ESTA IMAGEM É FALSA

A ficha que a Folha de São Paulo publicou como se fosse verdadeira não passa de um arquivo produzido em algum programa de manipulação de imagens. Para provar o que digo, estão aqui alguns dos pontos divergentes dentro da própria imagem;


As marcas do topo são idênticas. Direita e esquerda. Refletem como se fosse um espelho. Já as que ficam em baixo divergem das do topo. Se o documento estava dobrado isto não poderia ocorrer - marcas divergentes.

Como parece o documento estava dobrado. Aqui as marcas da parte superior direita e esquerda, novamente são idênticas, mas diferem da marca da parte inferior. Não há a menor possibilidade de isto ter ocorrido. Deveriam ter a mesma marca.

A marca que aparece neste local não tem igual na parte superior. Como poderia ocorrer isto se os papeis estavam juntos?

Outra marca que deve ser levada em conta é o furo que está projetado no centro da imagem. Da forma que se apresenta só tendo sido feito em um programa de manipulação de imagens como o Corel ou FotoShop.
A imagem é FALSA!

Um comentário:

José Antonio Rocha disse...

Bem observado! Um leitor do Luiz Nassif também levantou a bola:

# 25/04/2009 - 11:49 Enviado por: Cláudio
Nassif, repare com essa imagem maior, repare que foi feita digitalmente!!! Pra mim que sou Designer, fica muito claro. Link:
http://mznnews.files.wordpress.com/2009/01/mzn-ficha-dilma-deops.jpg

Mais pistas: as fontes tipográficas digitais do documento são MS Sans Serif (as pretinhas) e Courier News, as vermelhas (esta, cuidadosamente manipulada para deslocar algumas letras e parecer máquina de escrever).

A impressão digital é claramente fotoxopada.

Além destes detalhes grosseiramente fraudados, as linhas retas são muito retas e perfeitas para um documento escaneado. À direita, há um borrão no fundo, parecendo que um brasão foi apagado.

A simples visão do documento permite verificar isso, seja nesta boa resolução que o leitor mandou, seja na reprodução P&B que circula em sites direitistas.

A ficha não é falsa porque não existe formulário de papel verdadeiros a ser falsificado. É simplesmente uma FRAUDE DA INTERNET. Isto salta aos olhos.

Ou o DEOPS tinha computadores gráficos com Windows. Isto não está descartado.

A Folha de São Paulo deve desculpas por suas desculpas pondo em dúvida a não-fraude deste documento.