Três deputados, Aleluia entre eles, clonam idéias de lobistas em emendas do pré-sal.

Três deputados federais de oposição, um deles José Carlos Aleluia, DEM da Bahia, apresentaram separadamente emendas aos projetos do pré-sal que, além de coincidirem com os interesses das grandes empresas do setor petrolífero, têm redação idêntica. As informações constam da reportagem de Ranier Bragon, Fernanda Odilla e Valdo Cruz, na edição impressa da Folha desta sexta-feira, cuja íntegra foi disponibilizada para assinantes do UOL e do jornal.
Além do baiano Aleluia, as propostas foram apresentadas pelos deputados Eduardo Gomes (PSDB-TO) e Eduardo Sciarra (DEM-PR). Segundo a Folha, as emendas “clonadas” eram parte de versões preliminares preparadas por petrolíferas e repassadas aos deputados por consultores e representantes de empresas (lobistas). Entre as modificações em relação ao projeto do governo está a de que a Petrobras não seja a operadora exclusiva dos campos.
Segundo Folha Online, “o IBP (Instituto Brasileiro de Petróleo), que reúne as principais empresas do setor, confirmou que procurou em Brasília lideranças de oito partidos, entre quarta e ontem, mas negou a autoria das emendas ‘clonadas’, embora o teor coincida com o que o setor defende”, diz a reportagem. No último dia 8, o presidente do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo), João Carlos de Luca, afirmou que a exploração dos reservatórios pós-sal localizados nas regiões sujeitas à nova regulação proposta pelo governo para o pré-sal pode ser prejudicada.
Para ele, assinala a Folha, a Petrobras, que será operadora única dos blocos, poderia não ter interesse em explorar um poço com capacidade menor diante de possibilidades mais rentáveis no pré-sal. “O (petróleo do) pré-sal não é definido no projeto. O que é definido é a área do pré-sal”, disse De Luca durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.
Da Folha OnLine.

Nenhum comentário: