Emiliano é premiado por prestar serviços em defesa dos Direitos Humanos.

O jornalista, professor e escritor Emiliano José recebeu na quarta-feira (1º) o 'Prêmio J.J. Calmon de Passos', outorgado pelo Ministério Público baiano a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade na defesa dos Direitos Humanos. A homenagem foi realizada durante a abertura da Semana do Ministério Público 2010. O evento acontece até o dia 3 de dezembro, no Fiesta Convention Center, com o tema "Desafios e oportunidades do Ministério Público na atualidade".

Ao receber o prêmio, Emiliano ressaltou que, para falar de direitos humanos, é preciso voltar ao passado. "Já se passaram 21 anos de uma ditadura que matou, sequestrou, produziu cicatrizes profundas na alma do povo brasileiro. Minha luta se iniciou ali, quando lutávamos pela democracia, pelo fim da ditadura. Muitos dos nossos ficaram para trás. Divido este prêmio com todos esses companheiros. A luta pelos direitos humanos não pára, temos que persistir nela. Porque mesmo num estado democrático há violação dos direitos humanos".

O homenageado disse ainda ser "uma alegria os tempos que vivemos no Brasil". "É muita felicidade ver uma mulher como presidente do Brasil, que foi torturada, que lutou contra a ditadura. É um fato inédito, assim como foi a vitória de Lula em 2002, o primeiro presidente operário. Isso mostra o quanto que significou a nossa luta".

MAIS HOMENAGENS

Outras personalidades foram premiadas com a "Medalha do Mérito do Ministério Público", em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade na defesa da cidadania: o médico e ex-governador da Bahia Roberto Figueira Santos, o músico Luiz Caldas e a servidora do MP Rose Mary Folly.

Também foram homenageados alguns dos ex-procuradores gerais de Justiça do MP da Bahia, além do atual, Wellington César Lima e Silva. Os outros nomes foram: Marcelo Ferreira Duarte Guimarães (1963-1964), Manuel José Pereira da Silva (1966-1967), Carlos Alberto Dultra Cintra (1991-1993), Fernando Steiger Tourinho de Sá (1994-1997/1993-2002) e Maria Marta Karaoglan Martins Abreu (1998).

COMPONENTES DA MESA

Estiveram presentes à mesa do evento o procurador-geral de Justiça da Bahia, Wellington Lima e Silva; o procurador-geral da República, Roberto Monteiro Gurgel; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Telma Brito; o procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz, representando o governador Jaques Wagner; o ex-governador da Bahia Waldir Pires; a presidente do Tribunal de Contas do Estado, Ridalva Corrêa de Melo; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco de Souza Netto; o procurador-geral da Assembleia Legislativa da Bahia, Graciliano Bonfim, representado o deputado Marcelo Nilo; a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira; o procurador-geral do Município, Pedro Guerra, representando o prefeito João Henrique; o diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FESMIP), Cristiano Chaves de Farias; o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público, Márcio José Cordeiro Fahel; o presidente da Associação do MP da Bahia (AMPEB), Jânio Peregrino Braga, o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil/Seção Bahia, Ney Viana Costa, representando o presidente Saul Quadros; o procurador de Justiça Militar, Samuel Pereira; a procuradora da República Nara Soares Dantas, representando o procurador-chefe, Danilo Pinheiro Dias; e a procuradora-chefe substituta do Trabalho da 5ª Região, Adélia Maria Marelin.

APRESENTAÇÕES MÚSICAIS

O evento foi iniciado com a apresentação da orquestra do Projeto Estrelas Musicais, formado por crianças e adolescentes de baixa renda da comunidade de Santa Cruz de Amaralina. No final, os participantes prestigiaram a exibição do Coral do Ministério Público, MP em Canto.

NOVA SEDE DO MP

No dia 3, às 16h, será inaugurada a nova sede do Ministério Público no CAB pelo procurador-geral de Justiça Wellington César e pelo governador Jaques Wagner, com a participação dos membros e servidores do Ministério Público e de diversos convidados. A nova sede do MP fica situada ao lado do Tribunal de Justiça.

Veja as fotos em www.emilianojose.com.br

Nenhum comentário: