O que vem a ser Territórios da Cidadania


A idéia dos Territórios da Cidadania surgiu das reivindicações de movimentos sociais e apoiado diretamente pelo Presidente Lula, que hoje, o considera o irmão gêmeo do PAC. Com o diferencial que os Territórios preveem o avanço social das populações pobres e historicamente excluídas nas cidades mais rurais do país.
O Programa Territórios da Cidadania chega em 2009 com 120 territórios implantados. É um programa de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais voltado às regiões do país que mais precisam (menor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano). Tem como objetivo levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Ele foi criado para que haja mais integração das políticas públicas com foco na redução das desigualdades sociais e regionais.
O Território Itaparica conta com uma população de 284.511 habitantes, dos quais 104.725 vivem na área rural. O Território Itaparica tem 13.702 agricultores familiares, 2.005 famílias assentadas, 1.093 famílias de pescadores, sete comunidades quilombolas e 12 áreas indígenas.


Por Lúcia Reinaldo e Lúcio Flávio.

Nenhum comentário: