Atualizada: Blecaute no sistema Chesf começou na usina de Itaparica/Pe.

Problema teria sido uma cartela eletrônica.

A linha de transmissão Charles II que liga Sobradinho e Petrolândia em Pernambuco sofreu nesta madrugada sobre carga do sistema de distribuição levando a um efeito cascata e deixando o Nordeste sem energia durante boa parte da madrugada desta sexta-feira (04). A queda total ocorreu porque há uma proteção para que o prejuízo técnico não seja ainda maior nestes casos. Tudo atualmente é eletrônico e teria sido uma cartela utilizada no sistema digital que levou a queda total.

Como tudo no setor elétrico é interligado, em Paulo Afonso na Bahia onde está concentrado atualmente todos os esforços para detectar o que realmente aconteceu, houve a queima de uma barra em um dos TC's - Transformadores de Corrente de uma das subestações. Há informações ainda não confirmadas oficialmente de que o gerador teria pegado fogo.

Os técnicos e engenheiros da empresa Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, foram chamados as pressas para solucionar o problema. A primeira usina a entrar em atividade na madrugada foi a de Xingó na divida dos estados de Sergipe e Alagoas.

Nenhum comentário: