Lula diz que eleições em 2010 não terão "trogloditas da direita".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira que é "fantástico" que, "pela primeira vez", não haverá candidatos direitistas nas eleições presidenciais de 2010. Em discurso na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lula considerou que "não há melhor conquista" democrática do que contar apenas com candidatos presidenciais procedentes do espectro de partidos políticos de esquerda. Segundo o presidente, em outras eleições havia um candidato de centro-esquerda ou esquerda contra "os trogloditas da direita".

Lula disse que a situação "começou a melhorar" nas eleições de 1994 e 1998 que ele disputou e perdeu para Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, quando o nível da campanha foi "elevado".
No pleito de 2002, quando Lula superou nas urnas o governador de São Paulo, José Serra, também do PSDB, o nível da disputa "continuou" igual, mas houve um "retrocesso" quatro anos mais tarde, quando se reelegeu vencendo Geraldo Alckmin (PSDB).

Para 2010, segundo Lula, quatro ou cinco políticos disputarão a Presidência, todos eles com origem na esquerda, o que considerou como "inédito" e "fantástico".
Mais na Folha.

Nenhum comentário: