Oposição tenta impedir avanços na cultura, afirma Emiliano.

“É impressionante que, a cada passo do Governo Lula, a oposição coloca algum tipo de obstáculo. Aparece, às vezes, um obstáculo aparentemente democrático, que visa, no fundo, a impedir o avanço na direção do povo. É isso que, neste momento, está fazendo a Oposição”. A afirmação foi feita na Câmara Federal (dia 14/10), pelo deputado Emiliano José (PT-BA), em resposta aos parlamentares que se posicionaram contra o projeto do Vale-Cultura.
Para Emiliano, o Governo Lula está desenvolvendo extraordinária agenda de valorização da cultura. O deputado citou alguns exemplos: o Plano Nacional de Cultura está em andamento; a PEC nº 150 estabelece 2% do orçamento para a cultura; a PEC nº 236 coloca a cultura como direito social; a PEC nº 416 estabelece o Sistema Nacional de Cultura; e, agora, o Vale-Cultura garante e democratiza o acesso à cultura e estimula essa economia.

“Estamos dando extraordinário passo para garantir aos trabalhadores brasileiros a fruição da cultura, dos valores e da criação cultural. Se observamos que há impressionante exclusão da população às práticas, ao consumo e ao direito cultural, temos de assegurar a aprovação desse programa”, disse.
Emiliano apresentou alguns dados alarmantes: apenas 14% da população brasileira vai regularmente aos cinemas; 96% não frequenta museus; 93% nunca foi a uma exposição de arte; 78% nunca assistiu a um espetáculo de dança; 90% dos municípios do País não possuem cinemas, teatros, museus ou centros culturais.
“Por isso está certo o projeto do Governo ao assegurar que os trabalhadores brasileiros consigam fruir o que há de produção cultural no País e, de outro lado, estimular a economia da cultura com esse projeto”, afirmou.

Segundo ele, as pessoas que estavam na marginalidade na área da cultura, com esse projeto, “poderão vir à luz, desenvolver-se e, além disso, propiciar ao povo brasileiro espetáculos de qualidade como jamais, até hoje, grande parcela da população teve oportunidade de usufruir”.

Nenhum comentário: