ELES DEFENDEM OS MESMOS

Porque as ações da Secretaria de Cultura do Estado estão sendo tão criticadas? Algumas pessoas, poucas delas, que conseguem obter espaço na mídia para expor seus pontos de vistas. Quase sempre se opondo a política de Descentralização da Cultua. Alegam que “não é verdade que o Governo está investindo” tanto quanto eles falam. Mas vejamos algumas coisas que para quem tem um pouco de sensibilidade e não quer partidarizar o assunto fica fácil de entender. 1º a descentralização democratizou o acesso ao dinheiro do estado. Agora sabemos para onde e para quem está indo. Está tudo publicado no site www.cultura.ba.gov.br. Tem edital para quase todas as manifestações da cultura existente na Bahia. 2º Só agora foi possível se ter representantes dos territórios de cultura. Essas pessoas ingressaram também, através de edital publico. Serão elas a dar dinamismo em todos os cantos do estado. Será o elo entre o poder e o povo. Basta que saibamos nos utilizar destes meios que nos estão sendo oferecidos. E 4º Foi até criada uma superintendência para a Cultura Afro. Algo que se fazia necessário. Mas a chiadeira é grande e amplificada por meios de comunicação. Antes era restrita aos que detinham as verbas nos governos passados. Produtores que, mas do que terem projetos tinha amigos que abriam as torneiras dos dutos que irrigavam suas contas. Essas pessoas, moradoras da capital, não enxergavam o interior como produtores de cultura. Acho que nem percebiam que a Bahia é algo mais que Salvador. Para eles, “a casa caiu”.

Depois de um pequeno período de silêncio, estamos vendo as criticas novamente surgirem na mídia. E quem está por trás desta orquestração? Os amigos daqueles que não aceitam descer do salto. Temos na boca de cena o escritor João Ubaldo. Baiano de nascimento e carioca por opção. Desde a posse do atual Governador Jaques Wagner é visível à animosidade que ele demonstra para com o governante. Ele se tornou figurinha carimbada nas reclamações. Quase sempre deselegantes. O chororó dele não tem alvo. Tornou-se expert em todos os assuntos que precise de alguém para destilar veneno contra qualquer pessoa no Governo. Mas recentemente o ex-governador do PFL/DEM Paulo Souto, fez coro com os amigos e criticou diretamente o Secretário Meirelles. O danado disso é que ele teve a oportunidade de fazer o que agora critica e não fez. O Pelourinho era uma cachoeira a consumir dinheiro público, sempre com os mesmos produtores. Já os artistas que se dispunham a rezar na cartilha do malvadeza eram sempre presenteados com "ajudas" da Empresa Baiana de Alimentos – Ebal, através de patrocínios que estão sendo investigados. Hoje a Bahiatursa não é mais a mãe dessas “oportunidades” nefastas, que tanto mal fez aos cofres públicos. Então já está na hora dessas pessoas, ou compram a ficha e participam do jogo ou deixem o Márcio trabalhar.

Se há algo que se possa ser elogiado em primeiro lugar neste governo é a descentralização da Cultura na Bahia. Querer barrar isto que ai está é crime e como praticantes, estes senhores deveriam ser enquadrados por quem faz verdadeiramente a Bahia acontecer.

Se posso contribuir com algo para que a secretaria tenha um melhor desempenho, se é possível isto. Está na hora de ser criada uma diretoria/superintendência do Interior. Assim como foi criada a que cuida de preservar e divulgar melhor a cultura negra. O interior precisa de vozes que possam estar mais ligadas com suas carências e diretamente ligado ao gabinete do secretário. Os formadores ajudam mais não são a solução se não tiverem poder de resolver as demandas existentes não serviram.

Nenhum comentário: