1985 O ANO DA REVOLUÇÃO EM PAULO AFONSO/BA.

Naquele ano um bocado de jovens que militavam no movimento estudantil da cidade resolveram mudar a história do interior da Bahia. Eles já vinham de uma campanha memorável e que chamou a atenção de toda a população local. Tinham feito um abaixo-assinado onde solicitavam ao governo do estado que a EMBASA – Empresa Baiana de Água e Saneamento construísse uma estação de tratamento da água que era consumida pelos moradores.

Naqueles dias de 85 a água que chegava às residências não tinha nenhum tratamento, ela vinha direto do rio para o consumo, passando apenas pela caixa d’água que ainda hoje existe, mas que não havia nenhum tratamento. No bairro centenário, algumas pessoas chegaram a denunciar que encontravam cabelos saindo da tubulação. Assim também acontecia no então acampamento da Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Percebendo que não bastava só fazer manifestações públicas e campanhas para pressionar por soluções, alguns daquele grupo resolveram lançar um candidato a prefeito da cidade. Seria a primeira vez que haveria eleições diretas na cidade.

Uma reunião foi marcada naquela noite. A estratégia era simples, apresentar o nome do camarada Zé Ivaldo a convenção do PMDB que estava para acontecer. Apareceu um casal e mais outra pessoa (não me lembro os nomes), Eu, Zé Ivaldo, Zé Ivandro e Nivaldo Lopes estávamos lá. O encontro aconteceu em uma sala da garagem da casa de Dona Ivete. E foi neste dia que foi lançada a candidatura de Zé Ivaldo a prefeito de Paulo Afonso. Em primeiro de janeiro de 1986 ele tomava posse como prefeito eleito e é o responsável por ter conseguido que a Chesf viesse a pagar os Royalties ao município, quando todo o PDS/PFL/DEM da época era contra esse pagamento.

Os garotos hoje são pais de família e ainda acreditam em uma sociedade justa!

Um comentário:

VithaMulher disse...

Zé Ivaldo também foi o primeiro prefeito (no PT) a realizar concurso público na prefeitura de Paulo Afonso. Coisa que a turma do DEM não valoriza.