Intransigência gera Intransigência.

A forma agressiva como se posicionou a jovem Mayara sobre os nordestinos logo após a vitória de Dilma Rousseff não é algo solitário como se viu depois nos sites de relacionamentos na internet. Depois de incitar a violência contra os nordestinos, inclusive pedindo que fossem jogados ao rio, em um claro pedido de que fossem praticados crimes, deixou a grande maioria das pessoas que viram e leram indignadas. O que parecia ser uma atuação isolada da garota, com o passar das horas e nos dias seguintes virou um “grande problema nacional”.

O Ministério Público estadual de Pernambuco entrou na briga e fez um pedido ao do estado de São Paulo, onde reside a garota, para que ela seja processada por crime de xenofobia e incitação ao crime. Muito antes de ela perder o emprego no escritório de advocacia em que trabalhava.

Mas uma coisa não pode acontecer com essa garota, o linchamento público que vem ocorrendo se tornou desproporcional ao crime por ela cometido. E olha que eu poderia estar fazendo eco nas palavras também ditas contra ela e todos os outros que praticaram crimes cibernéticos, isso porque também sou nordestino e me senti agredido pelas palavras escritas por ela. Só que assim como peço a punição ao ato praticado, não posso achar correto que uma garota que cometeu um erro possa ter sua vida profissional e social destruída da forma que vem sendo. Temos que ter bom censo nesta história toda. Temos que ser grandes ao ponto de perdoá-la e deixar que seja feito a justiça. Não podemos cometer o mesmo crime e apedrejá-la com palavras com estamos fazendo.

A intransigência não pode ser combatida com intransigência pública. O nordeste assim como o sudeste, local da moradia de Mayara Petroso, fazem parte de um mesmo território e somos um só povo com todos os problemas que uma sociedade tem. Temos é que nos unirmos para, juntos, ajudarmos a nova presidenta nas suas ações e a internet pode servir para isto. Crie grupos de discursos com seus amigos e debate as áreas de seu interesse e encaminhe as propostas ao futuro governo. Pode ter a certeza de que todos nós os brasileiros, irmanados, conseguiremos conviver sem agressões mútuas.

Um comentário:

Leandro disse...

Você tem toda a razão, passado o terror dessa campanha temos que relaxar e voltarmos ao normal, sem esse clima de guerra, há muitas pessoas imaturas, e que precisam ser educadas. Não vamos cultivar ainda mais a raiva nessa menina. Que ela tenha sucesso e se arrependa do que fez. Nós continuamos na luta esperando adeptos para construir um Brasil melhor.
Parabéns pela forma humana com que escreveu.
Leandro Martinho (da_malta)