O CONCURSO PÚBLICO



Concurso público é um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos concorrentes a um cargo efetivo de uma entidade governamental no caso aqui em Paulo Afonso a Prefeitura Municipal. Apesar do processo geralmente ser preparado por empresas especializadas, à responsabilidade da avaliação dos serviços cabe às áreas de Recursos Humanos legalmente designadas. O corre que surgiram na cidade murmúrios de que poderia estar havendo direcionamento do mesmo para que pessoas pudessem ser beneficiadas. O que deve fazer então um prefeito quando fica sabendo que estas ilações colocam sua administração em xeque? Qualquer um que queira preservar a sua história política e este foi o caso de Raimundo Caires, suspenderia o concurso. Alguns podem até dizer e o estão fazendo por incapacidade mental de raciocínio e por disputa política que “o prefeito errou”. Eu digo que ele acertou quando tomou esta decisão. A própria nota que foi publicada no site da Prefeitura esclarece o fato e informa que outra empresa será contratada via licitação para dar encaminhamento ao concurso. Ora, se havia alguma duvida da lisura do processo o Prefeito mostrou com o seu ato que não compactua com desvios de conduta de quem quer que seja em sua administração. E mais que a empresa a ser agora contratada poderá ser qualquer uma que não tenha vínculos com quem quer que seja.
Geralmente os concursos são exigidos para avaliar a competência dos candidatos relativos ao cargo pelo qual estão concorrendo e também para evitar que políticos ocupando cargos eletivos usem de sua influência para fornecer empregos públicos a parentes e conhecidos, desrespeitando assim os princípios da igualdade e da isonomia.
Não consigo agora entender o burburinho que se está sendo feito para desqualificar o concurso público. Parece-me que estas vozes são as mesmas que durante muito tempo não tiveram a coragem que o Prefeito Raimundo Caires está tendo de realizar concursos para todos os níveis profissionais. São estes os que antes apadrinhavam incompetentes no município. Vagabundos de carteirinha que nunca eram encontrados no seu local de trabalho.
O concurso público é uma opção muito popular, devido à grande estabilidade de carreira proporcionada e aos altos salários que estão sendo oferecidos, muitas vezes sem exigência de experiência de trabalho prévio. Aos que dedicarem um pouco mais de tempo de suas vidas para estudarem os assuntos que irão estar nas provas meus votos de que obtenham sucesso.
Para que não reste nenhuma duvida quanto à lisura do concurso e do Prefeito Municipal digo: - Só os que buscam estar à frente do seu tempo têm a coragem que teve Raimundo.
E para não ficar só na defesa do ato praticado pelo administrador lhe peço que seja incluído no próximo concurso a função de Turismologo. Não é compreensível que tendo uma faculdade na cidade com turmas já formadas, tenham sido preteridos estes profissionais. A economia do turismo movimenta boa parte dos tributos arrecadados pelo município, nada mais justo do que ter pessoas que possam contribuir mais com o desenvolvimento da localidade.

Dimas Roque
Cidadão Pauloafonsino.
Paulo Afonso 07 de novembro de 2007

Nenhum comentário: