Cerimônia de posse de Luiza Bairros tem a presença de Jaques Wagner

Depois de participar da transmissão de cargo do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na manhã desta segunda-feira (3), em Brasília, o governador Jaques Wagner prestigiou, na tarde de hoje (3), a cerimônia da ministra Luiza Bairros, que vai gerir a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. A solenidade de transmissão de cargo feita pelo ministro Eloi Ferreira de Araujo, atual titular da pasta, a Luiza Bairros foi realizada no Salão Negro do Ministério da Justiça.

A ministra também fez parte do governo da Bahia, atuando na Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi), no período de 2008 até 2010. A nova ministra da Igualdade Racial está entre as nove mulheres que vão compor o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff.

Luiza Bairros está radicada na Bahia desde 1979, para onde se mudou depois de conhecer o Movimento Negro Unificado do estado. Foi na Bahia que a socióloga deu início a sua trajetória de luta em defesa das questões negras no Brasil.

Em seu currículo, destaca-se, ainda, a atuação no Programa das Nações Unidas de Combate ao Racismo Institucional (2003), assim como o trabalho realizado, entre 2003 e 2005, no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) voltado para a pré-implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional nos Estados de Pernambuco e Bahia, entre várias outras atividades.

Siga o Blog no Twitter.

Um comentário:

Agnaldo Neiva disse...

Parabéns pela matéria. Luiza tem uma trajetória de militância reconhecida por todos os setores do movimento negro e com certeza terá condições de realizar um trablho que certamente irá proporcionar impactos na vida de milhões de negros e negras deste país.