SOCORRAM O SAMU DE PAULO AFONSO

O Samu/192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa do Governo Federal que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Bom ao menos foi para isto que ele foi criado. Aqui em Paulo Afonso este serviço já foi elogiado pela população local, mas o que parecia impossível de se ver agora começa a se propagar pela cidade, a incompetência das pessoas que estão realizando a tarefa de socorrer as pessoas que necessitam dos préstimos deste serviço.

Em janeiro deste ano o atual prefeito demitiu toda a equipe técnica do SAMU. Todos tinham passado por treinamento especializado e foram aprovados, mas nada disso foi suficiente para que eles permanecessem desempenhando suas habilidades e salvando vidas. Demitidos sumariamente, essas pessoas foram colocadas na rua. Agora o que se vê conduzindo as ambulâncias e desempenhando o trabalho precariamente são pessoas despreparadas para a tarefa.

Será que vai ser necessário que alguma pessoa que precise dos serviços destas unidades de socorro venha a ter seu estado agravado para que se possa tomar alguma providência? Será que o ministério público, que foi bastante atuante no Governo passado não está vendo isto tudo acontecer? Quando tomará alguma posição quanto ao caso?

Está semana de Carnaval. No país, já que aqui não houve. Ocorreu um acidente e foi preciso que se chamasse o SAMU. Chegou a policia, chegou à guarda municipal, a população se aglomerava ao redor da pessoa estendida no chão, ligação para o telefone da central onde ficam as ambulâncias e nada de atenderem. Passaram 10 minutos de tentativas. Policiais ligavam, pessoas da população ligavam e já se passaram 30 minutos e nada de atendimento. O rapaz no chão molhado da chuva se contorcendo de dor e nada de atenderem ao telefone. Houve quem perguntasse “será que mudaram até o número do telefone do SAMU?”. Quando já não tinham mais esperanças e sem poderem tocar na pessoa acidentada, eis que por milagre alguém atende e é informado da situação. Um bom tempo ainda se passa e lá vem a ambulância do SAMU. Lembram quando eu falei lá em cima “o que parecia impossível de se ver agora começa a se propagar pela cidade,”? Pois é, não é que a unidade de socorro foi recebida por vais da população que lá se encontrava! E não se pode dizer que foi orquestrado pela oposição já que não se vê ninguém nas fotos que se possa identificar como sendo um ato político.

As fotos falam mais do que qualquer palavra e é bom que o ministério público tome conhecimento o mais rápido possível da situação antes que algo mais grave possa ocorrer com alguém. Dois dos atendentes se quer estavam usando luvas. Todos estavam sem a farda. Não acredito que estas roupas sejam apropriadas para atendimento de socorristas.

A pessoa foi levada ao hospital e não se sabe que tenha ocorrido um transtorno maior por causa do atendimento. E que Deus nos ajude de nunca precisar dos serviços do SAMU em Paulo Afonso, mas se não tiver como fugir dessa situação, o melhor é rezar.