Waldir Pires tem chapa: Wagner, Lídice e Walter Pinheiro senadores e Emiliano José para deputado federal.

Waldir Pires é um cidadão exemplar. Como ele gosta de dizer, embora esteja no outono da vida, não se omite da participação política do alto de seus 80 anos. Disputou a pré-candidatura ao Senado com Walter Pinheiro e perdeu. Salvou, assim, o que de mais precioso o Partido dos Trabalhadores tem: a democracia interna. Como um militante íntegro, imediatamente anunciou o apoio a Wagner governador da Bahia, Lídice e Walter Pinheiro senadores. Desnecessário reafirmar o seu apoio a Dilma Roussef.

Ouvi outro dia o ex-deputado federal Emiliano José (PT-BA) na Rádio Cruzeiro (AM 590), ao radialista Moisés Bisesti, dizer alto e bom som:

“Todos sabem que eu acompanhei e defendi o nome do ex-governador Waldir Pires para nos representar no Senado. No PT é assim. A gente disputa, discute, decide e após a decisão nós estamos com quem o partido escolheu. Eu considero Walter Pinheiro uma figura extraordinária, nos representa muito bem na chapa”.

Segundo Emiliano José, a decisão não provoca nenhum tipo de fissura no Partido dos Trabalhadores.

“Iludem-se os que de fora imaginem que há algum tipo de fissura. Waldir estará firmemente no palanque ao lado de Pinheiro, Lídice da Mata, Jaques Wagner e Dilma Rousseff. Assim como todos os que apoiaram Waldir. Estaremos firmes ao lado da chapa que agora disputará ao Senado”.

Emiliano esclareceu ainda que Waldir não se aposentou “de maneira alguma” e nem acabou para a vida política. “Muito pelo contrário. Nós saudamos esta decisão do PT como mais uma demonstração do nosso esforço democrático, da nossa vida democrática, da nossa capacidade de debate e de decisão. Está decidido e nós estaremos juntos como sempre estivemos”, ressaltou.

Acho Emiliano José um político elegante. Isso é raro. Fiquei aqui pensando por que cargas d’água ele estava reafirmando a continuidade da ação política de Waldir Pires. Todos que acompanharam de perto a trajetória política de Waldir Pires sabem que ele é um ser político, somente vai abandonar a ação política ao morrer. Assim mesmo nos restará sua memória e seu exemplo de estadista.

Só então me dei conta que o jornalista Samuel Celestino, do jornal A Tarde, vem sugerindo que Waldir Pires se candidate a deputado federal. A sugestão é de boa fé. Entretanto, em diversas ocasiões, ouvi Waldir Pires defender em plenárias a candidatura de Emiliano José a deputado federal.

Eu e Alberto Dourado, entre outros, sugeríamos que Emiliano voltasse a ser deputado estadual, para fortalecer o apoio parlamentar ao segundo governo Wagner. Foi Waldir Pires que virou a mesa e levou o coletivo de Emiliano a apoiar a candidatura à Câmara Federal. E nem se falava em Waldir senador.

Portanto, Waldir Pires já tem candidato a deputado federal. É Emiliano José. Para homens como Waldir Pires, política não é carreirismo.

Por Oldack Miranda.

Nenhum comentário: