levantam-se vozes anunciando que a censura pode voltar. "O inovador, na visão da UNESCO, é a ideia de que há uma impossibilidade de se garantir a liberdade de expressão sem que haja uma regulação da mídia".


Emiliano concluiu: "Creio que os estudos da UNESCO podem servir à discussão sobre a democratização da comunicação no Brasil; servir à ampliação das vozes no mundo da comunicação; servir à constituição de um sólido setor público de comunicação; servir à ampliação das rádios comunitárias, à ampliação das televisões comunitárias. Nós não podemos continuar submetidos a um pensamento único da mídia hegemônica. Por isso, quero registrar a minha alegria com esses trabalhos. E dizer que felizmente a ONU, via UNESCO, entrou nesse debate".

Nenhum comentário: