“FAT-Motofrete” foi autorizado pelo Codefat Editoria.

Por Dentro da Assohonda
Data de Publicação: 28/05/09
Motociclistas que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, agora terão linha de crédito em condições especiais.
O Codefat – Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – autorizou ontem, 27 de maio de 2009, a abertura de linha de crédito de R$ 100 milhões para a compra de motocicletas por trabalhadores que utilizam o seu veículo como ferramenta de trabalho, a exemplo dos motofretistas.

O recurso sairá do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador - para o financiamento de motocicletas novas de até 150 cilindradas, no valor máximo de R$ 8.500,00, com itens de segurança regulamentado pelo CONTRAN.

De acordo com o Ministério do Trabalho, podem ter acesso à linha "FAT-Motofrete" pessoas físicas autorizadas, trabalhadores autônomos inscritos no INSS ou classificados como motociclistas no transporte de pequenos valores.

O financiamento terá três taxas de juros, de acordo com os prazos: 24, 36 e 48 meses. A taxa efetiva final máxima chegará a 6% ao ano para 24 meses; 12% ao ano em 36 meses e 18% ao ano em 48 meses.

"Essas são taxas máximas. Isso significa que ainda tentaremos junto aos agentes operadores – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil - uma diminuição do valor. ", informou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Segundo Rodrigo Carlos da Silva, um dos diretores do Sindimotosp, o Ministério do Trabalho, a Caixa e este Sindicato agora passarão a atuar na segunda etapa deste projeto, que é a definição dos parâmetros para a utilização do recurso. “A expectativa do prazo para o início dos financiamentos é até 15 de julho de 2009”, declara o diretor.

“A aprovação do Fat-Motofrete é prova de que o esforço conjunto de entidades, como a Assohonda, Abraciclo, Fenabrave e, principalmente, o Sindimotosp, possibilita a conquista de bons resultados”, ressalta Antonio Figueiredo Netto, diretor presidente da Assohonda.

Nenhum comentário: